INTERNATIONAL PLATFORM FOR CHOREOGRAPHERS – PROGRAMME 3
ALMADA E TUDO!
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo |PORTUGAL|
“A princípio, por cartazes, entrevistas e outras preparações com as quais nada temos a ver, pensei tratar-se” (Negreiros, 1915) de um
Manifesto escrito por extenso e não por corpos em movimento.
“Quando subiu o pano também não fui capaz de perceber porque é que” (ibid) 9 cadeiras, 1 mesa e uma resma de corpos se prostravam
como se tivessem alguma coisa para dizer. “Só depois de meio ato é que descobri” (ibid) que, como se de um sonho se tratasse, se formara
um teatro e no fim, tudo se esfumou como se nada tivesse acontecido.
Pelo frasear de Mário Viegas viaja 1 manifesto em 6 corpos. Rodamos! E tudo!
‘At first, through posters, interviews and other preparations which we have nothing to do with, I thought it was’ (Negreiros, 1915) a Manifesto written in full and not by bodies in motion.
‘When the curtain went up, I couldn’t understand why 9 chairs, 1 table and a ream of bodies were prostrating themselves as if they had something to say.
‘It was only after half an act that I discovered’ (ibid) that, as if in a dream, a theatre had been formed and in the end, everything went up in smoke as if nothing had happened. Through Mário Viegas’ phrasing, 1 manifesto in 6 bodies is travelling. We spin! And everything!
Coreografia / Choreography
Maria Mira
Texto / Text
“Manifesto Anti-Dantas”, de Almada Negreiros (dito por Mário Viegas)
Figurinos / Costumes
Liliana Mendonça e Maria Mira
Desenho de Luz / Light Design
Ricardo Campos
Bailarinos / Dancers
Francisco Ferreira, Maria Mira, Ricardo Henriques, Rita Carpinteiro, Sara Casal, Wilson Baptista, Diana Rodrigues
Direção Artística / Artistic Direction
Cláudia Sampaio
Consultoria Artística / Artistic Consultancy
Liliana Mendonça
Ensaiadora / Rehearsal Director
Susana Lima
Direção de Produção / Production Manager
Cláudia Alfaiate
Produção Executiva / Executive Producer
Kamila Ferrazzi
Presidente da Direção / General Director
Vasco Wellenkamp
Duração / Duration
16’
Principal Parceiro / Main Partner
Apoio / Support
Apoio às Digressões / Tour Support
Maria Mira
Maria Mira é formada pela Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional desde 2017. Em julho desse ano ingressa na companhia Quorum Ballet, interpretando entre outros, “Disconnect”, “Lago dos Cisnes” e “Mesa” de Daniel Cardoso. Integra o elenco da companhia CPBC, de Vasco Wellenkamp, desde 2018, onde tem interpretado as peças “AMARAMÁLIA 2020” e “Na Substância do Tempo”. Também na CPBC tem trabalhado com Miguel Ramalho, André Mesquita e Margarida Belo Costa.
Maria Mira graduated from the Artistic School of Dance at the National Conservatory in Lisbon, in 2017. In July of that year she joined the Quorum Ballet company, performing ‘Disconnect’, ‘Swan Lake’ and ‘Mesa’ by Daniel Cardoso, among others. She has been a member of the cast of Vasco Wellenkamp’s CPBC company since 2018, where she has performed the plays ‘AMARAMÁLIA 2020’ and ‘Na Substância do Tempo’. She has also worked with Miguel Ramalho, André Mesquita and Margarida Belo Costa at CPBC.