
ⓒ Beatriz Casillas
TÉCNICAS CONTEMPORÂNEAS DE MOVIMENTO NO DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO: A EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE DA EXTREMADURA / CONTEMPORARY MOVEMENT TECHNIQUES IN ARTISTIC DEVELOPMENT: THE EXPERIENCE DEVELOPED IN THE EXTREMADURA COMMUNITY
Por / By: Elena López de Haro / Experiencia Danza – Dança Contemporânea na Extremadura |ESPANHA / SPAIN|
E / And: Ana Macara / INET-md |PORTUGAL|
2 OUT OCT
15H00-18H00 3:00PM-6:00PM
Faculdade de Motricidade Humana – Ed. Esteiros
Nesta apresentação pretendemos apresentar os resultados do nosso trabalho na comunidade da Extremadura, em Espanha. Concretamente, o trabalho que temos desenvolvido no âmbito da Associação Experiencia Danza com jovens e adultos, tanto em termos de formação como de espetáculos, com base no conhecimento e prática de técnicas de movimento contemporâneas ligadas ao contacto improvisação, desenvolvendo novas linguagens para um amplo leque de utilizadores em termos de idade, formação, expectativas, etc. Estas (dança contemporânea, improvisação de contacto, release, dança-teatro, vídeo-dança…) tornam-se ferramentas que complementam a formação integral do praticante em qualquer fase da vida e ajudam a compreender melhor o mundo da dança na atualidade, aproximando-o de um público mais vasto.
A segunda parte desta sessão consistirá numa prática, em que se oferece um convite à participação, em várias etapas, começando por relaxar, ter a experiência do corpo físico, sensível, destilando nessa experiência cada um dos aspetos interessantes que o jogo do contacto oferece, a comunicação com o outro através de caminhos sensoriais, a gravidade e o peso, o impulso, o desequilíbrio e a queda, o fluxo e a circularidade, movendo e sendo movido, até desembocar em danças energéticas ou subtilmente delicadas, mas com presença e honestidade. A dança surge quando existe uma escuta constante do corpo e da mente em movimento. O nosso desafio será fazer aflorar essas capacidades de consciência corporal que facilitam a comunicação com o outro, que nos mostram o espaço e a nós mesmos a partir de caminhos sensoriais, e que ampliam a nossa liberdade na tomada de decisões. Na metodologia, aspetos como a relação indivíduo/grupo, a observação sem julgamento, ser testemunha e dar apoio, a reflexão e oferecer feedback terão uma presença importante. Também procuraremos criar um ambiente de aprendizagem que seja a essência da performance e, assim, unificar a dança e a ação de observar.
Website: https://experienciadanza.com
In this presentation we intend to present the results of our work in the community of Extremadura, Spain. Specifically, the work we have been developing within the Asociación Experiencia Danza with young people and adults, both in terms of training and performances, based on the knowledge and practice of contemporary movement techniques linked to contact improvisation, developing new languages for a wide range of users in terms of age, training, expectations, etc. These (contemporary dance, contact improvisation, release, dance theatre, video dance…) become tools that complement the integral training of the practitioner at any stage of life and help to better understand the world of dance today, bringing it closer to a wider audience.
The second part of this session will consist of a practical exercise, in which you are invited to participate in several stages, beginning with relaxation, experiencing the physical, sensitive body, distilling from this experience each of the interesting aspects that playing with contact offers, communication with others through sensory pathways, gravity and weight, impulse, imbalance and falling, flow and circularity, moving and being moved, until it leads to energetic or subtly delicate dances, but with presence and honesty. Dance arises when there is constant listening to the body and mind in motion. Our challenge will be to bring out those capacities of body awareness that facilitate communication with others, that show us space and ourselves through sensory pathways, and that expand our freedom in decision-making. In the methodology, aspects such as the individual/group relationship, non-judgmental observation, witnessing and supporting, reflection and offering feedback will have an important presence. We will also seek to create a learning environment that is the essence of performance and thus unify dance and the act of observing.
Website: https://experienciadanza.com
INFO & BILHETES / TICKETS
Duração total / Total duration
Aprox. 180’
Destinatários / Aimed to
Professores, académicos, profissionais e estudantes de dança / Professors, academics, dance professionals and students
Preço / Price
Participação gratuita (mediante inscrição e sujeita à lotação do espaço)
Free admission (subject to registration and limited to space capacity)
Informações e inscrições / Information and registration
+351 212 583 175 | exterior.producao@cdanca-almada.pt
Notas / Notes
Este seminário é organizado em parceria com o Polo FMH do INET-md. / This seminar is organised in partnership with Polo FMH do INET-md.
A sessão decorrerá em Português e Espanhol / The session will be held in Portuguese and Spanish
Elena López de Haro
Natural de Badajoz, desde jovem esteve muito envolvida com o conhecimento e a prática do desporto e do movimento expressivo, evoluindo mais tarde para a Dança Contemporânea e outras linguagens performativas, bem como para a Educação Somática.
A sua formação contínua em linguagens de Dança Contemporânea levou-a a vários países para estudar com uma grande diversidade de profissionais dentro e fora de Espanha. Em Madrid, conciliou uma licenciatura em Educação Física com os estudos de Dança Contemporânea. A sua trajetória formativa em dança continuou desde então, abrindo-se a diferentes técnicas e linguagens afins (dança improvisação, dança-teatro, contacto improvisação, bodymind centering…).
Há mais de 20 anos, está ligada como bailarina e pedagoga à Associação Experiencia Danza em Badajoz, sendo cofundadora. Através dessa associação, impulsiona diferentes iniciativas relacionadas com a pesquisa, a divulgação e a prática da Dança Contemporânea e da Improvisação de Contacto, tanto na cidade de Badajoz como fora dela, estabelecendo colaborações com outras entidades e com projetos e artistas devdiversas disciplinas, ministrando e organizando workshops com professores convidados nacionais e internacionais, cursos, e outros eventos relacionados com a Dança Contemporânea e Contacto Improvisação.
Atualmente, continua a exercer como professora de Educação Física no instituto Castelar de Badajoz e, no âmbito da sua associação, dirige o workshop-laboratório «Cuerpos que hablan» (Corpos que falam), dirigido à comunidade local e baseado na dança, no movimento consciente e na criatividade. Coordena também o Ciclo Ciudadanía Inquieta – Jornadas de Dança e Contacto Improvisação em Badajoz.
Ana Macara
Professora Associada, aposentada da Faculdade de Motricidade Humana. Doutorada na especialidade de Dança pela FMH, em 1994. Mestre e pós-doutorada em Dança pela UNC-Greensboro (EUA). Entre 1983 e 2015, lecionou na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH). Foi responsável pelo departamento de Dança entre 2003 e 2008. Membro do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em Música e Dança (INET-md).
Presentemente, trabalha na direção artística da “Quinzena da Dança de Almada”, Festival Internacional de Dança Contemporânea. Tem sido também coreógrafa convidada e Consultora Artística da Companhia de Dança de Almada, colaborando em vários projetos internacionais.
Elena López de Haro
Born in Badajoz, has been deeply involved in the knowledge and practice of sport and expressive movement since she was young, later evolving into Contemporary Dance and other performative languages, as well as Somatic Education.
Her continuous training in Contemporary Dance languages has taken her to several countries to study with a wide variety of professionals both inside and outside Spain. In Madrid, she combined a degree in Physical Education with studies in Contemporary Dance. She has since continued her dance training, exploring various techniques such as dance improvisation, dance theatre, contact improvisation, and bodymind centering.
For more than 20 years, she has been involved as a dancer and teacher with the Experiencia Danza Association in Badajoz, of which she is a co-founder. Through this association, she promotes various initiatives related to research, the dissemination and practice of contemporary dance and contact improvisation, both in the city of Badajoz and beyond, establishing collaborations with other entities and with projects and artists from various disciplines, teaching and organizing workshops with national and international guests, courses, and other events related to contemporary dance and contact improvisation.
Currently, she continues to work in Physical Education at the Castelar Institute in Badajoz and, within the scope of her association, she directs the workshop-laboratory ‘Cuerpos que hablan’ (Bodies that speak).
Ana Macara
Associate Professor, retired from the Faculty of Human Motricity. PhD in Dance from FMH in 1994. Master’s and post-doctorate in Dance from UNC-Greensboro (USA). Between 1983 and 2015, she taught at the Faculty of Human Motricity of the University of Lisbon (FMH). She was responsible for the Dance department between 2003 and 2008. She is a member of Instituto de Etnomusicologia – Centro de estudos em Música e Dança (INET-md).
She is currently working as artistic director of “Quinzena da Dança de Almada”, International Contemporary Dance Festival. She has also been a guest choreographer and artistic consultant for the Almada Dance Company, collaborating on various international projects.