
ⓒ Hrant Khachatryan
ESTREIA / PREMIÉRE
Programa Comemorativo do 35.º aniversário da Companhia de Dança de Almada
Celebration Programme of the 35th anniversary of Companhia de Dança de Almada
[PORTUGAL]
Direção Artística / Artistic Direction
Maria Franco
27 SET SEP
21h 9PM
28 SET SEP
17h 5PM
Teatro Municipal Joaquim Benite – Sala Principal
No ano em que se celebram 35 anos da constituição da Companhia de Dança de Almada, apresentamos um programa especial para o qual contribuem vários coreógrafos que, de algum modo, têm colaborado com a companhia ao longo dos anos. Neste projeto, para além da habitual equipa artística da Ca.DA, participam também antigos bailarinos da companhia, alunos/bailarinos formados, e um grupo intergeracional que trabalha na Ca.DA Escola.
In the year in which we celebrate 35 years since the founding of Companhia de Dança de Almada, we present a special program. Several choreographers who, in some way, have collaborated with the company over the years, contribute to it. In this project, in addition to the usual Ca.DA artistic team, former dancers from the company, students/dancers and an intergenerational group who work at Ca.DA school also participate.
ROOT
“ROOT” reúne intérpretes que fizeram parte do percurso da Companhia de Dança de Almada e que hoje regressam ao palco. Cada um carrega memórias, cheiros, cores e experiências que o tempo transformou, amadureceu e ressignificou. Não são apenas bailarinos de um passado; são artistas que continuam vivos, apesar de seguirem hoje caminhos distintos e profissões diversas. Nesta criação, cada nome próprio é coreografia, um corpo que guarda histórias, um gesto que ecoa a casa que foi e que, de certa forma, ainda é. “ROOT” é reencontro, é revisitar, é habitar de novo a identidade artística que permanece intacta.
À Direção da Ca.DA e a todos os bailarinos, um profundo obrigada. Obrigada pela confiança, pela entrega e pela generosidade em mergulhar novamente neste processo. Sinto-me religiosamente grata por esta oportunidade e por poder partilhar convosco este momento tão especial.
“ROOT” brings together performers who have been part of the Almada Dance Company’s journey and who are now returning to the stage. Each one carries memories, smells, colours and experiences that time has transformed, matured and given new meaning to. They are not just dancers from the past; they are artists who are still alive, despite now following different paths and pursuing different professions. In this creation, each name is a choreography, a body that holds stories, a gesture that echoes the home that was and, in a way, still is. ‘ROOT’ is a reunion, a revisiting, a re-inhabiting of the artistic identity that remains intact.
To the Direction of Ca.DA and to all the dancers, a heartfelt thank you. Thanks for your trust, dedication and generosity in diving back into this process. I am deeply grateful for this opportunity and for being able to share this very special moment with you.
WHISPERS OF A SHADOW
Num espaço onde o silêncio se transforma em movimento, um corpo avança, acreditando seguir o seu próprio caminho. No entanto, à sua volta, multiplicam-se presenças que não são mais do que as vozes que habitam o interior da sua mente. São sombras e memórias, desejos e medos, sussurros persistentes que moldam cada passo e desenham, invisivelmente, o contorno da sua existência.
Entre a fragilidade e a resistência, a peça revela a batalha silenciosa entre a liberdade e a manipulação interior, questionando até que ponto somos autores da nossa própria caminhada ou apenas intérpretes das vozes que nos habitam.
In a space where silence turns into movement, a body moves forward, believing it is following its own path. However, around it, presences multiply that are nothing more than the voices inhabiting the mind. They are shadows and memories, desires and fears, persistent whispers that shape each step and invisibly draw the outline of the very existence.
Between fragility and resistance, the piece reveals the silent battle between freedom and inner manipulation, questioning to what extent we are authors of our own journey or merely interpreters of the voices that inhabit us.
ALBOR
Sabe-se que os insetos mudam de corpo. Há uma mudança, uma transformação, uma mutação de uma identidade para outra. Sabe-se que certos mamíferos mudam a pelagem ao ritmo das estações. Sabe-se que os girinos, ao crescer, assumem a forma de portentosos anfíbios.
Assim, também, o nosso corpo, quando dança, muda de pele. Atravessa a fronteira, ultrapassa a margem, assume os contornos de um ser que, – humano, sim -, quer deixar de o ser. Aumenta-se! Cresce. Crescer não é, aqui, deixar de ser criança, é ser todas as idades ao mesmo tempo. É viver no instante da transição, suspenso no para sempre.
It is well known that insects change their bodies. There is a change, a transformation, a mutation from one identity to another. It is well known that certain mammals change their coats with the seasons. It is well known that tadpoles, as they grow, take on the form of portentous amphibians.
Likewise, when we dance, our bodies change their skin. They cross the border, go beyond the margins, take on the contours of a being that, although human, wants to cease being so. It increases! It grows.
Growing up, in this case, is not about ceasing to be a child, it is about being all ages at the same time. It is about living in the moment of transition, suspended in forever.
M.I.T.O. (MELODRAMA IMPLANTED TEMPORARY OPTIMISM)
Descobrir a felicidade é como procurar um unicórnio na floresta virtual: sabemos que existe mas… É uma espécie de frase feita que vive tatuada à superfície da pele e que nem sempre está à vista. É como tentar desvendar diariamente um mito silencioso e muito valioso. Será no contraste subjetivo que ela surge? Este estado fantasiado também poderá trazer felicidade?
Discovering happiness is like looking for a unicorn in a virtual forest: we know it exists, but… It is a kind of cliché that lives tattooed on the surface of the skin and is not always visible. It’s like trying to unravel a silent and very valuable myth every day. Is it in the subjective contrast that it emerges? Can this fantasised state also bring happiness?
EM JEITO DE REMATE
A dança como ponto de convergência e partilha entre pares, entre gerações, entre princípios e objetivos. Espaço de encontro à volta de um interesse comum: Dançar e comunicar.
Dance as a point of convergence and sharing between peers, between generations, between principles and objectives. A meeting place around a common interest: dancing and communicating.
ROOT
Coreografia / Choreography
Inês Pedruco
Música / Music
Peter Gregson, Warren Zielinsky, Magdalena Filipczak, Jane Antonia Cornish, Anna Elashvili, Saeunn Thorsteinsdottir, CoH, Abul Mogard, Balanescu Quartet, Kjartan Sveinsson
Edição Musical / Music Editing
Nuno Velosa
Interpretação / Performance
Alexandrina Nogueira, Catarina Vinagre, Daniela Andana, Diana Amaral, Filipa Fortio, Inês Coimbra, Íris Fonseca, Larissa Mateiro, Maria João Mirco, Mariana Dias, Miguel Santos, Rafaela Gomes, Rita Judas
Duração / Duration
Aprox. 16′
WHISPERS OF A SHADOW
Coreografia / Choreography
Catarina Casqueiro & Tiago Coelho
Música / Music
Apparat, Kaperotxip
Criação e Edição Musical / Musical Creation and Editing
Tiago Coelho
Interpretação / Performance
Bruno Duarte, Filipa Pereira, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Mariana Romão, Raquel Tavares e Vítor Afonso
Duração / Duration
Aprox. 14′
ALBOR
Coreografia / Choreography
Bruno Duarte
Música / Music
Rodrigo Cuevas & Raul Refree, Anna Caragnano & Donato Dozzy, Benjamin Wallfisch, UVB-76, Evgueni Galperine & Sacha Galperine, Daniela Lalita
Interpretação / Performance
Alunos da / Students of Ca.DA Escola – António Duarte, Eva Domingues, Joana Gonçalves, Leonor Costa, Leonor Ribeiro, Margarida Madaleno Rodrigues, Maria Lázaro, Mariana Torres, Marta Santos, Sara Figueiredo
Duração / Duration
Aprox. 13′
M.I.T.O.
Coreografia / Choreography
Margarida Belo Costa
Música / Music
Green Lung, Meredith Monk, Delia Derbyshire, Mark Van Hoen, Mike Harding, Claudio Monteverdi, Bell Witch, MMMD, Monolord, Anna Von Hausswolff
Interpretação / Performance
Bruno Duarte, Filipa Pereira, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Mariana Romão, Raquel Tavares, Vítor Afonso
Duração / Duration
Aprox. 25′
EM JEITO DE REMATE
Coreografia / Choreography
Ana Macara e bailarinos / and dancers
Música Original / Original Music
Carlos Gomes
Interpretação / Performance
Bailarinos da Ca.DA / Ca.DA dancers – Bruno Duarte, Filipa Pereira, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Mariana Romão, Raquel Tavares e Vítor Afonso; Bailarinos convidados / Guest dancers: Alexandrina Nogueira, Catarina Vinagre, Daniela Andana, Diana Amaral, Filipa Fortio, Inês Coimbra, Inês Ribeiro, Íris Fonseca, Larissa Mateiro, Maria Inês Costa, Maria João Mirco, Mariana Dias, Miguel Santos, Rafaela Gomes, Rita Judas, Susana Rosendo; Alunos da / Students of Ca.DA Escola – António Duarte, Constança Lázaro, Eva Domingues, Fausto Tempera, Inês Janeco, Joana Gonçalves, Joaquim Vieira, Leonor Cantarinha, Leonor Costa, Leonor Ribeiro, Luísa Branco, Margarida Carlos, Margarida Cruz Rodrigues, Margarida Madaleno Rodrigues, Maria João Valente, Maria Lázaro, Maria Mora, Mariana Torres, Marta Santos, Rafaela Pascoal, Sara Figueiredo; Turma / Class Alma Sénior / Ca.DA Escola – António Marques, Clarisse Lourenço, Dina Vitorino, Ermelinda Pedrosa, Joana Franco, Joaquim Vitorino, Joaquina Francisco, Maria Amélia Barros, Maria Amélia Leal, Maria Célia Pereira, Maria Filomena Almeida
Duração / Duration
Aprox. 7′
ROOT/WHISPERS OF A SHADOW/
ALBOR/M.I.T.O/EM JEITO DE REMATE
Desenho de Luz / Light Design
Paulo Santos
Figurinos / Costumes
Bruno Duarte
Direção de Ensaios / Rehearsal Direction
Maria João Lopes
Agradecimentos / Acknowledgements
SO.MA, Martinho Silva
Apoios / Support

INFO & BILHETES / TICKETS
Duração total da sessão / Total duration
Aprox. 90’
Classificação etária / Ages
> 6
Preço / Price
12€ – normal
7€ – para jovens e seniores / for youth and senior citizens
Informações / Information
+351 212 583 175 | exterior.producao@cdanca-almada.pt
Bilhetes e Reservas / Tickets and reservations
+351 212 739 360 | bilheteira@ctalmada.pt
Companhia de Dança de Almada (Ca.DA)
Fundada por Maria Franco, iniciou atividade como companhia profissional de dança contemporânea em 1990. Desde então, desenvolve a sua atividade essencialmente nas vertentes de criação, produção e circulação de espetáculos de dança contemporânea, apoio a projetos emergentes, formação artística em dança, e programação cultural. Produziu mais de uma centena de peças de coreógrafos nacionais e estrangeiros, dos quais destaca Amélia Bentes, Ana Macara, Benvindo Fonseca, Bruno Duarte, Clara Andermatt, Cláudia Dias, Filipa Francisco, Francisco Pedro, Gagik Ismailian, Jean Paul Bucchieri, Jon López, Luís Marrafa, Margarida Bettencourt, Martxel Rodriguez, Peter Michael Dietz, ou São Castro, e realizou mais de mil espetáculos no país e no estrangeiro, nomeadamente na Europa (Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália, Polónia, República Checa, Suíça), África (Cabo Verde), América (Estados Unidos, Brasil) e na Ásia (China). Tem sido parceira de vários festivais onde apresentou criações dos coreógrafos nacionais com quem trabalha. Organiza, desde 1992, o festival internacional Quinzena de Dança de Almada, onde promove o intercâmbio entre criadores e bailarinos portugueses e a comunidade internacional. Em 1998 fundou a Ca.DA Escola, cuja atividade de ensino artístico especializado da dança desenvolve de forma continuada, com cursos livres e vocacionais, nomeadamente em regime de ensino articulado, homologado pelo Ministério da Educação.
Ana Macara
Ex-bailarina, professora e coreógrafa, trabalhou em projetos independentes como free lancer, dirigiu o “Grupo de Dança Atitudes e Movimentos” (1983-87) e posteriormente o “4º Colectivo” Companhia de Dança (2007-2014). Para a Companhia de Dança de Almada criou “Sol, Memória, Corpos de Luz”, “Dependências”, “Pulos na rua com os pés na Lua”, “Asas e Carapaças, Hastes e Barbatanas” e “Elevado a 4”, entre outras peças. Tendo completado mestrado e doutoramento, em 1989 e 1994, respetivamente, está aposentada como Professora Associada com Agregação, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa onde trabalhou de 1983 a 2016. Atualmente é investigadora do Instituto de Musicologia – Música e Dança (INET-MD) e do Centro de Estudos em Artes do Performativas da FMH – Universidade de Lisboa. Editou vários livros e publicou diversos artigos sobre dança, coreografia e educação artística. Em 2004 recebeu o Prémio Lawther da UNCG (EUA), pela sua carreira como profissional de Dança. Co-diretora Artística da Quinzena de Dança de Almada – Festival Internacional de Dança desde 1992 e consultora da Companhia de Dança de Almada desde 1990.
Bruno Duarte
É doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra, mestre em Ensino de Dança e licenciado em Dança pela ESD. Foi intérprete no Grupo Experimental de Dança (2011/2) e no Quorum Ballet (2013). Integra a Companhia de Dança de Almada desde 2013. Foi coprodutor e intérprete nos videodança “P48” (2012) e “5” (2013), que ganhou o prémio de melhor videodança – escolha do público no InShadow . Participou em workshops e seminários de Mikael Fau e Pauline Journé (França), João da Silva (Brasil), Siri Dybwik (Noruega), Jack Gallagher (EUA) e David Zambrano (Venezuela), entre outros. Coreografou “Metamorfose” (2011/2), para a Culturgest, “someone else ago” (2013), para o programa BOXNOVA do CCB, “L’Veltro” (2016), em cocriação com Elson Marlon Ferreira, “Blömma” (2021) para a Estufa, e com a Companhia de Dança de Almada, “Riot” (2014), “Gaveston” (2016), “Fobos” (2017), “A Invenção da Resposta” (2018), em cocriação com Luís Malaquias, “SubRosa” (2018), “Inverno” (2019), “Noir”, “A Quiet Moment” (2020), e “Carbono” (2022). Nesta companhia, é ainda autor do projeto Laboratório Coreográfico Itinerante, para o qual criou “Dentro do Abraço” (2016) e “SCENA” (2022). Como coreógrafo e professor de dança integrou os projetos europeus CLASH! (2019/21) e Up2DANCE (2020/21). Lecionou workshops em locais como o Beijing Dance Theatre (China), Giro8 Companhia de Dança (Brasil), FreeDance (Croácia), DNA (Portugal). É professor convidado da Escola Superior de Dança (2016 e 2019), professor na Ca.DA Escola, e coreógrafo convidado no Projecto Quorum. Foi distinguido com o prémio Almada Artes – Jovem Talento, do Concurso Jovens Talentos 2019, promovido pela Câmara Municipal de Almada.
Catarina Casqueiro e Tiago Coelho
Formam um duo de dança contemporânea desde 2019, conhecido pela sua abordagem única e inovadora. Nos últimos anos, apresentaram as suas criações em vários festivais, tanto nacionais como internacionais, recebendo elogios da crítica e do público. Entre as suas atuações destacam-se a Quinzena de Dança de Almada (Lisboa, Portugal), o Masdanza (Canárias), o Concurso Internacional de Coreografia em Hanover (Alemanha) e o StrayBirds Dance Platform (Taiwan). Em 2021, foram convidados pela Companhia de Dança de Almada para criar o espetáculo de encerramento da Quinzena de Dança de Almada, onde estrearam “Deux Same”. Em 2022, continuaram a solidificar o seu percurso artístico, apresentando ‘Matiik’ em palcos internacionais como a Jerusalem International Dance Competition (Israel) e o Daejeon New Dance International Festival (Coreia do Sul) e SoloDuo onde receberam prémio do Público. “Matomari No Nai” estreou no SoloDuo Festival em Colónia (Alemanha) e desde então tem sido apresentada internacionalmente. A peça foi apresentada na 31.ª edição da Quinzena de Dança de Almada (Portugal), no Concurso Internacional de Coreografia Linkage (Bulgária), onde conquistou o 3.º lugar e o Prémio do Público, e na Straybirds Dance Platform (Taiwan). Esta criação também conquistou o 1.º lugar no Concurso Internacional Prospettiva Danza Teatro em Pádua (Itália). Catarina e Tiago participaram ainda, no festival Teatri Riflessi na Sicília, onde ganharam sete prémios, incluindo o 1.º lugar, o Prémio do Público e o Prémio da Crítica. A sua digressão internacional continuou com apresentações em Sibenik (Croácia) e na Cidade do México. Recentemente, participaram na 29.ª edição do Festival MasDanza (Espanha), que lhes concedeu um convite para integrar o Festival Interplay em Turim, previsto para 2025. Em 2024 receberam apoio do European Fund for Emerging Artists em colaboração com a Companhia de dança de Almada para a criação da sua recente peça “Forget me not” apresentada na Quinzena de Dança de Almada e no Aerowaves em Sofia (Bulgária).
Inês Pedruco
Em 2024, é fundadora e Diretora Artística do AZA Dance Program. É doutoranda na especialidade Dança, pela FMH e mestre em Ensino de Dança, pela ESD. Estudou nas Escolas de Dança Ana Mangericão do Conservatório Nacional, onde obteve o diploma com mérito de Bailarina Profissional (2002-09). Em 2009 foi semi-finalista do concurso internacional “Prix de Lausanne”, ganhando uma bolsa para a Joffrey Ballet School, em Nova York. Estudou com Sharon Eyal (2023); FoCo Technique – Yin Yue (2020/21) e KOVA Method – La Veronal (2019). Como intérprete, integrou a Companhia Quorum Ballet (2009/14), a Companhia Teatromosca (2014/15) e dançou com a Vortice Dance Company (2016). Entre 2017/19, foi professora ensaiadora de peças de Daniel Cardoso, Rui Lopes Graça, Olga Roriz e Miguel Ramalho. Em 2024 colaborou com a investigação da coreógrafa Sylvia Rijmer com o Método BL e interpreta “La Passion de Simone” com a Real Filharmonia de Galicia e a Maestrina Joana Carneiro. Jurada de Concursos de Dança: Concurso Municipal no Theatro Circo (2024); Dançarte (2022); Arte100Fronteiras (2022); Dance World Cup (2010). Coreografou para vários concursos, conquistando prémios de destaque e de mérito, e para a Companhia Júnior da Escola de Dança de Aveiro (2016), Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal / Jovens Coreógrafos, o espetáculo “24”, e “Again(st) Certain. Again(st) Even”, para a Companhia Jovem AnimaBallet (2019). Para a Companhia de Dança de Almada coreografou, em 2021, a peça para a infância “O fio da Macaquinha” e em 2022 uma co-criação com a Margarida Belo Costa para a ESD/IDI&CA “A pertinência dos seres” e ainda “ai Kulit” para o Projeto Quorum. Em 2023 criou para os alunos da ESD a “emocionalmente estranhos” e coreografou para a Companhia de Dança de Almada a peça “ShortCut”. Em 2024 estreia a peça “Crisálida” para a AnimaBallet, no Funchal.
Margarida Belo Costa
É artista independente e tem desenvolvido, em simultâneo, o seu trabalho enquanto intérprete, coreógrafa e professora de dança. É licenciada e mestre em Ensino da Dança pela Escola Superior de Dança-IPL, e doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações – NOVA FCSH. No ano letivo 2010/2011 foi reconhecida com a Bolsa de Mérito pelo IPL. Em 2024, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural pelo Município das Caldas da Rainha. Como intérprete, tem vindo a colaborar com várias entidades e artistas, com digressões nacionais e internacionais, destacando: Quorum Ballet, Teatro Mosca, Teatro Meridional, Teatro Nacional São Carlos, Companhia Paulo Ribeiro, Henrique Rodovalho, António Cabrita, São Castro, Marcos Morau – La Veronal, entre outros. Como criadora, tem apresentado as suas obras desde 2012, trabalhando de forma independente, com Companhias de Dança profissionais, Escolas de Ensino Artístico Especializado, projetos multidisciplinares de investigação. Colaborou com a Companhia de Dança de Almada, com a obra “P.s Carmen” (2018); com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, com “Promise” (2018), “Apperception Plotline” (2022) e “FRACTAL” (2024) uma produção RTP2 e CPBC. Como criações independentes destaca: “displaced episodes” no CCB (2015); “Who do you want to be today?” (2016) e “Too Loud too Specific” (2018) em colaboração com Elson Ferreira; “Our Last View” Ravenna, Itália (2019) “Faustless” (2020), “Renova” – em colaboração com Nuno da Rocha – Renova Art Commissions (2021), e “Practices of Rebirth”, Cistermúsica (2023). Em 2024, cria o DOOR dance project, um projeto de criação coreográfica contemporânea, de formação artística e de mediação, que visa proporcionar um lugar de encontro entre o Ensino Artístico Especializado, o Ensino Superior e o meio profissional, com o apoio da Fundação Maria Magdalena de Mello.
Companhia de Dança de Almada (Ca.DA)
Founded by Maria Franco, it started its activity as a professional contemporary dance company in 1990. Since then, it develops its activity essentially in the areas of creation, production and circulation of contemporary dance performances, support to emerging projects, artistic training in dance, organization and cultural programming and has produced more than a hundred pieces by national and international choreographers, including Amélia Bentes, Ana Macara, Benvindo Fonseca, Bruno Duarte, Clara Andermatt, Cláudia Dias, Filipa Francisco, Francisco Pedro, Gagik Ismailian, Jean Paul Bucchieri, Jon López, Luís Marrafa, Margarida Bettencourt, Martxel Rodriguez, Peter Michael Dietz, ou São Castro, among others, and performed more than a thousand performances in the country and abroad, namely in Europe (Germany, Belgium, Croatia, Spain, France, Greece, Italy, Poland, Czech Republic, Switzerland), Africa (Cape Verde), America (United States, Brazil) and Asia (China). It has been a partner of several festivals, presenting creations by Portuguese choreographers with whom the company works. Since 1992, Ca.DA organizes the annual international dance festival Quinzena de Dança de Almada, promoting exchanges between Portuguese creators and dancers and the international community. In 1998, Ca.DA Escola (Ca.DA’s school), was founded, developing continuously in the field of artistic dance training, offering non-vocational and vocational courses, namely an Integrated Dance Course accredited by the Portuguese Ministry of Education.
Ana Macara
Has been a dancer and choreographer, worked on independent projects as a freelancer, directed Grupo de Dança Atitudes e Movimentos (1983-87) and later the 4º Colectivo Dance Company (2007-2014). For the Almada Dance Company she created “Sol, Memória, Corpos de Luz”, “Dependências”, “Pulos na rua com os pés na Lua”, “Asas e Carapaças, Hastes e Barbatanas” and “Elevado a 4”, among other pieces. Having completed her master’s and doctorate in 1989 and 1994 respectively, she is now retired as an Associate Professor with Aggregation from the Faculty of Human Motricity of the University of Lisbon, where she worked from 1983 to 2016. She is currently a researcher at the Institute of Musicology – Music and Dance (INET-MD) and the Centre for Studies in Performing Arts at FMH – University of Lisbon. She has edited several books and published various articles on dance, choreography and artistic education. In 2004 she received the Lawther Award from the UNCG (USA) for her career as a dance professional. She has been the artistic co-director of Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival since 1992 and has been a consultant for Companhia de Dança de Almada since 1990.
Bruno Duarte
Is a doctoral candidate in Contemporary Art at the University of Coimbra, with a master’s degree in Dance Education and a degree in Dance from ESD. He was a performer with Grupo Experimental de Dança (2011/2) and Quorum Ballet (2013). He has been a member of the Almada Dance Company since 2013. He was co-producer and performer in the video dance ‘P48’ (2012) and ‘5’ (2013), which won the award for best video dance – audience choice at InShadow. He has taken part in workshops and seminars with Mikael Fau and Pauline Journé (France), João da Silva (Brazil), Siri Dybwik (Norway), Jack Gallagher (USA) and David Zambrano (Venezuela), among others. He choreographed ‘Metamorfose’ (2011/2), for Culturgest, ‘someone else ago’ (2013) for CCB’s BOXNOVA,, ‘L’Veltro’ (2016), with Elson Marlon Ferreira, ‘Blömma’ (2021) for Estufa, and with Companhia de Dança de Almada, ‘Riot’ (2014), “Gaveston” (2016), “Fobos” (2017), “A Invenção da Resposta” (2018), with Luís Malaquias, “SubRosa” (2018), “Inverno” (2019), “Noir”, “A Quiet Moment” (2020), and “Carbono” (2022). In this company, he is also the author of the Itinerant Choreographic Laboratory project, for which he created ‘Dentro do Abraço’ (2016) and ‘SCENA’ (2022). As a choreographer and dance teacher, he has been part of the European projects CLASH! (2019/21) and Up2DANCE (2020/21). He has taught workshops at venues such as Beijing Dance Theatre (China), Giro8 Companhia de Dança (Brazil), FreeDance (Croatia), DNA (Portugal). He is a guest teacher at Escola Superior de Dança (2016 and 2019), a teacher at Ca.DA Escola, and a guest choreographer at the Quorum Project. He was awarded the Almada Artes – Young Talent prize in the Young Talent Competition 2019, organised by Almada Town Council.
Catarina Casqueiro e Tiago Coelho
Have been a contemporary dance duo since 2019, known for their unique and innovative approach. In recent years, they have presented their creations at various festivals, both national and international, receiving praise from critics and the public. Their performances include the Almada Dance Fortnight (Lisbon, Portugal), Masdanza (Canary Islands), the International Choreography Competition in Hanover (Germany) and the StrayBirds Dance Platform (Taiwan). In 2021, they were invited by the Almada Dance Company to create the closing show of the Almada Dance Fortnight, where they premiered “Deux Same”. In 2022, they continued to solidify their artistic career, presenting “Matiik” on international stages such as the Jerusalem International Dance Competition (Israel) and the Daejeon New Dance International Festival (South Korea) and SoloDuo where they received an Audience Award. “Matomari No Nai” premiered at the SoloDuo Festival in Cologne (Germany) and has since been performed internationally. The piece was presented at the 31st Quinzena de Dança de Almada (Portugal), at the Linkage International Choreography Competition (Bulgaria), where it won 3rd place and the Audience Award, and at the Straybirds Dance Platform (Taiwan). This creation also won 1st place at the Prospettiva Danza Teatro International Competition in Padua (Italy). Catarina and Tiago also took part in the Teatri Riflessi festival in Sicily, where they won seven prizes, including 1st place, the Audience Prize and the Critic’s Prize. Their international tour continued with performances in Sibenik (Croatia) and Mexico City. They recently took part in the 29th edition of the MasDanza Festival (Spain), which granted them an invitation to take part in the Interplay Festival in Turin, scheduled for 2025. In 2024 they received support from the European Fund for Emerging Artists in collaboration with the Companhia de Dança de Almada for the creation of their recent piece “Forget me not”, presented at Quinzena de Dança de Almada and at Aerowaves in Sofia (Bulgaria).
Inês Pedruco
Is the founder and Artistic Director of the AZA Dance Programme in 2024. She is a PhD student in Dance at FMH and has a master’s degree in Dance Teaching from the ESD. She studied at theDance Schools of Ana Mangericão and of the National Conservatory, where she obtained a merit diploma as a Professional Dancer (2002-09). In 2009 she was a semi-finalist in the ‘Prix de Lausanne’ international competition, winning a scholarship to the Joffrey Ballet School in New York. She studied with Sharon Eyal (2023); FoCo Technique – Yin Yue (2020/21) and KOVA Method – La Veronal (2019). As a performer, she was a member of the Quorum Ballet Company (2009/14), the Teatromosca Company (2014/15) and danced with the Vortice Dance Company (2016). Between 2017/19, she was a rehearsal director for pieces by Daniel Cardoso, Rui Lopes Graça, Olga Roriz and Miguel Ramalho. In 2024 she collaborated with choreographer Sylvia Rijmer’s research with the BL Method and performed ‘La Passion de Simone’ with the Real Filharmonia de Galicia and conductor Joana Carneiro. Juror of dance competitions: Municipal Competition at Theatro Circo (2024); Dançarte (2022); Arte100Fronteiras (2022); Dance World Cup (2010). She has choreographed for various competitions, winning prizes of distinction and merit, and for the Junior Company of the Aveiro Dance School (2016), the Small Company of the Setúbal Contemporary Dance Academy / Young Choreographers, the show “24”, and “Again(st) Certain. Again(st) Even”, for Companhia Jovem AnimaBallet (2019). In 2021, she choreographed “O fio da Macaquinha” for Companhia de Dança de Almada and in 2022 “A pertinência dos seres” with Margarida Belo Costa for ESD/IDI&CA, and also “ai Kulit” for Projeto Quorum. In 2023 she created “emotmente estranhos” for ESD students and choreographed “ShortCut” for Companhia de Dança de Almada. In 2024 she premiered the piece “Crisálida” for AnimaBallet in Funchal.
Margarida Belo Costa
Is an independent artist who has simultaneously developed her work as a performer, choreographer and dance teacher. She has a degree and a master’s in Dance education from the Escola Superior de Dança-IPL, and is a PhD candidate in Artistic Studies – Art and Mediations – NOVA FCSH. In the 2010/2011 academic year, she was recognised with the IPL Merit Scholarship. In 2024, she was awarded the Medal of Cultural Merit by the Municipality of Caldas da Rainha. As a performer, she has collaborated with various organisations and artists, with national and international tours, including: Quorum Ballet, Teatro Mosca, Teatro Meridional, Teatro Nacional São Carlos, Companhia Paulo Ribeiro, Henrique Rodovalho, António Cabrita, São Castro, Marcos Morau – La Veronal, among others. As a creator, she has been presenting her work since 2012, working independently, with professional dance companies, specialised art schools and multidisciplinary research projects. She has collaborated with Companhia de Dança de Almada, with the work “P.S. Carmen” (2018); with Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, with “Promise” (2018), “Apperception Plotline” (2022) and “FRACTAL” (2024) an RTP2 and CPBC production. Independent creations include: “displaced episodes” in CCB (2015); “Who do you want to be today?” (2016) and “Too Loud too Specific” (2018) in collaboration with Elson Ferreira; “Our Last View” Ravenna, Italy (2019) “Faustless” (2020), “Renova” – in collaboration with Nuno da Rocha – Renova Art Commissions (2021), and “Practices of Rebirth”, Cistermúsica (2023). In 2024, She created the DOOR dance project, for contemporary choreographic creation, artistic training and mediation, which aims to provide a meeting place between Specialised Artistic Education, Higher Education and the professional environment, with the support of the Maria Magdalena de Mello Foundation.