GESTÃO E PRODUÇÃO DE DANÇA NO PANORAMA INTERNACIONAL
MESA-REDONDA
23 Set. / Sep. | sábado / Saturday | 16H30 / 4:30PM
Local / Venue: Salão das Carochas
Participantes: Amaury Cacciacarro |BRASIL / PORTUGAL|, Katherina Vasiliadis |GRÉCIA / ALEMANHA|, Ofra Idel |ISRAEL| e Zorana Mihelčić |CROÁCIA|
Moderação: Ana Macara
Quatro profissionais com grande experiência nas áreas da produção de espetáculos, gestão de artistas e/ou realização de eventos de dança, debatem questões relacionadas com a sua experiência, abrindo espaço para o diálogo sobre esta área tão relevante no apoio aos artistas e no desenvolvimento das artes performativas.

Contextos de Produção – Amauri Cacciacarro
Como os contextos locais influenciam nos modos de produção cultural?
Como se estabelece a relação entre a cidade, o público, e uma programação internacional no contexto dos festivais?
Internacionalização e difusão para além dos editais.
Estas são algumas questões que busco refletir neste encontro, a partir de uma experiência prática de produção em diferentes contextos.
Numerosos estudos. Atualmente é membro do pólo FMH do INET-md.
Capacitar os artistas pela criação de posições de gestão nas organizações – Ofra Idel
Na minha análise dos formatos de gestão que tiveram lugar na MASH Dance House em Jerusalém, apresentarei programas criados por artistas independentes que se tornaram parte integrante dos nossos planos anuais. Através destas iniciativas privadas, destacarei as vantagens de capacitar mentes jovens e fomentar novas lideranças na comunidade.

@Shaked Zirman

Gestão internacional para coreógrafos e companhias de dança independentes – Katherina Vasiliadis
Na minha apresentação, centrar-me-ei nos aspectos da gestão internacional para coreógrafos e companhias de dança independentes – desde os emergentes aos já estabelecidos. Como é que um artista independente, com recursos limitados, pode construir e manter o seu trabalho no mercado internacional?
Após uma breve introdução sobre mim e sobre a minha experiência profissional, falarei sobre algumas regras básicas para uma comunicação internacional bem sucedida e sobre os benefícios e a importância das atividades internacionais para o artista.
Navegar na gestão e produção de dança: Um olhar sobre a experiência do Festival de Dança de Sibenik – Zorana Mihelčić
Com mais de 12 anos de experiência na direção do Festival de Dança de Šibenik (SDF) e na promoção de colaborações com artistas, diretores e agentes internacionais, partilharei ideias sobre o meu percurso pessoal de trabalho árduo, paixão, desafios e crescimento do festival. Aprofundarei os aspectos fundamentais que moldaram a trajetória do SDF, de modo a que os pontos centrais da minha apresentação girem em torno de três pilares essenciais:
Colaboração Estratégica e Co-Organização: Uma pedra angular do sucesso da SDF tem sido a sua colaboração com a Fortaleza da Cultura de Šibenik. Sublinharei o poder das parcerias frutuosas, lançando luz sobre a relação simbiótica que nos permitiu ultrapassar os constrangimentos financeiros e proporcionar experiências de dança extraordinárias ao nosso público.
Programação inovadora: O SDF orgulha-se da sua programação distinta, onde bailarinos emergentes e pré-profissionais partilham as atenções com profissionais estabelecidos, freelancers e companhias de grande escala. Explorarei a cuidadosa curadoria necessária para formar uma programação diversificada e inclusiva do festival, celebrando tanto os talentos experientes como alimentando as estrelas em ascensão no mundo da dança.A magia do local: A magia do SDF é ainda mais amplificada pelos seus locais de tirar o fôlego, que incluem fortalezas medievais, museus, clubes culturais e praças da cidade. Estes espaços únicos conferem aos espectáculos um ambiente encantador, transcendendo os limites convencionais do palco e oferecendo uma rica tapeçaria para a expressão artística.

@Mario Gregov Photography
Amaury Cacciacarro é natural do Brasil, e reside em Almada desde 2018.
Em São Paulo foi idealizador e organizador de treze edições do FCD-Festival Contemporâneo de São Paulo, organizador de diversos contextos de produção como a ocupação do Complexo Cultural FUNARTE (Fundação Nacional das Artes), diretor da Fractal Produção Cultural, estrutura de produção que representava diversos artistas em dança, e coordenador executivo do Estúdio Nave, espaço dedicado a formação, a investigação e a criação em artes performativas.
Desde 2018 dirige, juntamente com a coreógrafa Adriana Grechi, o Núcleo de Artes Performativas, estrutura de produção que tem como principal projeto a “Transborda – Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada”, e a Casa da Dança em Almada.
Katherina Vasiliadis trabalha desde 2010 na gestão cultural internacional. Desde 2017, dirige a comunicação internacional para coreógrafos e companhias independentes. De 2010 a 2017, trabalhou para o MASH, onde desenvolveu a semana internacional da dança e outros programas.
Colabora em projetos com o Museu de Israel, a Associação de Coreógrafos IL, Vertigo, Dock 11 / Berlim e Schauspielkollektiv Lueneburg. Além disso, faz parte do desenvolvimento de programas educacionais baseados na terapia pelas artes marciais para a Team Bert MMA Academy, TLV.
Desde 2018, ensina relações internacionais, presta consultoria e dá palestras sobre este tema.
Ofra Idel tem mestrado em Dança e Teatro pela Academia de Dança de Jerusalém. Dançou na Kolben D.C. e Tami D.C/Nimrod Freed, bem como com artistas independentes.
Em 2005, Idel foi convidado pela Alexandria Performing Arts Association para criar para a BosmaDance Company em Washington D.C. Desde então, seu trabalho tem sido amplamente divulgado em Israel e por todo o mundo. Idel ministra oficinas de dança contemporânea em Israel e em plataformas internacionais, como o departamento de dança da Universidade de Tallinn na Estónia, a Universidade de Chichester na Inglaterra, o Derida Dance Centre na Bulgária e em múltiplas plataformas em Israel.
Idel participa em comités artísticos de competições internacionais como MASDANZA Ilhas Canárias, Concurso Internacional de Coreografia Zawirowania, Polónia, 10 Sentidos Valencia, Concurso Internacional de Jovens Artistas de Dança OPUS, Eslovénia e Concurso Coreográfico Internacional em Hannover.
Idel é fundador e codiretora artística da Machol Shalem Dance House – MASH em Jerusalém, Israel.
Zorana Mihelčić, licenciada em Línguas e Literatura Inglesa pela Universidade de Belgrado em 1987. De 1982 a 1989, foi bailarina da Companhia de Dança Contemporânea de Belgrado (Sérvia) e dançou em vários projetos de dança contemporânea, frequentou numerosos cursos e seminários de ballet moderno no país e no estrangeiro.
Desde 2000, é fundadora e diretora da associação de dança contemporânea “SHADOWS DANCE THEATRE”, em Šibenik, e, desde 2011, fundadora e diretora artística do Festival Internacional de Dança de Šibenik, na Croácia, legalmente representado e produzido pelo Shadows Dance Theater.
Desde 2000, é fundadora e diretora da associação de dança contemporânea “SHADOWS DANCE THEATRE”, em Šibenik, e, desde 2011, fundadora e diretora artística do Festival Internacional de Dança de Šibenik, na Croácia, legalmente representado e produzido pelo Shadows Dance Theater.
Como pedagoga de dança e coreógrafa, Zorana colabora com o Teatro Nacional de Šibenik em numerosas peças e dramas profissionais, mas também em projetos para crianças, jovens e adultos. É diretora e coreógrafa de numerosos musicais de dança e espetáculos com a sua companhia júnior de teatro de dança Shadows.
Ana Macara iniciou a sua formação em Dança Clássica, tendo trabalhado com Anna Mascolo. Em 1978 e 79, com bolsa do INIC, trabalhou Dança Contemporânea, Mímica e Expressão Dramática em Paris, com professores como Susanah Hayman-Shaffey, Barbara Pierce, Chris Pagés e Aaron Osborn, frequentando posteriormente estágios na Suíça, Inglaterra, França e EUA. Em 1987, concluiu o curso de Mestrado em Dança da Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro, e em 1994, o Doutoramento na especialidade de Dança, na FMH – UTL. Foi uma das fundadoras, bailarina e coreógrafa do Grupo Experimental de Dança Jazz, entre 1989 e 1993 e posteriormente desenvolveu vários projetos coreográficos e multimédia como free-lancer. Em 1991 iniciou a sua colaboração com a Companhia de Dança de Almada, onde coreografou várias peças e desenvolveu diferentes projetos de dança para a infância, de que resultaram sessões didáticas e espetáculos. Desde o início, participa na conceção do projeto e direção artística da Quinzena da Dança de Almada. Entre 1978 e 2015, foi professora da Faculdade de Motricidade Humana. Tem desenvolvido diferentes projetos de investigação, tendo publicado e apresentado numerosos estudos. Atualmente é membro do pólo FMH do INET-md.
DANCE MANAGEMENT AND PRODUCTION IN THE INTERNATIONAL PANORAMA
ROUNDTABLE
Participants: Amaury Cacciacarro |BRAZIL / PORTUGAL|, Katherina Vasiliadis |GREECE / GERMANY|, Ofra Idel |ISRAEL| e Zorana Mihelčić |CROATIA|
Moderation: Ana Macara
Four dance professionals with a great deal of experience in the areas of production, managing artists and/or organising dance events, discuss issues related to their experience, opening a space for dialogue on this area that is so relevant for the supporting artists and the development of the performing arts.
Contexts of Production – Amauri Cacciacarro
How do local contexts influence modes of cultural production?
How is the relationship between the city, the public and an international programme established in the context of festivals?
Internationalisation and dissemination beyond public support.
These are some of the questions I’m looking to reflect on in this meeting, based on a practical experience of production in different contexts.
Empowering artists through building management positions in organisations– Ofra Idel
In my review of the management formats that took place at MASH Dance House in Jerusalem, I will present programs created by independent artists that have become an integral part of our yearly plans. Through these private initiatives, I will highlight the advantages of empowering fresh minds and nurturing new leadership in the community.
International Management for Independent Choreographers and Dance Companies – Katherina Vasiliadis
In my presentation I will focus on the aspects of international management for independent choreographers and dance companies – from emerging to established.
How can an independent artist, with limited resources, build and sustain his / her / their work on the international market?
Following a short introduction about myself and my work experience, I will speak about a few basic rules of successful international communications and the benefits and importance of international activities for the artist.
Navigating Dance Management and Production: A Glimpse into the Sibenik Dance Festival Experience – Zorana Mihelčić
With over 12 years of experience directing the Šibenik Dance Festival (SDF) and fostering collaborations with international artists, directors, and agents, I will share insights into my personal journey of hard work, passion, challenges, and festival growth.
I will delve into key aspects that have shaped the SDF trajectory, so that the focal points of my presentation will revolve around three essential pillars:
Strategic Collaboration and Co-Organization: A cornerstone of SDF’s success has been its collaboration with the Fortress of Culture Šibenik. I will emphasise the power of fruitful partnerships, shedding light on the symbiotic relationship that has enabled us to overcome financial constraints and deliver outstanding dance experiences to our audience.
Innovative Programming: SDF prides itself on its distinctive programming, where emerging dancers and pre-professionals share the spotlight with established professionals, freelancers, and large-scale companies. I will explore the careful curation that goes into shaping a diverse and inclusive festival lineup, celebrating both seasoned talents and nurturing the rising stars of the dance world.
Venue Magic: The magic of SDF is further amplified by its breathtaking venues, encompassing mediaeval fortresses, museums, culture clubs, and city squares. These unique spaces infuse performances with an enchanting ambiance, transcending conventional stage boundaries and offering a rich tapestry for artistic expression.
Amaury Cacciacarro is from Brazil and has been living in Almada since 2018.
In São Paulo, he was the creator and organiser of thirteen editions of the FCD-Festival Contemporâneo de São Paulo, organiser of various production contexts such as the occupation of the FUNARTE Cultural Complex (National Arts Foundation), director of Fractal Produção Cultural, a production structure that represented various dance artists, and executive coordinator of Estúdio Nave, a space dedicated to training, research and creation in the performing arts.
Since 2018, together with choreographer Adriana Grechi, he has been running NÚCLEO DE ARTES PERFORMATIVAS, a production structure whose main project is “Transborda – Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada”, and Casa da Dança in Almada.
Katherina Vasiliadis has worked since 2010 in international cultural management. From 2017, she directs the international communication for independent choreographers & companies. 2010 – 2017, she worked for MASH in JLM, where she developed the international dance week and other programs.
On project bases, she collaborates with the Israel Museum , The IL Choreographers Association, Vertigo, Dock 11 / Berlin and Schauspielkollektiv Lueneburg. Further, she is part of developing educational programs based on martial arts therapy for the Team Bert MMA Academy, TLV.
Since 2018 she is teaching international relations, consulting, as well as launching lectures about this topic.
Ofra Idel received her Master degree in Dance and Theater from the Dance Academy in Jerusalem. She has danced at the Kolben D.C. and the Tami D.C/Nimrod Freed as well as with independent artists.
In 2005, Idel was invited by the Alexandria Performing Arts Association to create for the BosmaDance Company, Washington D.C. Since then her work has been extensively showcased in Israel and around the world. Idel teaches contemporary dance workshops in Israel and International platforms, such as the dance department of the Taliin University in Estonia, Chichester University England, Derida Dance Center Bulgaria and in multiple platforms in Israel. She takes part in artistic committees of International competition such as MASDANZA Canary Islands, Zawirowania International choreography competition, Poland, 10 Sentidos Valencia, international competition of young dance performers OPUS, Slovenia and International Choreographic Competition in Hannover.
Idel is the founder and Artistic Co-Director of the Machol Shalem Dance House – MASH in Jerusalem, Israel.
Zorana Mihelčić, graduated in Languages and English literature at Belgrade University in 1987. From 1982 – 1989 dancer at Belgrade Contemporary Dance Company (Serbia). As a dancer, she collaborated in various contemporary dance projects and stage performances, attended numerous courses and seminars of modern ballet in the country and abroad.
Since 2000, she is the founder and director of the contemporary dance association “SHADOWS DANCE THEATRE” in Šibenik, and since 2011, the founder and artistic director of the international Šibenik Dance Festival, Croatia, legally represented and produced by the Shadows Dance Theater.
As a dance pedagogue and choreographer, Zorana collaborates with the National Theatre in Šibenik in numerous professional plays and dramas, but also projects for children, youth and adults. Director and choreographer of numerous dance musicals and full evening performances with her Shadows dance theatre junior company.
Ana Macara began her training in Classical Dance, working with Anna Mascolo. In 1978 and ’79, with a scholarship from INIC, she worked in Contemporary Dance, Mime and Dramatic Expression in Paris, with teachers such as Susanah Hayman-Shaffey, Barbara Pierce, Chris Pagés and Aaron Osborn, subsequently attending internships in Switzerland, England, France and the USA. In 1987, she completed a Master’s degree in Dance at the University of North Carolina at Greensboro and, in 1994, a PhD in the speciality of Dance at FMH – UTL. She was one of the founders, dancer and choreographer of the Grupo Experimental de Dança Jazz between 1989 and 1993 and developed various choreographic and multimedia projects as a freelancer. In 1991 she began collaborating with the Companhia de Dança de Almada, where she choreographed several pieces and developed different dance projects for children, resulting in teaching sessions and shows. Since the beginning, she has been involved in the design and artistic direction of the Almada Dance Fortnight. Between 1978 and 2015, she was a lecturer at the Faculty of Human Motricity. She has carried out various research projects and has published and presented numerous studies. She is currently a member of the FMH centre of INET-md.
Duração / Duration: 50′
Destinatários / Aimed to: Profissionais da dança e público interessado / Dance professionals and interested public
Preço / Price: Entrada gratuita (sujeita à lotação da sala) / Free admission (subject to room capacity)Informações / Information: +351 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
Nota / Note: As apresentações ocorrerão em Inglês / The presentations will take place in English

