EmbalArte com/with Ca.DA Escola |Portugal|
29 SET SEP
18h 6PM
Teatro Municipal Joaquim Benite – Sala Principal
Olha para mim… Abriga-te… No meu corpo, no meu espaço, na minha mente…
Todos precisamos de um lugar seguro para nascer, crescer e renascer. E quem abriga o meu abrigo?
Abrigos são as histórias que fazem das vidas, lugar de confiança no outro, sons da memória, toques que deixam saudade.
Abrigo é encontro. Abrigo é partilha. Abriga-me, enquanto te abrigo.
Um projeto de dança e teatro comunitário que quer reunir gente no mesmo espaço a partilhar o mesmo tempo. Gente madura, gente nova, somente gente. Gente de todas as formas e feitios. Assim é o nosso Abrigo.
Look at me… Take shelter… In my body, in my space, in my mind…
We all need a safe place to be born, grow and be reborn. And who shelters my shelter?
Shelters are the stories that make up lives, a place of trust in others, sounds of memory, touches that leave people longing.
Shelter is encounter. Shelter is sharing. Shelter me while I shelter you.
A community dance and theatre project that wants to bring people together in the same space to share the same time. Mature people, young people, just people. People of all shapes and sizes. This is our Shelter.
Dramaturgia, Encenação e Movimento / Dramaturgy, Staging and Movement
Ângela Ribeiro e Susana Rosendo
Interpretação / Performance
Alunos e utentes da Ca.DA Escola/Students and users of Ca.DA Escola – Amélia Barros, Amélia Leal, Célia Pereira, Clarisse Lourenço, Conceição Barros, Dina Vitorino, Ermelinda Pedrosa, Filomena Almeida, Idalina Costa, Inês Costa, Joana Franco, Joaquim Vitorino, Joaquina Francisco, Leonor Leal, Maria Lopes, Maria Violeta Gonçalves, Manuela Matos, Mariana Torres e Nasciolinda Silva
Sonoplastia/ Sound Design
Inês Pereira
Figurinos, adereços e vídeo / Costumes, Props and Video
EmbalArte
Apoio à criação plástica / Support for Plastic Creation
Catarina Pé-Curto
Operação técnica/ Technical operation
Sílvia de Sá
Duração / Duration
50’
Agradecimentos / Acknowledgments
Marta Santos e Maria Lázaro
Apoios / Support
Companhia de Dança de Almada, Câmara Municipal de Almada
INFO & BILHETES / TICKETS
Duração total da sessão / Total duration
Aprox. 50’
Classificação etária / Ages
> 6
Preço / Price
7€ – normal
4€ – para jovens e seniores / for youth and senior citizens
Informações / Information
+351 212 583 175 | exterior.producao@cdanca-almada.pt
Bilhetes e Reservas / Tickets and reservations
+351 212 739 360 | bilheteira@ctalmada.pt
Ângela Ribeiro & Susana Rosendo
Ângela Ribeiro é atriz, marionetista e mediadora de educação artística. É mestranda em Teatro na Universidade de Évora, e licenciada em História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa. Formou-se na Escola de Dança da Academia Almadense e nos cursos de Intérpretes de Dança Contemporânea e de Reciclagem de Monitores de Dança, organizados pelo Fórum Dança. Frequentou o curso Puppet Theatre Arts, na Escócia e o Departamento de Marionetas da Academia de Teatro de Varsóvia, na Polónia. É formadora certificada com o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas. No âmbito do programa INOVART, estagiou no serviço educativo do Museu Lázaro Galdiano, Madrid. Teve formação complementar em teatro, marionetas e dança com Neville Tranter, Hoichi Okamoto. Koryu Nishikawa V, Didier Galas, Matteo Cifariello, Diana Rego, Marina Nabais, Carlos Agudelo Plata, Pedro Giestas, João Paulo Seara Cardoso, Jim Kroupa, Sephen Mottram, Richard Bradshaw, Paulo Duarte, José Jorge Duarte, Cláudia Dias, Márcia Lança, entre outros. Colaborou com The Puppet Lab, Teatro Nacional D. Maria II, Royal de Luxe, Marionetas de Mandrágora, Real Pelágio, Companhia de Dança de Almada, P.I.A – Projectos de Intervenção Teatral, O Mundo do Espectáculo, Companhia de Actores, Valdevinos Teatro de Marionetas, João Lizardo, Maria Radich, Marina Nabais, Catarina Pé-Curto, Ana F. Gouveia. Criou os espetáculos “Viajando com Violeta”, “O Fazedor de Vidas”, “Alice no País das Maravilhas”, “Bem me quer, Mal me quer”. Em 2015 cria “Histórias na ponta da língua | narração oral” e em 2017, com Susana Rosendo, a companhia ”EmbalArte – teatro para a 1.ª infância”.
Susana Rosendo nasceu em 1980 e iniciou a sua formação em dança com o método Royal. Frequentou a escola de dança do Conservatório Nacional e foi aluna da professora Maria Franco. Licenciada em Educação de Infância, trabalhou em diferentes infantários, tendo sido orientadora de estágios. Frequentou a primeira e segunda edição do Curso de Formação para Professores de Dança Clássica, organizado pelos Estúdios Vítor Cordon e a Professora Luísa Carles em 2020 e 2021. Em 2021, teve formação e certificação no método Progressing Ballet Technique (PBT). Atualmente encontra-se a realizar uma Pós-graduação em Treino em Dança, na Faculdade de Motricidade Humana. Na Companhia de Dança de Almada participou em vários projetos artísticos como intérprete, formadora e como orientadora de ateliers de expressão corporal para crianças. Como formação complementar, salienta, trabalhos como monitora de colónias de férias e animadora de festas e eventos, tendo desenvolvido variados projetos com diversas entidades, Zarabatana, de Praznik, entre outros. Recebeu formação no método ABA, tendo trabalhado com crianças dentro do espetro do autismo. Em parceria com a professora de música Maria João Costa, desenvolve para a escola A Casa da Dança, há sete anos, ateliers de música e movimento para bebés. Atualmente leciona aulas de dança na Ca.DA Escola, a crianças, jovens e seniores e dinamiza ateliers de movimento junto da comunidade em escolas, IPSS e Associações que apoiam jovens e adultos portadores de deficiência. Em 2017, com Ângela Ribeiro, cria EmbalArte, grupo de teatro para bebés e 1ª infância, com a peça “De Lés a Lés Saberás Quem És”, “As voltas que a Terra dá” em 2019 e “Do pé para a mão” em 2020.
Ângela Ribeiro is an actress, puppeteer and art education mediator. She is a Master student in Theater at the University of Évora, and has a Degree in Art History from Universidade Nova de Lisboa. She graduated, as a dancer, from Escola de Dança at Academia Almadense and as a dance educator from Fórum Dança. She attended a Puppet Theatre Arts course in Scotland and the Puppetry Department of the Warsaw Academy of Theatre in Poland. She is a certified trainer with the CCP – Certificate of Pedagogical Competences. As part of the INOVART program, she interned in the education service of the Lázaro Galdiano Museum, Madrid. She has had complementary training in theatre, puppetry and dance with Neville Tranter, Hoichi Okamoto, Koryu Nishikawa V, Didier Galas, Matteo Cifariello, Diana Rego, Marina Nabais, Carlos Agudelo Plata, Pedro Giestas, João Paulo Seara Cardoso, Jim Kroupa, Stephen Mottram, Richard Bradshaw, Paulo Duarte, José Jorge Duarte, Cláudia Dias and Márcia Lança, among others. She has collaborated with The Puppet Lab, Teatro Nacional D. Maria II, Royal de Luxe, Marionetas de Mandrágora, Real Pelágio, Companhia de Dança de Almada, P.I.A – Projectos de Intervenção Teatral, O Mundo do Espectáculo, Companhia de Actores, Valdevinos Teatro de Marionetas, João Lizardo, Maria Radich, Marina Nabais, Catarina Pé-Curto, Ana F. Gouveia. She created the performances “Viajando com Violeta”, “O Fazedor de Vidas”, “Alice no País das Maravilhas”, “Bem me quer, Mal me quer”. In 2015 she created “Histórias na ponta da língua | narração oral” and in 2017, with Susana Rosendo, the company EmbalArte – teatro para a 1.ª infância.
Susana Rosendo was born in 1980 and began her dance training under the RAD method. She attended the school of Conservatório Nacional and was taught by Maria Franco. With a degree in Childhood Education, she has worked in various kindergartens as a team leader. She attended the first and second edition of the Training Course for Classical Dance Teachers, organised by Estudios Vítor Cordon and Luísa Carles in 2020 and 2021. In 2021, she received training and certification in the Progressing Ballet Technique (PBT) method. She is currently undertaking a Post-Graduation in Dance Training at Faculdade de Motricidade Humana. In Companhia de Dança de Almada, she participated in several artistic projects as a dancer and teacher and has taught body expression workshops for children. Aside from this, she is an instructor in holiday camps, party and events coordinator, and has developed various projects with different entities such as Zarabatana and Praznik. She received training in the ABA method, having worked with children in the autism spectrum. For seven years, in partnership with music teacher Maria João Costa, she has been developing music and movement workshops for babies for the school A Casa da Dança. She currently teaches dance classes for children, youth, and seniors at Ca.DA School and organises movement workshops in the school community, and Associations that support youth and adults with disabilities. In 2017, together with Ângela Ribeiro, she created EmbalArte, a theatre group for babies and early childhood, with the piece “De Lés a Lés Saberás Quem És”, “As voltas que a Terra da” in 2019 and “Do pé para a mão” in 2020.