@Adi Bulboaca

RAMANENJANA

Tangaj Collective |ROMÉNIA / MADAGÁSCAR / ALEMANHA / ROMANIA / MADAGASCAR / GERMANY|

29 Set. / Sep. | 6ª-feira / Friday | 21H00 / 9PM

Local / Venue: Auditório Fernando Lopes-Graça

Criação: Simona Deaconescu em colaboração com Gaby Saranouffi
Mentoria: Mathilde Monnier
Performance: Haja Saranouffi, Maria-Luiza Dimulescu, Simona Dabija
Música: Olombelo Ricky
Figurinos: Cristina Milea / Sarlatan
Desenho de luz: Alexandros Raptis
Vídeo: Kevin Deris, Simona Deaconescu, Carmen Tofeni, Cristian Pascariu

Coprodutores: Coletivo Tangaj, CNDB – Centro Nacional de Dança de Bucareste, Forecast
Parceiros: I’TROTA International Dance Festival, Goethe-Institut Bucharest, Goethe-Zentrum Antananarivo, Institutos Franceses na Roménia e em Madagáscar, Instituto Cultural Romeno, /SAC @ MALMAISON, Grizzly Film
Residências: PACT Zollverein, IFM – Instituto Francês de Madagáscar

Espetáculo criado na sequência de reuniões com Olombelo Ricky, Michel Razafiarivony, Ray Amandreny Benoit Randrianasolo, Serge Henri Rodin, Domoina Ratsara e Guide Sebastian.
Baseado nos relatos descritos por Andrew Davidson, William Ellis, Marc Finaz, Andrianjanfy, G. H. Stagg e Pierre de Vaissière.

1863. Antananarivo. Milhares de pessoas entram na cidade a dançar de forma alucinante ao som da música magnética dos tambores. Dançam durante dias sem se cansarem, num estado mental poderoso e difícil de definir, fazendo acrobacias impossíveis e retesando o corpo em movimentos improvisados. Diz-se que têm os olhos vermelhos e que querem transmitir a mensagem de uma mãe para o filho através dos seus movimentos rígidos.
Na agitação geral, são rotulados de doentes, possuídos, explorados, loucos, patologicamente empáticos e antinaturais. Os bailarinos chamam-se Ramanenjana e entram para a história como um grupo de pessoas que fazem parte de uma coreomania, uma misteriosa dança de massas, frequentemente designada por “epidemia da dança”. Não se sabe exatamente como se transmite a doença que os leva a dançar. Diz-se que é contagiosa devido a superstições, ao som da música, a uma simpatia exagerada, ou mesmo aos mosquitos.
A “epidemia” é abruptamente interrompida com a mudança do regime político e a diminuição da influência europeia na ilha.

Simona Deaconescu é uma coreógrafa e cineasta romena que trabalha em vários géneros e formatos. Examina construções sociais, na fronteira da ficção e da realidade objetiva, por vezes com ironia e humor negro.Tem uma licenciatura e um mestrado no departamento de coreografia da Universidade Nacional de Teatro e Cinema de Bucareste e uma licenciatura em Realização Cinematográfica na Universidade de Média de Bucareste. Recebeu bolsa de estudos danceWEB em Viena (2014), o Prémio do Centro Nacional de Dança de Bucareste (2016), foi Artista Aerowaves Twenty18 e Twenty22, e Coreógrafa Emergente Springboard Danse Montréal em 2019. Nos últimos anos, foi artista em residência com os projectos europeus Moving Digits e Biofriction. Em 2020, Simona Deaconescu começou a pesquisar “pragas” de dança históricas, o que a levou a criar “Choreomaniacs”, uma performance de docuficção sobre a Epidemia de Dança de 1518 em Estrasburgo. Em 2022, é artista residente do PACT Zollverein, com “Ramanenjana”. A sua investigação continua em Aachen e Colónia, com uma bolsa da Dance Research NRW, centrando-se na praga de dança do Rio Reno de 1374. Paralelamente à sua prática coreográfica, Simona Deaconescu desenvolveu o seu estilo em filmes de dança, colocando o corpo em lugares naturais indesejados e criando composições cinematográficas de longa duração nas curtas-metragens “Sonder” e “Silent Places”. Estas foram selecionadas e premiadas pelos mais conhecidos festivais de cinema de dança do mundo, tendo em 2018 recebido o Prémio LOIKKA por “Sonder”. Está atualmente a preparar a sua terceira curta-metragem, produzida pela Tangaj Productions e financiada pelo Centro Nacional de Cinema da Roménia. Desde 2015, é co-fundadora e diretora artística do Bucharest International Dance Film Festival. Em 2014, fundou a sua própria companhia baseada em projetos – Tangaj Collective. Desde então, os seus trabalhos têm sido seleccionados e apresentados em festivais e palcos convencionais, espaços não convencionais, cinemas, galerias e museus, e locais arquitetónicos, chegando a públicos da Europa e da América do Norte e do Sul. Em 2022, Simona Deaconescu é Artista Associada do Centro Nacional de Dança de Bucareste.

www.tangajdance.com/
Trailer: https://vimeo.com/tangajdance/ramanenjanatrailer

A participação do Coletivo Tangaj na 31.ª Quinzena de Dança de Almada insere-se no projeto cultural Retrocontrol – Performative Documentaries on the Move, cofinanciado pelo Instituto Cultural Romeno, através do Programa CANTEMIR. O projeto é também cofinanciado pela AFCN – Administração do Fundo Nacional de Cultura.


Creation: Simona Deaconescu in collaboration with Gaby Saranouffi
Mentoring: Mathilde Monnier
Performance: Haja Saranouffi, Maria-Luiza Dimulescu, Simona Dabija
Music: Olombelo Ricky
Costumes: Cristina Milea / Sarlatan
Light Design: Alexandros Raptis
Video: Kevin Deris, Simona Deaconescu, Carmen Tofeni, Cristian Pascariu

Co-producers: Tangaj Collective, CNDB – The National Center for Dance in Bucharest, Forecast
Partners: I’TROTA International Dance Festival, Goethe-Institute Bucharest, Goethe-Zentrum Antananarivo, The French Institutes in Romania and Madagascar, The Romanian Cultural Institute, /SAC @ MALMAISON, Grizzly Film
Residencies: PACT Zollverein, IFM – The French Institute in Madagascar

Performance created following discussions with Olombelo Ricky, Michel Razafiarivony, Ray Amandreny Benoit Randrianasolo, Serge Henri Rodin, Domoina Ratsara and Guide Sebastian.
Based on accounts described by Andrew Davidson, William Ellis, Marc Finaz, Andrianjanfy, G. H. Stagg and Pierre de Vaissière.

1863. Antananarivo. Thousands of people enter the city dancing in a hallucinatory way to the magnetic music of the drums. They can keep dancing for days without getting tired, in a powerful mental state that is difficult to define, performing impossible acrobatics and tensing their bodies in improvised movements. It is rumored that they have red eyes and that they want to convey the message of a mother to her son through their rigid movements.
In the general agitation, they are labeled sick, possessed, exploited, mad, pathologically empathetic, and unnatural. The dancers are called Ramanenjana and go down in history as a group of people who were part of a choreomania, a mysterious mass dance, often called the «dance epidemic». It is unknown exactly how the disease that causes them to dance is transmitted. It is rumored to be contagious due to superstitions, the sound of music, exaggerated sympathy, or even mosquitoes.
The “epidemic” comes to an abrupt halt as the political regime changes and European influence on the island diminishes.

Simona Deaconescu is a Romanian choreographer and filmmaker working across genres and formats. She examines social constructs, at the border of fiction and objective reality, sometimes with irony and black humor. She holds a BA and a MA at the choreography department of the National University of Theatre and Film in Bucharest and a BA in Film Directing at the Media University in Bucharest. She received the danceWEB scholarship in Vienna (2014), the National Centre for Dance in Bucharest Award (2016), she was an Aerowaves Twenty18 and Twenty22 Artist, and a Springboard Danse Montréal Emerging Choreographer in 2019. In the past years, she has been an artist in residence with the European Projects Moving Digits and Biofriction. In 2020, Simona Deaconescu started researching historical dance plagues, which led her to create “Choreomaniacs”, a docufiction performance about the 1518 Dance Epidemic in Strasbourg. In 2022, she is a PACT Zollverein artist in residence, with “Ramanenjana”. Her research continues in Aachen and Koln, with a grant from Dance Research NRW, focusing on the 1374 River Rhine Dance Plague. In parallel to her choreographic practice, Simona Deaconescu developed her style in dance film by placing the body in unwelcome natural places and creating long shot cinematic compositions in short films “Sonder” and “Silent Places.” They were selected and awarded by the most well-known dance film festivals in the world, in 2018 receiving the LOIKKA Award for “Sonder.” She is currently preparing her third short film, produced by Tangaj Productions and funded by the National Film Centre in Romania. Since 2015 she has been the co-founder and artistic director of Bucharest International Dance Film Festival. In 2014, Simona Deaconescu founded her own project-based company – Tangaj Collective. Since then, her works have been selected and presented in festivals and conventional stages, unconventional spaces, cinemas, galleries and museums, and architectural sites, reaching audiences from Europe and North and South America. In 2022 Simona Deaconescu became an Associated Artist with the National Centre for Dance in Bucharest.

www.tangajdance.com/
Trailer: https://vimeo.com/tangajdance/ramanenjanatrailer

The participation of Tangaj Collective in the 31st Quinzena de Dança de Almada is part of the cultural project Retrocontrol – Performative Documentaries on the Move, co-financed by the Romanian Cultural Institute, through the CANTEMIR Programme. The project is also co-financed by AFCN – The Administration of the National Cultural Fund.

Duração total / Total duration: Aprox. 60’
Classificação etária / Ages: Maiores de 6 / 6 and above
Preço / Price: 8€ | 4€ para jovens, seniores e grupos / for youth, senior citizens and groups

Informações / Information: +351 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
Bilhetes e reservas / Tickets and reservations: +351 212 724 922 | auditorio@cma.m-almada.pt