PROGRAMA
Nesta sua sexta edição, a Quinzena da Dança de Almada, apresenta-se renovada. Após cinco anos em que estiveram presentes uma grande diversidade de géneros de dança, apresentados numa grande variedade de espaços, o Festival concentra-se este ano no novo Fórum Municipal de Almada e na divulgação da dança contemporânea. Quisemos, no entanto, manter a variedade e qualidade da programação, esperando manter a diversidade de públicos que caracterizou as Quinzenas anteriores. Assim, teremos presentes este ano, para além do Grupo de Dança de Almada, o Balleteatro Companhia, do Porto e o Ballet Gulbenkian. Damos também lugar a coreógrafos contemporâneos independentes, representantes de diversas tendências estéticas: Amélia Bentes, Claúdia Dias, Maria Reis Lima e José Seabra em criação a estrear neste Festival, apoiada pelo IPAE.
O sucesso da apresentação dos espetáculos de Jovens Coreógrafos em anteriores edições, leva-nos mais uma vez a apostar na divulgação de novos talentos, ampliando a iniciativa com a apresentação de dois espetáculos distintos em que são apresentados cerca de catorze trabalhos de jovens e muito jovens coreógrafos.
O interesse na divulgação da dança contemporânea a públicos diversificados levou-nos a oferecer dois espetáculos do Grupo de Dança de Almada: um especialmente dedicado às Associações Culturais e Centros de Dia e outro a alunos do Ensino Secundário do Conselho.
Uma exposição documental relativa às três companhias presentes – Grupo de Dança de Almada, Balleteatro Companhia e Ballet Gulbenkian – dará relevo à importância dos figurinos de dança e representará uma presença permanente desta VI Quinzena da Dança de Almada, no Hall do Forum Municipal de Almada.
Benvindos!