PLATAFORMA COREOGRÁFICA INTERNACIONAL | INTERNATIONAL PLATFORM FOR CHOREOGRAPHERS
9 Out./Oct. | Domingo/ Sunday | 16:30/4:30PM
Local/Venue: Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea
Duração total/Total duration: Aprox. 50’
Classificação etária/Ages: para todas as idades/ for all ages
Entrada gratuita (sujeita à lotação dos espaços exteriores)/Free Entrance (limited to the capacity of the outdoor spaces)Informações/Information: +351 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
MIÑAXOIA – Maximiliano Sanford e Clara Ferrão Diz |ESPANHA|
©Paulina Funes
Direção: Maximiliano Sanford
Coreografia: Maximiliano Sanford e Clara Ferrão Diz
Interpretação: Clara Ferrão Diz
Um corpo, uma vibração, um rangido, uma fratura. Não me destrói.
Esta situação não é considerada, e eu, “Miñaxoia”, confio que isso vai mudar.
Às vezes tudo parece invisível, só há o corpo, o cansaço, o movimento sem fim que me permite reconhecer onde estou.
A oportunidade organizada abre um espaço em branco para entrar.
O corpo está a ficar manchado, encontra uma nova vibração.
O corpo transforma-se, haverá uma solução que não conheço.
Maximiliano Sanford Monte, foi ginasta na seleção olímpica brasileira.
Já dançou em companhias como Losdedae (Madrid), Date Danza (Granada), Cie La Flux (Paris).
Participou em diversos projetos com coreógrafos europeus como Sharon Fridman (Madri), Yutaka Takekey (Toulouse), Win Vandekeybus (Bruxelas), Raphael Boitell (Paris), Lucio Baglivo (Madri). Participou do elenco de Macbeth no teatro Scala em Milão como bailarino acrobata.
Dançou na produção de Venere com o premiado coreógrafo Daniel Abreu.
Como professor trabalhou em escolas em Madrid como Carmen Senra, Victor Ullate, Bambú Danza entre outras. Também ministrou vários workshops na Europa e no Brasil e foi convidado como orador no Conservatório de Dança Contemporânea Granada Reina Sofía.
Clara Ferrao Diz é performer, professora e criadora de dança contemporânea.
Trabalha como professora, bailarina e continua a sua formação em festivais em Espanha, Portugal, Inglaterra, França, Alemanha, Canadá, Polónia e México.
Como bailarina, destaca-se a sua participação na peça “Garage” da companhia de teatro Voadora; e no musical “Galicia Canibal” coreografado por Mónica García e Janet Novás. Também trabalha coletivamente como coreógrafa e bailarina, colaborando com diferentes companhias, como Maximiliano Sanford, Nuria Sotelo, Can Cun Quinqué…
Foi premiada pelas peças “Pies de plomo”, “Ensaio amor”, “Miñaxoia” e “Lara Hierro”.
Atualmente trabalha na companhia Al-badulque de Cáceres, na sua produção “Serrana”; com o Colectivo Vacaburra de Santiago de Compostela, na sua nova peça “Festina Lente”; e com o Colectivo Glovo de Lugo, na sua última peça “Tabú”.
Alia o seu percurso profissional como bailarina à docência e organização de eventos como o “Gondomar em Contacto”.
Duração: 13′
http://www.claraferraodiz.com/
THE SENSELESS COMMUNITY – Compagnie Christian & François Ben Aïm |FRANÇA|
©Patrick Berger
Coreografia: Christian e François Ben Aïm
Interpretação: Christian Ben Aïm, Chiara Corbetta e Emilio Urbina
Composição Musical: Nicolas Deutsch
“The senseless Community” é uma curta viagem livre de todas as ideias preconcebidas.
Esta busca puramente formal do gesto risível levanta imediatamente a questão da norma e da diferença. O que será que podemos, enquanto grupo, tolerar como diferente? Esta questão estética é também uma questão social e filosófica.
Percorrendo um mundo cuja lógica é deslocada e invertida, estes excêntricos personagens executam ações cuja intenção nos escapa. No entanto, fazem-no com uma certeza: ou os seus movimentos têm um propósito ou os seus autores se libertam para viver todas as possibilidades do presente.
Na sequência da sua formação interdisciplinar em dança, teatro físico e artes circenses, os irmãos Christian e François Ben Aïm seguiram carreiras individuais como intérpretes. Em 1997, uniram forças para criar “À l’abri du regard des hommes, avant d’aller mourir ailleurs”, uma performance híbrida em dança e teatro, embarcando assim numa parceria que levaria à concretização de uma vintena de peças originais entrelaçadas com uma singular fraternidade. Durante mais de vinte anos, Christian e François Ben Aïm desenvolveram um corpo de trabalho rico, abundante em poesia e com elevados padrões. As suas produções inspiram-se em várias fontes, tais como literatura, música e artes pictóricas, miscigenando intimamente em palco as disciplinas artísticas. As suas peças têm sido apresentadas a nível nacional e internacional.
Duração: 20′
https://cfbenaim.com/en/portfolio-spectacles/the-senseless-community/
STILL = NOUN AND ADJECTIVE – En Situ Danza |PORTO RICO|
©Future Interstates, Zuleira Soto-Roman.
Coreografia, Composição, Voz e Interpretação: Myrna Renaud
O momento exato em que um movimento se torna pura forma por meio de um “still” – no sentido fotográfico.
Contemplando como na minha idade avançada (68) o movimento é bio-naturalmente reduzido, mas ainda contém a carga emocional do seu conteúdo.
Myrna Renaud é bailarina, coreógrafa, professora, designer, produtora e mentora, trabalhou 45 anos em dança contemporânea, experimental e afro-caribenha; trabalha em performance/instalação site-specific, teatro pós-dramático, screendance e terapias expressivas.
É conhecida pelas suas instalações de dança em montras que concebeu, apresentou e produziu em Houston, San Antonio, Santurce, Hato Rey, Puerto Nuevo, Londres, Mainz, Barcelona, Miami e Lisboa.
Em 2008, recebeu um prémio da Fundación del Colegio de Arquitectos y Arquitectos Paisajistas de Puerto Rico pela criação, produção, performance e documentação de “Cuestión de 7 – Gira de artevivo santurcina”.
A sua performance/instalação nocturna “La Casa Que Soy”, um trabalho transdisciplinar e site-specific, foi encomendado pela Casa Cruz de la Luna, de Porto Rico em 2011 e pela Gestalt en Movimiento, Barcelona, Catalunha em 2014.
Em 2014, com o Vueltabajo Teatro e Matotumba, cocriou “La Red Curadora”, que fez a curadoria, produziu, apresentou e documentou durante um ano o festival de dança e performance multi/interno/trans disciplinar “Vente 14: Cuerpo Contemporánea”.
Em 2018-2019, o seu screendance “LAPSUS” foi selecionado para vinte e um festivais internacionais. “LAPSUS” recebeu um prémio para a melhor peça de vídeo experimental no Great Message International Film Festival, Pune – Índia e uma menção especial para a dança experimental em vídeo no Festival Internacional Corporalidad Expandida, Buenos Aires, Argentina.
Renaud vive atualmente em Lisboa, Portugal.
Duração: Aprox.10′
https://ensitudanza.wixsite.com/num-3
MIÑAXOIA – Maximiliano Sanford and Clara Ferrão Diz |SPAIN|
Direction: Maximiliano Sanford
Choreography: Maximiliano Sanford and Clara Ferrão Diz
Performance: Clara Ferrão Diz
One body, one vibration, one creak, one fracture. It doesn’t destroy me.
This situation isn’t considered, and I, “Miñaxoia”, I trust this is going to change.
Sometimes everything seems invisible, there’s only the body, only the exhaustion, only the never ending movement that affords me to recognize where I am.
The organised chance opens a blank space to go in.
The body is getting blurred, finds a new vibration.
The body transforms, there will be a solution that I don’t know.
Maximiliano Sanford Monte, was a gymnast of the Brazilian Olympic team.
He has danced in companies such as Losdedae (Madrid), Date Danza (Granada), Cie La Flux (Paris).
He was part of different projects with European choreographers such as Sharon Fridman (Madrid), Yutaka Takekey (Toulouse), Win Vandekeybus (Brussels), Raphael Boitell (Paris), Lucio Baglivo (Madrid). He participated in the cast of “Macbeth” at the Scala theatre in Milan as an acrobat dancer. He danced in the production of “Venere” with the award winning choreographer Daniel Abreu.
As a teacher he worked in Madrid schools such as Carmen Senra, Victor Ullate, Bambú Danza among others. He has also given various workshops in Europe and Brazil and has been invited as a speaker at the Granada Reina Sofía Conservatory of Contemporary Dance.
Clara Ferrao Diz is a performer, teacher and creator of contemporary dance.
She works as a teacher and dancer continuing her training at festivals in Spain, Portugal, England, France, Germany, Canada, Poland and Mexico.
As a dancer, it is worth noting her participation in the piece “Garage” by the Voadora theatre company; and in the musical “Galicia Canibal” choreographed by Mónica García and Janet Novás. She also works collectively as a choreographer and dancer collaborating with different companies, such as Maximiliano Sanford, Nuria Sotelo, Can Cun Quinqué…
She has been awarded for the pieces “Pies de plomo”, “Ensaio amor”, “Miñaxoia” and “Lara Hierro”.
She is currently working with the company Al-badulaque de Cáceres, in their
production “Serrana”; with the Colectivo Vacaburra from Santiago de Compostela, in their new piece “Festina Lente”; and with the Colectivo Glovo de Lugo, in his last piece “Tabú”.
She combines her professional career as a dancer with teaching and organising events such as “Gondomar in Contact”.
Duration: 13′
THE SENSELESS COMMUNITY – Compagnie Christian & François Ben Aïm |FRANCE|
Choreography: Christian and François Ben Aïm
Performance: Christian Ben Aïm, Chiara Corbetta and Emilio Urbina
Music Composition: Nicolas Deutsch
“The senseless Community” is a short journey free of all preconceived ideas.
This purely formal search for the laughable gesture immediately raises the question of the norm and the difference. What can we, as a group, tolerate as different ? This aesthetical question is also a social and philosophical one. Wandering in a world whose logic is shifted and reversed, these offbeat dancing characters carry out acts whose stakes only escape us. However, they do so with a form of certainty: either their movements have a purpose or their authors are freeing themselves to live all the possibilities of the present.
In the wake of their cross-disciplinary training in dance, physical theatre and circus arts, Christian et François Ben Aïm followed their individual careers as performers. In 1997, the brothers joined forces to create “À l’abri du regard des hommes, avant d’aller mourir ailleurs”, a hybrid performance in dance and theatre, thus embarking on a partnership that would lead to some twenty original pieces interlaced with a brotherly bond and singularity. For more than twenty years, Christian and François Ben Aïm have developed a rich body of work abounding in poetry and high standards. Their productions draw their inspiration from various sources such as literature, music and pictorial arts, intimately blending artistic disciplines on the set. They have presented their pieces nationally and internationally.
Duration: 20′
https://cfbenaim.com/en/portfolio-spectacles/the-senseless-community/
http://www.claraferraodiz.com/
STILL = NOUN AND ADJECTIVE – En Situ Danza |PUERTO RICO|
Choreography, Composition, Voice and Performance: Myrna Renaud
The exact moment a movement becomes pure form by way of a “still” – in the photographic sense.
Contemplating how in my advanced age (68) movement is bio-naturally reduced yet “still” contains the emotional charge of its content.
Myrna Renaud is a Dancer, choreographer, teacher, designer, producer and mentor who has worked 45 years in contemporary, experimental and Afri-Caribbean dance; she works in site-specific performance/installation, postdramatic theatre, screendance and expressive therapies.
She is known for her storefront window dance installations which she has designed, performed and produced in Houston, San Antonio, Santurce, Hato Rey, Puerto Nuevo, London, Mainz, Barcelona, Miami and Lisbon.
In 2008, Renaud received an award from the Fundación del Colegio de Arquitectos y Arquitectos Paisajistas de Puerto Rico for the creation, production, performance and documentation of Cuestión de 7 – Gira de artevivo santurcina.
Her evening-length performance/installation piece La Casa Que Soy, a transdisciplinary and site-specific work, was commissioned by Casa Cruz de la Luna, Puerto Rico in 2011 and by Gestalt en Movimiento, Barcelona, Catalunya in 2014.
In 2014, alongside Vueltabajo Teatro and Matotumba, Renaud co-created La Red Curadora, which curated, produced, presented and documented a year long multi/inter/trans disciplinary dance and performance festival: Vente 14: Cuerpo Contemporánea. Fifteen national and international artists graced the studios, galleries, alternative venues, outdoor spaces and historic sites in Puerto Rico.
In 2018-2019, her screendance LAPSUS was selected to twenty one international festivals. LAPSUS received an award for the best experimental video piece at the Great Message International Film Festival, Pune, India and a special mention for experimental video dance at the Festival Internacional Corporalidad Expandida, Buenos Aires, Argentina.
Renaud lives in Lisbon, Portugal.
Duration: Approx.:10’