5 Oct./out. | 21:30
Venue/Local: Teatro Municipal Joaquim Benite – Sala Experimental
Programme 5 | Featured Spain/Programa 5 | Destaque Espanha
An eclectic display of what is done today, in Spain, in the contemporary dance scene. This programme is presented in partnership with Mostra Espanha 2019. / Uma mostragem eclética do muito que se faz hoje em Espanha na dança contemporânea. Programa apresentado em parceria com a Mostra Espanha 2019.
La Coleccionista
Girasol Flamenco |ES|
Choreography: Pepa Sanz
Performance: Ángela Jaurrieta
Lighting Design: Victor Dolera
Wardrobe: Carmen Granell
Wardrobe Painting: Carmen Palenzuela
Scenography and Props: Girasol Flamenco Producciones
Images: Jimena Marcos
Graphic Design: Renae Harvey
Production: Pepa Sanz & Jose Merino – Girasol Flamenco Producciones
La Coleccionista is an expressive and visual Flamenco-contemporary dance piece which shows dance with objects. It arouses the curiosity of the public through the elements, which play a primordial role in choreography, as well as for its aesthetics, visual and sound impact. A dual personality, seeking liberation, with an open end and message of hope. When empathy and understanding unleash what we have always sought.
Pepa Sanz is a versatile dancer, teacher and choreographer who during her long career has collaborated with artists of different styles. She was honoured with the UNESCO Aschberg Bursary for Artist Program and has performed award-winning choreographies at the Madrid Choreography Competition. She has worked with various companies and daring projects as a dancer, choreographer and assistant. Pepa Sanz coordinates the Taller Choreographic EPDCYLValladolid. She is co-director, along with José Merino, of her own company, presenting her works in Spain, Argentina, Thailand and Japan.
Girasol Flamenco is composed of versatile dancers and choreographers with extensive experience. Its starting point is the “flamenco-contemporary dance/new Spanish dance”, developing its work with an open approach to other languages and disciplines, dance-theatre, music, plastic arts… creations, it seeks its own style through scenic environments, sound, theatricality and the pursuit of a stereotype-free movement. Since 2010 it has been presented in Spain, Argentina, Japan and Thailand, with the support of the Spanish Ministry of Culture, the Community of Madrid and AECID.
Duração: 13’12”
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Coreografia: Pepa Sanz
Interpretação: Ángela Jaurrieta
Desenho de Luz: Victor Dolera
Figurinos: Carmen Granell
Pintura de Figurinos: Carmen Palenzuela
Cenografia e Adereços: Girasol Flamenco Producciones
Imagens: Jimena Marcos
Design Gráfico: Renae Harvey
Produção: Pepa Sanz & Jose Merino – Girasol Flamenco Producciones
Peça de dança flamenco-contemporânea, expressiva e visual, que mostra um trabalho de dança com objetos. Desperta a curiosidade do público por meio dos elementos, que desempenham um papel primordial na coreografia, assim como pela sua estética, plástica e sonoridade. Uma personagem dual, em busca de libertação, com um fim aberto com uma mensagem de esperança. Quando a empatia e a compreensão soltam aquilo que sempre procurámos.
Pepa Sanz é uma bailarina, professora e coreógrafa versátil, que durante a sua longa carreira tem colaborado com artistas de estilos diferentes. Foi distinguida com o Unesco Aschberg Bursary for Artist Program e interpretou coreografias premiadas no Concurso Coreográfico de Madrid. Colabora com várias companhias e em projetos audazes enquanto bailarina, coreógrafa e assistente. Coordena o Taller Coreográfico EPDCYLValladolid. É co-diretora, junto com José Merino, da sua própria companhia, apresentando os seus trabalhos em Espanha, Argentina, Tailândia e Japão.
Girasol Flamenco é formador por bailarinos e coreógrafos versáteis com uma larga experiência. O seu ponto de partida é a “dança flamenco-contemporânea/nova dança espanhola”, desenvolvendo o seu trabalho com uma abordagem aberta para outras linguagens e disciplinas, dança-teatro, música, artes plásticas… Nas suas criações, procuram o seu próprio estilo através dos ambientes cénicos, da sonoridade, da teatralidade e da busca por um movimento livre de estereótipos. Desde 2010 têm apresentado os seus trabalhos em Espanha, na Argentina, no Japão e na Tailândia, com o apoio do Ministério da Cultura de Espanha, Comunidade de Madrid e AECID.
Duração: 13’12”
L’origen
Psicoproject en Moviment |ES|
Choreography: Gisela Riba
Performance: Jordi Soler and Gisela Riba
Music: Alva Noto and Max Ricther
L’origen (The Source) was inspired by the androgynous story as told by Aristophanes at Plato’s Banquet. He tells us of the origin of love: “After division, the two parts of man, each wishing for his half, joined and intertwined in a mutual embrace, wishing to be one, began to starve and self-neglect, because they do not like to do nothing apart “.
Gisela Riba studied classical dance at the Conservatório Profissional de Dança da Escola de Artes Dramáticas de Barcelona. As a performer she’s worked at Ballet Biarritz, Ballet Junior Genève, La Fura del Baus, Gelabert Azzopardi, among others. Since 2015 she’s worked as a performer and choreographer at Psicoproject en Moviment with Jordi Soler. Jordi Soler learned contemporary dance and scene direction in Barcelona and Berlin. As a dancer and performer, she’s worked with and contributed to the Sònia Gómez Company, Peeping Tom, the Experimental Proyecto Company, the Mercedes Boronat Company, with Irina Martínez, La Fura del Baus, the Willi Dorner Company and the Sol Picó Company. In 2010, she founded Piscoproject en moviment with solo AUT … (plomes al pit). She participated in the 16th edition of the Stuttgart International Solo Tanz Theatre Festival and SDC Gdański Festiwal Tańca, Poland, the Gib Fringe Festival in Gibraltar and the Delmar Choerography Festival. Together they participated in the 10th edition of the International Performing Arts Festival of Alcobendas / ADAE, the Warsaw Zawirowania International Dance Choreographic Competition, Public Beta Festival – Madrid, Vila-Real Dance Festival and Agitart Festival.
Psicoproject en Moviment is a Barcelona based contemporary dance and physical theatre company. Its main creative impulse focuses on human psychology expressed through movement. The company created AUT, cafè amb la mort, Home enamorat, Los que me quieren me llaman Fede, Final de trajecte, L’origen, Homo tecnologicus, In private, In exile and SHE/HE.
Duration: 10′
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Coreografia: Gisela Riba
Interpretação: Jordi Soler e Gisela Riba
Música: Alva Noto e Max Ricther
L’origen foi inspirada pela história do andrógino, tal como contada por Aristófanes no Banquete de Platão. Fala-nos da origem do amor: “Após a divisão, as duas partes do homem, cada uma desejando a sua metade, se uniram e entrelaçaram num mútuo abraço, desejando ser unas, começaram a morrer de fome e auto-negligência, porque não gostavam de fazer nada separadas”.
Gisela Riba estudou dança clássica no Conservatório Profissional de Dança da Escola de Artes Dramáticas de Barcelona. Como intérprete trabalhou no Ballet Biarritz, Ballet Junior Genève, La Fura del Baus, Gelabert Azzopardi, entre outros. Desde 2015 trabalha como intérprete e coreógrafa no Psicoproject en moviment, com Jordi Soler. Como bailarina e intérprete, trabalhou e contribuiu para a Companhia Sònia Gómez, Peeping Tom, a Companhia Proyecto experimental, a Companhia Mercedes Boronat, com Irina Martínez, La Fura del Baus, a Companhia Willi Dorner e a Companhia Sol Picó. Em 2010, fundou Piscoproject en moviment com o solo AUT… (plomes al pit). Participou na 16.ª edição do International Solo Tanz Theater Festival de Stuttgart e no SDC Gdański Festiwal Tańca, Polónia, o Gib Fringe Festival em Gibraltar e o Delmar Choreography Festival. Juntos participaram na 10.ª edição do International Performing Arts Festival of Alcobendas /ADAE, the Warsaw Zawirowania Dance International Choreographic Competition, Beta Pública Festival, Madrid, Vila-Real Dance Festival e Agitart Festival..
Psicoproject en Moviment é uma companhia de dança contemporânea e teatro físico sedeada em Barcelona. O seu principal impulso criativo concentra-se na psicologia humana expressa através do movimento. A empresa criou AUT… (plomes al pit), 25 de setembre: cafè amb la mort a les 11, Home enamorat ;), Los que me quieren me llaman Fede, Final de trajecte, L’origen, Homo tecnologicus, In private, In exile e SHE/HE.
Duração: 10′
Baby Doll (La Mirada de la Muñeca)
Compañia Danza Mobile |ES|
Concept and Choreography: Antonio Quiles / Cía. ALTERACIONES D-T
Assistance and External Eye: Esmeralda Valderrama / Manuela Calleja
Performance: Irene Crespo and Antonio Quiles
Wardrobe: Manuela Calleja
Production: Danza Mobile and Alteraciones D-T
“It’s not pleasant, but you can remain still, silent, so at least you can isolate yourself, without playing any role, without having to externalize false gestures. I understand you, I understand your silence, your passivity as a perpetual doll.”
How and when did you move from the representation of woman as goddess, fertility talisman and creator of the world, feminine personifications of concepts such as Justice, Beauty or Wisdom to that of an empty doll? I am sure that the concept of a doll as entertainment was created by a man, as a representation, an “alter ego” of what they want us to be. From childhood they tell us how they want us to be: Submissive, beautiful and quiet, pliable and manageable, dominated. Decorative element, fundamental part of a game, of your game.
Welcome to my piece, BABY DOLL !.
Antonio Quiles Villanueva Tarifa, Cadiz, 1974, performer, choreographer/stage director and teacher, is the director of the ALTERACIONES D-T company. He holds a degree in Fine Arts from Cuenca College. Later graduated in Contemporary Dance, specializing in Choreography from Dansakademie Hogeschool voor de Kunsten Arnhem (Netherlands) and CAD (Centro Andaluz de Danza). He completed his theatre studies at CAT (Centro Andaluz de Teatro) and HKU Hogeschool voor de Kunsten Utrecht (Netherlands). He completed pedagogy studies at the Universidade de Sevilha and is currently undertaking an online course on “Specialization in Artistic Education, Culture and Citizenship” organized by OEI and the Universidade de Valladolid. He received several grants and scholarships from the Regional Government of Andalusia and Ministry of Culture of Spain, support of IBERESCENA (together with Carmen Correa), the support of Obra Social La Caixa (in conjunction with DANZA MOBILE) and awards such as the 2nd Pepe Spaliú Plastic Arts Prize and choreography contests by the Secretaria de Cultura do México and the Instituto da Juventude da Andaluzia. As a performer, he has worked with the following companies: IDance (Netherlands), Influxtanz Co. (Switzerland) and BebegGround Co. (Switzerland), Cía. Alicia Sánchez (Mexico), Cía. Alicia Soto-Hojarasca (Spain), Segunda Tanda (Spain), Cía. Pilar Gallegos (Italy) and has recently worked with the German company S-H-I-F-T-S Arts in Movement as well as on various and diverse projects by independent artists.
With his company ALTERACIONES DT (www.alteracionesdanzateatro.blogspot.com), he created works such as: Instalaciones I-Versiones sobre la FRAGILIDAD, Cualquier Otro, Desenfocados, Inevitable, ARTISTAS, ZOO 20011 and LIMÜN (La Humanidad Esperanzada), among others. He has performed and / or presented his own pieces in Festivals and scenic venues in: Spain, England, the Netherlands, Switzerland, Germany, Ireland, Italy, Greece, Slovenia, Cuba, Colombia, USA, Russia and Mexico.
Danza Mobile started in 2001 and is now a reference in the area of contemporary dance at a national and international level. Since the first performance on stage, 25 shows have been produced and there have been more than 600 performances integrated in national programs such as ‘Danza a Escena’ and ‘Platea’, ‘Enrédate’ Circuit of the Regional Government of Andalusia, Castela-La Mancha Performing Arts Circuit, Madrid Community Theatre Circuit, CIPAEM of Diputación of Seville, etc., as well as events and festivals such as the Barcelona Forum, Granada Music and Dance Festival, Seville Flamenco Biennale, La Casa Encendida Festival Madrid, Tarragona Eclectic Festival or the Festival 10 Sentidos Valencia, EÑE Festival (Madrid), Una Mirada Diferente (Madrid), Madrid en Danza …
The company attended different shows and festivals in the United Kingdom, Germany, Austria, Czech Republic, Italy, Switzerland, France, Netherlands, Turkey, Russia, Belgium, Morocco, Mexico, Jordan, Argentina and Denmark.
Danza Mobile received several distinctions such as the Dionysos Prize awarded to theatrical projects with a social impact, awarded by UNESCO-Comunidad de Madrid (2012); the Andalusian Good Practice Prize for special attention to persons with disabilities from the Secretariat for Equality and Social Welfare of the Regional Government of Andalucía (2010); the ‘Solidarity’ Prize from the Union of Actors and Performers of Andalucía (2010); the Mayte Theatre Award for Standardization of Disability in Theatre (2007); the City Medal for its career in promoting culture, art and dissemination of the name of Seville and the MAX 2018 Social Character Award from the Sociedad General de Autores y Editores (SGAE).
It has also received awards for Sendas by Ana Erdozáin at the Madrid 2014 Choreography Competition and Vanesa Aibar’s El Espejo at the Tetuán-Madrid 2016 Choreographic Competition. As well as three Lorca 2017 prizes awarded by the Association of the Performing Arts of Andalucía (ARESAN) with which was distinguished the show En Vano, by Arturo Parrilla. And, in 2018, the Seville Scenarios Award to Helliot Baeza as best dancer for Helliot (contemporary dance solo for different audiences)
Duration: 12’20”
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Conceito e Coreografia: Antonio Quiles / Cía. ALTERACIONES D-T
Assistência e Olho Externo: Esmeralda Valderrama e Manuela Calleja
Interpretação: Irene Crespo e Antonio Quiles
Figurinos: Manuela Calleja
Produção: Danza Mobile e Alteraciones D-T
“Não é agradável, mas podes permanecer imóvel, em silêncio, assim pelo menos podes isolar-te em ti mesma, sem interpretar nenhum papel, sem ter que exteriorizar falsos gestos. Eu compreendo-te, compreendo o teu mutismo, a tua passividade de perpétua boneca.”
Como e em que momento se passou da representação da mulher como deusa, talismã da fertilidade e criadora do mundo, personificações femininas de conceitos como Justiça, Beleza ou Sabedoria para o de boneca vazia? Tenho a certeza de que o conceito de boneca como entretenimento foi criado por um homem, como uma representação, um “alter ego” daquilo que desejam que fossemos. Desde pequenas que nos dizem como querem que sejamos: Submissas, bonitas e caladas, manipuláveis e manejáveis, dominadas. Elemento decorativo, peça fundamental de um jogo, do seu jogo.
Bem-vindos à minha peça BABY DOLL!.
Antonio Quiles Villanueva Tarifa, Cádiz, 1974, intérprete, coreógrafo/encenador e professor, é o diretor da companhia ALTERACIONES D- T (www.alteracionesdanzateatro.blogspot.com).
Licenciado em Belas-Artes pela Faculdade de Cuenca. Posteriormente forma-se em Dança Contemporânea, especialização em Coreografia, na Dansakademie Hogeschool voor de Kunsten Arnhem (Países Baixos) e no CAD (Centro Andaluz de Danza). Conclui os estudos de Teatro no CAT (Centro Andaluz de Teatro) e HKU Hogeschool voor de Kunsten Utrecht (Países Baixos). Realizou o CAP (Curso de Adaptação Pedagógica) na Universidade de Sevilha e atualmente está a realizar um curso online de “Especialização em Educação Artística, Cultura e Cidadania” organizado pela OEI e a Universidade de Valladolid. Recebeu diversos apoios e bolsas como o apoio “Formação e Continuação dos Estudos Artísticos” atribuído pela Junta da Andaluzia e pelo Ministério da Cultura de Espanha, assim como o “Apoio a Nova Produção” atribuído pela Junta da Andaluzia, o apoio IBERESCENA (juntamente com Carmen Correa), o apoio Obra Social La Caixa (juntamento com DANZA MOBILE) e prémios como o 2.º Prémio Artes Plásticas Pepe Spaliú e concursos de coreografia da Secretaria de Cultura do México e do Instituto da Juventude da Andaluzia. Como Intérprete já trabalhou com as companhias: IDance (Países Baixos), Influxtanz Co. (Suiça) e BebegGround Co. (Suiça), Cía. Alicia Sánchez (México), Cía. Alicia Soto-Hojarasca (Espanha) e Segunda Tanda (España), Cía. Pilar Gallegos (Itália) e recentemente tem trabalhado com a companhia alemã S-H-I-F-T-S Arts in Movement, bem como em vários e diversificados projetos de artistas independentes. Com a sua companhia ALTERACIONES D-T criou obras como: “Instalaciones I- Versiones sobre la FRAGILIDAD”, “Cualquier Otro”, “Desenfocados”, “Inevitable”, “ARTISTAS”, “ZOO 20011” e “LIMÜN (La Humanidad Esperanzada)”, entre outras. Interpretou e/ou apresentou peças próprias em Festivais e espaços cénicos de: Espanha, Inglaterra, Países Baixos, Suiça, Alemanha, Irlanda, Itália, Grécia, Eslovénia, Cuba, Colômbia, EUA, Rússia e México.
Danza Mobile teve início em 2001, sendo uma referência na área da dança contemporânea, a nível nacional e internacional. Desde a primeira apresentação em palco, foram produzidos 25 espetáculos e feitas mais de 600 representações, integrados em programações nacionais como ‘Danza a Escena’ e ‘Platea’, Circuito ‘Enrédate’ da Junta da Andaluzia, Circuito de Artes Escénicas de Castela-La Mancha, Circuito de la Red de Teatros de la Comunidad de Madrid, CIPAEM da Diputación de Sevilha, etc., assim como em eventos e festivais como o Forum de Barcelona, Festival de Música y Danza de Granada, Bienal del Flamenco de Sevilha, Festival de la Casa Encendida de Madrid, Festival Eclèctic de Tarragona ou o Festival 10Sentidos Valência, Festival EÑE (Madrid) Una Mirada Diferente (Madrid), Madrid en Danza… Marcou presença em diferentes mostras e festivais do Reino Unido, Alemanha, Áustria, República Checa, Itália, Suíça, França, Países Baixos, Turquia, Rússia, Bélgica, Marrocos, México, Jordânia, Argentina e Dinamarca. Danza Mobile recebeu várias distinções como o Prémio Dionisos atribuído a projetos teatrais com repercussão social, atribuído pela UNESCO-Comunidad de Madrid (2012); o Prémio Andaluz às Boas Práticas de especial atenção com pessoas com deficiência da Secretaria para a Igualdade e o Bem-Estar Social da Junta da Andaluzia (2010); o Prémio ‘Solidaridade’ da Unión de Actores e Intérpretes de Andalucía (2010); o Prémio Mayte de Teatro para a Normalização da deficiência no Teatro (2007); a Medalha da Cidade pelo seu percurso no fomento da cultura, da arte e difusão do nome de Sevilha e o prémio MAX 2018 de Caráter Social da Sociedad General de Autores (SGAE). Recebeu ainda prémios pelas peças ‘Sendas’ de Ana Erdozáin no Concurso Coreográfico de Madrid 2014 e ‘El Espejo’ de Vanesa Aibar no Concurso Coreográfico de Tetuán-Madrid 2016. Assim como três prémios Lorca 2017 atribuídos pela Asociación de las Artes Escénicas de Andalucía (ARESAN) com os quais foi distinguido o espectáculo ‘En Vano’, de Arturo Parrilla. E, em 2018, o Prémio Cenários de Sevilha a Helliot Baeza como melhor bailarino pelo espectáculo Helliot (solo de dança contemporânea para diferentes públicos).
Duração: 12’20”
Traveling
Cia BAAL |ES|
Choreography: Catalina Carrasco
Performance: Catalina Carrasco and Gaspar Morey
Music: The Wyrding Module, Karl Zéro
Support:
Traveling as a metaphor for life. To achieve one’s dreams or not, the fear of facing the challenges to get there, the anxiety caused by confrontation and the pleasure of being successful. From everyday to abstraction, from subtle to grotesque. Emotive, funny, intense and surreal scenes.
Catalina Carrasco is the artistic motor of BAAL: her restlessness, nonconformity and panic for monotony are her fuel. She graduated in contemporary dance at M.H. University. She completed her training in different countries and disciplines, from classical to contemporary, Butoh and theatre. While completing her studies, she danced in television shows and Cabaret. She has worked for companies in Madrid, Barcelona, Majorca, Santiago de Chile, Berlin and Cologne. Prior to founding Baal in 2012, she produced several pieces, some of them award winning. Baal has also been distinguished with several awards.
Cia BAAL is a new and unusual way of looking at dance, not limited by convention, that articulates its own language. We explore the body with your desires, thoughts and emotions. Always looking to establish new dialogues with the audience and technology. Social awareness and activism are also part of our DNA.
Duration: 20′
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Coreografia: Catalina Carrasco
Interpretação: Catalina Carrasco e Gaspar Morey
Música: The Wyrding Module, Karl Zéro
Apoio:
Traveling (Viajar) como metáfora da vida. Alcançar ou não os próprios sonhos, o medo de enfrentar os desafios para chegar lá, a ansiedade causada pelo confronto e o prazer de ser bem-sucedido. Do quotidiano à abstração, do sutil ao grotesco. Cenas emotivas, engraçadas, intensas e surreais.
Catalina Carrasco é o motor artístico de BAAL: o seu desassossego, não conformismo e pânico ao tédio são o seu combustível. Formou-se em dança contemporânea na Universidade M.H. . Concluiu a sua formação em diferentes países e disciplinas, desde o clássico ao contemporâneo, passando por Butoh e teatro. Enquanto concluía os seus estudos, dançou em espetáculos de televisão e Cabaret. Trabalhou em companhias em Madrid, Barcelona, Maiorca, Santiago de Chile, Berlim e Colónia. Antes de fundar Baal em 2012, produziu várias peças, algumas delas premiadas. Com Baal também já foi distinguida com vários prémios.
Cia BAAL é uma forma nova e invulgar de olhar para dança, não limitada por convenções, que articular a sua própria linguagem. Exploramos o corpo com os seus desejos, pensamentos e emoções. Sempre à procura de estabelecer novos diálogos com a audiência e a tecnologia. A consciência social e o ativismo fazer também parte do nosso ADN.
Duração: 20′
All inclusive
UNAiUNA |ES|
Choreography and Perfomance: Laura Lliteras and Marina Fullana
Music: Tren transoceánico a Bucaramanga by Los Pekenikes
Lighting Design: Carles Rigualt
All inclusive is a self-reflexive and critical look at the assumed role when we become tourists in a social context where globalization, overcrowding and foreign appropriation fear are current issues.
UNAiUNA arises from a relationship between two different women, who are at the same time the same. Laura Lliteras and Marina Fullana have shared their training as performers and choreographers studying for Professional degrees in ballet and contemporary dance and in choreography. Later, they both started working in IT Dansa Company. The first performance they created was Dosis. The performance created after that was All inclusive. Now they are working in a new piece: Galejar.
Duration: 12′
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Coreografia e Interpretação: Laura Lliteras e Marina Fullana
Música: Tren transoceánico a Bucaramanga de Los Pekenikes
Design de Luz: Carles Rigualt
All inclusive é um olhar crítico e de auto-refelexão sobre o papel que assumimos enquanto turistas num contexto social em que o medo da globalização, sobrepopulação e apropriação por estrangeiros são problemas atuais.
UNAiUNA surge da relação entre duas mulheres muito diferentes, mas que, ao mesmo tempo, são iguais. Laura Lliteras e Marina Fullana partilham a formação de intérpretes e coreógrafas, sendo formadas em dança clássica, dança contemporânea e coreografia. Mais tarde, ambas trabalharam na companhia “IT dansa”. A primeira peça que criaram foi “Dosis”, seguida de “All inclusive”. Atualmente estão a trabalhar numa nova peça: Galejar.
Duração: 12′
Creepy Crawly
Led Silhouette |ES|
Choreography: Jon Lopez
Direction Assistance: Martxel Rodriguez
Performance: Edoardo Ramirez, Marcos Martincano, Carlos Roncero
Music: Anne James Chaton
Lighting Design: Led Silhouette
Wardrobe: Lola García “Lalola” / Iñaki Cobos
Supported by artistic residencies in Dantzagunea (Basque Country) and Compañia Nacional de Danza (Madrid).
Creepy Crawly describes a cast of characters who consciously hide aspects of themselves from those around them. They hide the truth about who they are, where they come from and who they love. They fear shame, rejection, gossip and embarrassment. They whisper tales, but they never want the tale to be about them.
Jon Lopez (Madrid, 1993), having completed his course at the Conservatório Real de Dança Profissional Mariemma in Madrid, began his professional career at the Ballet da Generalitat Valenciana. He is currently part of the Companhia Catalã La Veronal under the direction of Marcos Morau, having participated in different productions. As a freelance dancer he also participated in different projects of Taiat Dansa, Cia Vero Cendoya and Kukai Dantza. And since 2016, he has been working as a choreographer, leading the Led Silhouette Collective together with Martxel Rodriguez.
Led Silhouette is a collective created and directed by Martxel Rodriguez and Jon López based in Navarra (Spain). Alongside their activities as performers in companies such as “La Veronal” or “Kukai Dantza”, they began a new phase as creators in 2016 as co-directors of this collective of young artists trained in different dance disciplines and influenced by contemporary art.
Duração: 12’18”
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Coreografia: Jon Lopez
Assistente de Direção: Martxel Rodriguez
Interpretação: Edoardo Ramirez, Marcos Martincano, Carlos Roncero
Música: Anne James Chaton
Design de Luz: Led Silhouette
Figurinos: Lola García “Lalola” / Iñaki Cobos
Peça apoiada por residências artísticas em Dantzagunea (País Basco) e Compañia Nacional de Danza (Madrid).
Creepy Crawly descreve um elenco de personagens que conscientemente escondem aspetos de si daqueles que os rodeiam. Escondem a verdade sobre quem são, de onde vêm e quem amam. Receiam a vergonha, a rejeição, o falatório e o constrangimento. Sussurram histórias, mas nunca querem que a história seja sobre eles.
Jon Lopez (Madrid, 1993), depois de ter concluído o curso no Conservatório Real de Dança Profissional Mariemma em Madrid, iniciou a sua carreira profissional no Ballet da Generalitat Valenciana. Atualmente integra a Companhia Catalã La Veronal sob a direção de Marcos Morau, tendo participado em diferentes produções do coreógrafo. Como bailarino freelance participa também em diferentes projetos de Taiat Dansa, Cia Vero Cendoya e Kukai Dantza. E desde 2016 trabalha como coreógrafo, à frente do coletivo Led Silhouette juntamente com Martxel Rodriguez.
Led Silhouette é um coletivo criado e dirigido por Martxel Rodriguez e Jon López sedeado em Navarra (Espanha). Paralelamente às suas atividades como intérpretes em companhias como “La Veronal” ou “Kukai Dantza”, começaram uma nova etapa como criadores, em 2016, enquanto co-diretores deste coletivo de jovens artistas formados em diferentes disciplinas de dança e influenciados pela arte contemporânea.
Duração: 12’18”
Programme presented in partnership with:/Programa apresentado em parceria com:
Support/Apoio:
Total duration: Circa 90’, with intermission
Ages: 6 and over
Price: 6€ | 4,50€ for youth and senior citizens/
Duração total: Cerca de 90’, com intervalo
Classificação etária: M/6
Preço: 6€ | 4,50€ para jovens e séniores