@Hrant Khachatryan

SHORTCUT

ESTREIA / PREMIERE

Companhia de Dança de Almada |PORTUGAL|

30 Set. / Sept. | Sábado / Saturday | 21H30 / 9:30PM

Local / Venue: Teatro Municipal Joaquim Benite

Conceito e Coreografia: Inês Pedruco
Apoio à Dramaturgia: Rafael Barreto
Figurinos e Cenografia: Carlota Machado e Joana Veloso
Apoio à Cenografia: Catarina Marques
Música: Alonso Lobo, Tenebrae e Nigel Short; Billie Holiday; Dictaphone; Dinah Washington; Nina Simone; Otis Redding
Montagem Musical: Jorge Silva
Desenho de Luz: Hugo Franco – Stageplot
Direção de Ensaios: Maria João Lopes
Interpretação: Bruno Duarte, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Luís Malaquias, Mariana Romão, Raquel Tavares e Vitor Afonso

Agradecimentos: Isabel Ribeiro, José Pacheco e Adway e um agradecimento especial à minha família

TRAUMA
trau.maˈtrawmɐ
nome masculino

  1. MEDICINA qualquer lesão ou perturbação produzida no organismo por um agente exterior acionado por uma força; traumatismo
  2. ferida contusa; contusão
  3. PSICOLOGIA acontecimento emocionalmente doloroso que torna o sujeito particularmente sensível em situações similares.

Porto Editora – trauma no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa. Disponível em https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/trauma

Um SOM. Um som é o que basta. É o que basta para acionar uma memória. É bom ter memórias. São elas que nos lembram que existimos, que fomos o que somos hoje, ou não. Memórias boas, memórias más… Constituem o eu que eu habito, e só eu sei o eu que eu habito. Eu consigo navegar por dentro de mim, e saber cada bocado do que vivi.
E se fosse possível ver o eu que cada um habita?
Inspirada em alguns contos do livro Short Movies de Gonçalo M. Tavares, ShortCut, talvez seja uma visita ao interior de alguém. ShortCut, conta-nos várias histórias, mas foca-se numa só, que dentro dela tem todas as outras, mas é única.
Um som foi tudo o que bastou para entrarmos sem permissão no seu interior. No interior que só quem habita conhece, na história que só quem a viveu sabe. A história que não foi contada, nem partilhada, nem ultrapassada. Esta história foi vivida no singular.
O som de um tabuleiro caído das suas mãos, das suas mãos de empregada destrambelhada, foi tudo o que bastou, para nos transportar, para os fazer lembrar da semelhança entre este som e o som de uma granada. Uma granada que outrora rebentou perto do coração de alguém que já nos foi próximo, de alguém que amámos, de alguém que partiu sem aviso prévio…
ShortCut parece-nos falar sobre uma guerra.
Sobre a pior guerra que podemos travar.
A guerra com o eu que habitamos.
A guerra com os medos que habitam em nós.
Guerras e medos, nos caminhos que faço dentro das minhas memórias.
Rafael Barreto

Inês Pedruco é doutoranda em Motricidade Humana, especialidade Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana e mestre em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança. Iniciou os estudos em dança na Escola de Dança Ana Manjericão, obtendo os diplomas da Royal Ballet School. Foi aluna da Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde obteve o diploma com mérito de Bailarina Profissional (2002-09). Em 2009 foi semi-finalista do concurso internacional “Prix de Lausanne”, onde ganhou uma bolsa para a Joffrey Ballet School, em Nova York.
Como intérprete, integrou a Companhia Quorum Ballet (2009/14), a Companhia Teatromosca (2014/15) e a Vortice Dance Company (2016/18). Participou no projeto de investigação Movement Study and Research “A BlackBox Arts&Cognition”, com a coreógrafa Sylvia Rijmer e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Entre 2017/19, foi professora ensaiadora de peças de Miguel Ramalho, Rui Lopes Graça e Olga Roriz, entre outros autores.
Como criadora, coreografou solos e trios em contexto competitivo para: XXVII International Ballet Competition Varna (Bulgária), European Grand Prix (Viena), TanzOlymp (Berlim), Festival de Dança do Norte, conquistando prémios de destaque e de mérito com a Companhia Júnior da Escola de Dança de Aveiro (2016), com a Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal / Jovens Coreógrafos e com a Companhia Jovem AnimaBallet (2019). Para a Companhia de Dança de Almada coreografou, em 2021, a peça para a infância “O fio da Macaquinha”.

Rafael Barreto, Lisboa, 1993. Fundador da companhia Lugar Comum. Professor de dança e bailarino, destaca os trabalhos com Jácome Filipe, Catarina Courinha, Patrícia Henriques e Rita Spider. Em 2011, conclui o Curso Profissional de Artes do Espetáculo, em Interpretação, na Escola Secundária de Gil Vicente. No ano seguinte, frequenta o 1.º ano da Licenciatura em Teatro, na Escola Superior de Teatro e Cinema – Ramo Atores. Em teatro, salienta os trabalhos com Teatroesfera, Teatro Do Elétrico, Artistas Unidos, teatromosca, UAU e ‘Dobrar – Núcleo Artístico, com direção de Ana Lázaro. Como diretor de movimento assina vários projetos, como “Apatia”, “Efeito Berbereta”, “Sem Título” e “Não vais entrar?”.
No trabalho desenvolvido com crianças e jovens destaca o trabalho no CAF – Centro de Artes e Formação do Bairro da Cruz Vermelha, no CAF da Escola de S. Vicente e no Conservatório de Música e Artes do Dão, em Santa Comba Dão, onde dirige o curso livre de teatro musical e o projeto MUD’ARTE.

www.cdanca-almada.pt

A Companhia de Dança de Almada é uma estrutura financiada por: Governo de Portugal, Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Almada.


Concept and Choreography: Inês Pedruco
Dramaturgy Assistance: Rafael Barreto
Costumes and Scenography: Carlota Machado and Joana Veloso
Scenography Support: Catarina Marques
Music: Alonso Lobo, Tenebrae and Nigel Short; Billie Holiday; Dictaphone; Dinah Washington; Nina Simone; Otis Redding
Musical Editing: Jorge Silva
Light Design: Hugo Franco – Stageplot
Rehearsal Direction: Maria João Lopes
Performance: Bruno Duarte, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Luís Malaquias, Mariana Romão, Raquel Tavares and Vitor Afonso

Acknowledgments: Isabel Ribeiro, José Pacheco and Adway and special thanks to my family

TRAUMA
/ˈtrɔː.mə/ /ˈtraʊ.mə/
noun
noun: trauma; plural noun: traumata; plural noun: traumas
1. a deeply
distressing or disturbing experience.
emotional shock following a stressful event or a physical
injury, which may lead to long-term neurosis.
2. Medicine
physical injury.

Oxford Languages and Google

“A SOUND. One sound is enough. It’s enough to trigger a memory. It’s good to have memories. They remind us that we exist, that we were what we are today, or not. Good memories, bad memories… They make up the me that I inhabit, and only I know the me that I inhabit. I can navigate inside myself and know every bit of what I’ve experienced.
What if it was possible to see the self that everyone inhabits?
Inspired by some short stories from the book “Short Movies” by Gonçalo M. Tavares, ShortCut is perhaps a visit to someone’s inner self. ShortCut tells us several stories, but focuses on just one, which inside has all the others, but is unique.
One sound was all it took for us to enter its interior without permission. The interior that only those who live there know, the story that only those who have lived it know. A story that hasn’t been told, shared or surpassed. This story was lived alone.
The sound of a tray falling from her hands, from her clumsy maid’s hands, was all it took to transport us, to remind us of the similarity between this sound and the sound of a grenade. A grenade that once exploded near the heart of someone close to us, someone we loved, someone who left without warning…
ShortCut seems to be talking about a war.
About the worst war we can fight.
The war with the self we inhabit.
The war with the fears that dwell within us.
Wars and fears, on the paths I take within my memories.”
Rafael Barreto

Inês Pedruco is a PhD student in Human Motricity, speciality Dance, from FMH – Universidade de Lisboa and has a master’s degree in Dance Teaching, from Escola Superior de Dança. She began her studies in dance in Escola de Dança Ana Manjericão, obtaining the diplomas from the Royal Ballet School. She was a student at the National Dance Conservatory where she obtained a Professional Dancer diploma with merit (2002-09). In 2009 she was a semi-finalist in the international competition “Prix de Lausanne”, winning a scholarship to the Joffrey Ballet School in New York.
As a performer, she joined Quorum Ballet Company (2009/14), Teatromosca Company (2014/15) and Vortice Dance Company (2016/18). She participated in the research project Movement Study and Research “A BlackBox Arts & Cognition”, with choreographer Sylvia Rijmer and Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of Universidade Nova de Lisboa.
Between 2017/19, she was a rehearsal director and teacher for plays by Miguel Ramalho, Rui Lopes Graça and Olga Roriz, among other authors.
As a creator, she has choreographed solos and trios in a competitive context for: XXVII International Ballet Competition Varna (Bulgaria), European Grand Prix (Vienna), TanzOlymp (Berlin), Northern Dance Festival, winning outstanding and merit awards with Companhia Júnior da Escola de Dança de Aveiro (2016), with Pequena Companhia of Academia de Dança Contemporânea de Setúbal / Young Choreographers, for Companhia Jovem AnimaBallet. For Companhia de Dança de Almada she choreographed, in 2021, the children’s play “O fio da Macaquinha”.

Rafael Barreto, Lisbon, 1993. Founder of Lugar Comum. Dance teacher and dancer, he highlights the works with Jácome Filipe, Catarina Courinha, Patrícia Henriques and Rita Spider. In 2011, he completed the Professional Performing Arts Course, at Escola Secundária de Gil Vicente. The following year, he attended the 1st year of the Degree in Theater at Escola Superior de Teatro e Cinema.
In theater, he highlights his work with Teatroesfera, Teatro Do Elétrico, Artistas Unidos, Teatromosca, UAU and ‘Dobrar-Núcleo Artístico, with the direction of Ana Lázaro. As a movement director, he signs several projects such as “Apatia”, “Efeito Berbereta”, “Sem Título” and “Não vais entrar?”.
In the work carried out with children and young people, he highlights his work at CAF – Centro de Artes e Formação do Bairro da Cruz Vermelha, at CAF at Escola de S. Vicente and at Conservatório de Música e Artes do Dão, in Santa Comba Dão, where he directs the programme in musical theater and the MUD’ARTE project.

www.cdanca-almada.pt

A Companhia de Dança de Almada é uma estrutura financiada por: Governo de Portugal, Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Almada.

Duração total / Total duration: Aprox. 60’
Classificação etária /Ages: Maiores de 6 / 6 and above
Preço / Price: 12€ | 7€ para jovens, seniores e grupos / for youth, senior citizens and groups

Informações / Information: +351 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
Bilhetes e reservas / Tickets and reservations: +351 212 739 360 | bilheteira@ctalmada.pt