ESTREIA / PREMIERE
Companhia de Dança de Almada |Portugal|
27 SET SEP
21h 9PM
Teatro Municipal Joaquim Benite – Sala Principal
Celebrando-se os 100 anos da morte de um dos escritores mais enigmáticos e influentes do século XX, Franz Kafka, a coreógrafa São Castro alia o corpo em movimento e o seu potencial expressivo à narrativa visceral deste autor. Labirintos burocráticos, o trágico e grotesco, o absurdo da existência, o valor da arte e a relação do artista com o seu público, são componentes do desnorteamento a que Kafka leva os seus personagens e enceta as suas histórias, em obras icónicas como “A Metamorfose”, “O Processo” ou o conto “O Artista da Fome”.
O título “The process of burning in reverse” é uma metáfora para o incumprimento do último desejo de Kafka – que Max Brod queimasse todos os seus manuscritos após a sua morte. Contrariando a vontade do autor, o seu amigo e confidente optou por preservar os escritos e desenhos, assegurando o impacto da obra de Kafka e perpetuando algumas das obras mais relevantes da literatura do século XX.
Celebrating 100 years since the death of one of the most enigmatic and influential writers of the 20th century, Franz Kafka, choreographer São Castro combines the body in movement and its expressive potential with this author’s visceral narrative. Bureaucratic labyrinths, the tragic and grotesque, the absurdity of existence, the value of art and the artist’s relationship with his audience, are components of the bewilderment to which Kafka leads his characters and sets out his stories, in iconic works such as “The Metamorphosis “, “The Process” or the short story “The Hunger Artist”.
The title “The Process of Burning in Reverse” is a metaphor for the fulfillment of Kafka’s last wish – that Max Brod would burn all his manuscripts after his death. Contrary to the author’s wishes, his trusting friend chose to preserve the writings and drawings, guaranteeing the impact of Kafka’s work and perpetuating some of the most relevant works of 20th century literature.
Conceção e Coreografia / Concept and Choreography
São Castro
Interpretação / Performance
Bruno Duarte, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Mariana Romão, Raquel Tavares, Vítor Afonso
Música / Music
Michal Jacaszek, Stefan Wesolowski, William Basinski, Rimbaud, Park Woojae, Woodkid & Nils Frahm, excertos sonoros do filme/
sound clips from the film “The Trial” de/by Orson Welles
Sonoplastia / Sound design
São Castro
Figurinos / Costumes
Nuno Nogueira
Desenho de Luz / Light Design
São Castro e Hugo Franco – Stageplot
Direção de Ensaios / Rehearsal Direction
Maria João Lopes
Assistência à Conceção dos Figurinos / Costumes Design Assistance
Ana Alves
Apoio à Cenografia / Support for Scenography
SO.MA
Apoio / Support
INFO & BILHETES / TICKETS
Duração total da sessão / Total duration
Aprox. 60’
Classificação etária / Ages
> 6
Preço / Price
12€ – normal
7€ – para jovens, seniores e grupos / for youth, senior citizens and groups
Informações / Information
+351 212 583 175 | exterior.producao@cdanca-almada.pt
Bilhetes e reservas / Tickets and reservations
+351 212 739 360 | bilheteira@ctalmada.pt
São Castro & Companhia de Dança de Almada
São Castro iniciou a sua formação em dança no Balleteatro Escola Profissional de Dança e de Teatro do Porto. É licenciada em Dança pela ESD – Escola Superior de Dança, IPL. Foi bailarina no Balleteatro, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. Trabalhou com vários coreógrafos, dos quais destaca, Isabel Barros, Rui Lopes Graça, Benvindo Fonseca, Vasco Wellenkamp, Paulo Ribeiro, Hofesh Shechter / Instável, Olga Roriz, Clara Andermatt, Tânia Carvalho, Luís Marrafa, entre outros. Iniciou- se na coreografia em 2009, e desde 2011, desenvolve uma colaboração artística com o coreógrafo e bailarino António M Cabrita. Em 2015, os dois foram distinguidos com o Prémio Autores – Melhor Coreografia, pela Sociedade Portuguesa de Autores. Algumas das suas peças têm sido consideradas pela imprensa nacional como um dos melhores espetáculos de Dança do ano. Foi distinguida pelo Instituto Politécnico de Lisboa com a Medalha de Prata de Valor e Distinção (2016). Em 2017 São Castro e António M Cabrita criaram “Dido e Eneias” para a Companhia Nacional de Bailado. Em 2019, foi convidada pelo Théâtre de la Mezzanine (França), para assumir a direção coreográfica, em cocriação com António M Cabrita, da ópera “ Orphée et Eurydice”, dirigida e encenada por Dennis Chabroullet. De janeiro de 2017 a dezembro de 2021, São Castro foi, juntamente com António M Cabrita, diretora artística da Companhia Paulo Ribeiro. Desde 2019, assume a curadoria do evento “A cidade dança”, no seguimento de um convite da Câmara Municipal de São João da Madeira, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Dança. Atualmente frequenta o Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na ESD, IPL.
A Companhia de Dança de Almada desenvolve a sua atividade essencialmente nas áreas da criação artística, formação em dança e programação cultural. Fundada por Maria Franco, iniciou a sua atividade em 1990. Desde então, produziu mais de uma centena de peças de coreógrafos nacionais e internacionais, que apresentou no país e no estrangeiro. Desde 1992, organiza o festival anual “Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival”, promovendo o intercâmbio entre criadores e bailarinos portugueses e a comunidade internacional. Em 1998 fundou a Ca.DA Escola, cuja atividade de ensino artístico especializado de Dança desenvolve de forma continuada.
São Castro began her dance training at Balleteatro Escola Profissional de Dança e de Teatro in Oporto. She has a degree in Dance from ESD – Escola Superior de Dança. She was a dancer at Balleteatro, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo and Ballet Gulbenkian. She worked with several choreographers, including Isabel Barros, Rui Lopes Graça, Benvindo Fonseca, Vasco Wellenkamp, Paulo Ribeiro, Hofesh Shechter / Instável, Olga Roriz, Clara Andermatt, Tânia Carvalho, Luís Marrafa, among others. She started choreographing in 2009, and since 2011, she has developed an artistic collaboration with choreographer and dancer António M Cabrita. In 2015, the two were distinguished with the Authors Award – Best Choreography, by the Portuguese Society of Authors. Some of their pieces have been considered by the national press as some of the best dance creations of the year. She was distinguished by the Polytechnic Institute of Lisbon with the Silver Medal of Value and Distinction (2016). In 2017 São Castro and António M Cabrita created “Dido and Eneias” for Companhia Nacional de Bailado. In 2019, she was invited by the Théâtre de la Mezzanine (France), to take on the choreographic direction, in co-creation with António M Cabrita, of the opera “Orphée et Eurydice”, directed and staged by Dennis Chabroullet. From January 2017 to December 2021, São Castro was, together with António M Cabrita, artistic director of Companhia Paulo Ribeiro. Since 2019, São Castro curates the event “A Cidade Dança”, following an invitation from São João da Madeira City Council. Currently attending the Masters in Choreographic Creation and Professional Practices at ESD.
Almada Dance Company- Ca.DA develops its activity essentially in the areas of artistic creation, dance training and cultural programming. Founded and directed by Maria Franco, it began its activity in 1990. Since then, it has produced more than a hundred pieces by national and international choreographers, which have been presented in the country and abroad. Since 1992, it organises the annual festival “Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival”, promoting exchange between Portuguese creators and dancers and the international community. In 1998 Ca.DA Escola was founded, whose specialised artistic teaching activity in Dance is carried out on an ongoing basis.