PLATAFORMA COREOGRÁFICA INTERNACIONAL | INTERNATIONAL PLATFORM FOR CHOREOGRAPHERS

8 Out./Oct. | Sábado/ Saturday | 21:00/9PM

Local/Venue: Teatro-Estúdio António Assunção

Duração total/Total duration: Aprox. 115’
Classificação etária/Ages: Maiores de 12/ 12 and above
Preço/Price: 6€ | 3€ para jovens e seniores/for youth and senior citizens

Informações/Information: +351 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
Reservas/Tickets and reservations: +351 212 723 660 / +351 962 215 929 | teaareservas@gmail.com

A STRATI – Beatrice Panero e Dario Rigaglia |ITÁLIA|

©Alessandro De Matteis

Coreografia e Interpretação: Beatrice Panero e Dario Rigaglia
Composição Musical: Samuel Poma’

Apresentado em parceria com o Festival SoloDuo NRW + friends

Esta peça ganhou o prémio de Melhor Duo do Festival SoloDuo NRW + friends (2021), com base na seguinte declaração do Júri: “‘A strati’ de Beatrice Panero e Dario Rigaglia começa com uma ideia cenográfica bem cristalizada. Introduz uma linha diagonal de luz branca no chão que parece ser uma fronteira que atrai e repele os dois bailarinos como ondas que rolam para a costa e para longe da praia. A coreografia convence ainda mais com um uso claro e algo minimal da direção e repetição. A ligação entre os dois bailarinos é terna e a sua interpretação tem uma clareza de aspeto natural”.

Uma colaboração nascida espontaneamente entre os dois intérpretes e coreógrafos. No impacto descobriram como evoluir, juntando as duas partes em contacto, em direção a uma nova dimensão. Desde o início da criação têm tentado desenvolver movimentos lineares direcionais no espaço de uma forma mínima, evoluindo depois no sentido da descoberta de sensações interpretadas de forma diferente, dada pelo impacto dos dois corpos em contacto. 

A ideia cenográfica é cristalizada graças à utilização de luzes brancas, que convidam o público a entrar numa atmosfera abstrata e futurista.

Beatrice Panero nasceu em Turim em 1991, e começou a dançar com 7 anos. Licenciou-se na Escola Estatal de Arte Leon Battista Alberti de Florence e dançou até 2009 na Junior Dance Company do Toscana Ballet. Em 2012 formou-se (Bachelor of Dance) na Codarts Hogeschool voor de Kunsten em Roterdão.
Participou em vários seminários de dança, incluindo o Gaga Summer Intensive 2014 com a Companhia de Dança Batsheva em Tel Aviv. No Concurso Internacional de Dança de Spoleto foi premiada com o 1º lugar para a categoria contemporânea.
Em 2013 começou a coreografar as suas próprias obras e em 2015 recebeu o 3º prémio no Concurso Coreográfico Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart com a sua peça “TZID”. Em 2018 foi convidada para a 32ª Competição Internacional de Coreografia em Hanover. Em 2019 é coreógrafa convidada no Theater Ulm na Alemanha. Foi recentemente convidada pelo American The Future Dance Festival para atuar no The Joyce Theater em Nova Iorque e pelo Festival Internacional de Dança na Cidade do México, Agosto de 2022.
De 2012 a 2022 tem estado envolvida como bailarina profissional em vários teatros na Alemanha e Suíça.
Beatrice também trabalha como professora de dança contemporânea.
Atualmente ensina Profitraining na Tanz Büro Basel, Ballett Hagen e Companhia de Dança Landesbühne Sachsen em Radebeul.
Colabora com Dario Rigaglia na realização de residências artísticas, participação em festivais internacionais de Dança e Coreografia: o seu objetivo é criar um coletivo coreográfico chamado Thousand Tales, a fim de oferecer novas oportunidades de intercâmbio cultural e social como evolução do mundo da Dança.

Dario Rigaglia nasceu em Catania em 1995, e começou a dançar estilo caraibenho aos 9 anos de idade pelo puro desejo de se mover ao ritmo da música, e posteriormente aproximou-se do hip hop, Ballet e Dança contemporânea. Graças a uma bolsa de estudo ganha para um ano académico no D.A.F., continuou os estudos de dança em Roma, com um estágio subsequente no projeto Agora Coaching em Reggio Emilia, Itália. Em Abril de 2016, recebeu o seu primeiro contrato de trabalho com Les Ballets C. de la B.
Em Janeiro de 2017 recebeu o famoso prémio “Danza & Danza” com a nomeação como melhor bailarino italiano no estrangeiro. Continuou como bailarino profissional trabalhando com várias companhias internacionais, incluindo Emanuele Soavi Dance Company, Compagnia Zappalà e Ballett Hagen.
Começou a explorar o mundo da coreografia criando “the power of Slowness” que recebeu uma crítica do hangarfest, prémio de interface digital em 2021. Trabalha também como professor.
Atualmente está a criar um novo solo coreográfico no Teatro Hagen e colabora com Beatrice Panero em residências artísticas, participando em festivais internacionais de Dança e Coreografia.

Duração: 10′

https://beatricepaneruz.com/
https://dariorigaglia.wixsite.com/website-info


ELEVATOR – M Studio |ROMÉNIA|

©Zsolt Barabás

Coreografia: Ferenc Fehér
Interpretação: Balázs Judith, Deák Zoltán, Veres Nagy Attila
Música: Fehér Ferenc

O elevador é um espaço estreito onde as pessoas entram e saem, subindo e descendo sem entrar em contacto umas com as outras. O elevador está sempre em movimento. Mas se de repente ficar preso no caminho, tudo pode acontecer.

Ferenc Fehér é uma figura independente e determinante na cena do teatro de dança húngaro, sendo as suas obras apreciadas em todo o mundo em festivais internacionais de dança e teatro. A sua inconfundível estética e estilo sugestivo têm origem na combinação de dança livre, movimentos de animais e artes marciais. A arte do coreógrafo Fehér Ferenc Fehér é caracterizada por um estilo distinto: ele é o único na Hungria cujas performances contemporâneas de teatro de movimento são, em 90% dos casos, criadas em palcos internacionais.
A partir de 2013, é coreógrafo recorrente no Studio M.

“Com um presença física intensa, o seu profundo desejo de autodefinição tem origem num instinto misterioso. Não se pode deixar de olhar para este corpo em constante movimento com fascínio, como sob um feitiço, encantado e confuso ao mesmo tempo.” (Balkon, 2002, 07/08)

Duração: 20′


DANÇA PARA CAMILLE – Cia. Fragmento de Dança |BRASIL|

©Naava Bassi Large

Coreografia: Vanessa Macedo
Interpretação: Maitê Molnar e Vanessa Macedo
Música: Gustavo Domingues
Luz: Sandro Borelli
Produção: Luciana Venancio (Movicena Produções)

“Dança para Camille” é inspirado na vida e obra da francesa Camille Claudel. Esta escultora, de extraordinário talento, desafiou um ambiente, na época, essencialmente masculino. Passou os seus últimos 30 anos de vida internada num manicómio e demorou até a sua obra ser reconhecida. Esta dança é para Camille e para todas as mulheres que viveram, e vivem, a dor de serem silenciadas.
Em cena, a performatividade do feminino. Corpos sós, acompanhados de seus duplos. Frente e verso. Luz e sombra. E tudo o que está entre.

Nota: Esta peça foi selecionada para esta Plataforma em 2020 mas, devido às dificuldades causadas pela pandemia, apenas agora pode ser apresentada, mantendo toda a sua atualidade.

Natural de Natal–RN, Vanessa Macedo é diretora e bailarina da Cia Fragmento de Dança, de São Paulo-SP, e uma das gestoras do Kasulo Espaço de Cultura e Arte. Desenvolve pesquisa sobre dramaturgia em dança, depoimento nas artes, e representações do feminino. Mestre em artes pela UNICAMP, doutora em artes cénicas pela ECA-USP e Pós-doutorada pela mesma instituição. Em 2021 foi uma das coordenadoras artístico-pedagógicas do Centro de Referência da Dança de São Paulo. É idealizadora dos projetos Terça Aberta no Kasulo e Mulheres em Cena.

Duração: 20′

https://www.ciafragmentodedanca.com.br/


REQUIEM FOR YOU – CPRB – Contemporary Project |ITÁLIA|

©Federica Capo

Coreografia: Gennaro Maione
Interpretação: CPRB Young Company
Música: Special A – Arnaud Rebotini, Gesaffelstein-Pursuit, M83- Starwaves

“Requiem for you” é dedicado a qualquer ser humano. Um salto para o mundo da humanidade, um lugar onde as relações humanas têm origem e se cruzam em qualquer circunstância. É a criação de uma dança coral, na qual o corpo e a pessoa com as suas qualidades são colocados em primeiro plano. O movimento, juntamente com a memória emocional, é a matriz da mudança do corpo em cada lugar e momento. É mais forte do que as palavras: uma caraterística simbólica da nossa vida quotidiana, que é ela própria um elemento de poder e unicidade, bem como uma fonte de inspiração para a criação coreográfica, dividida entre fisicalidade e espiritualidade, mobilidade e plasticidade, dúvidas e certezas.

Gennaro Maione é bailarino e coreógrafo, nascido em Nápoles em 1989. Recebeu formação em ballet e em contemporâneo no “Ballet Teatro Scuola Rossella Rossi” em Nápoles e, participa em seminários, palestras e workshops em Berlim nas escolas de dança contemporânea Tanzfabrik e Dock 11 e em Bruxelas na DCJ, companhia Thor, companhia Pina Bausch.
Trabalha como bailarino em Itália com a Companhia de Dança Körper, Collettivo Nada, Balletto di Napoli, projecto Mp3, Dignità autonome di prostituzione, obras de dança AZ, Festival Napoli Teatro. Trabalha no estrangeiro com PVC Tanz (Freiburg), companhia Karine Saporta (Paris), companhia Labo DSN (Liège), companhia RBS (Arles).
Em 2012 inicia a sua carreira como coreógrafo apresentando-se em Itália, Alemanha, Bélgica, EUA, México, Espanha, e Bulgária. Tem colaborado como coreógrafo e intérprete do Palco 11zero8. Em 2014 idealizou a GMW (Gennaro Maione works), criada com a intenção de propor projetos e novas ideias com uma verdadeira identidade artística.
Tem sido coreógrafo e professor em diferentes companhias de dança. Foi aceite como membro do Conselho Internacional de Dança da CID UNESCO.

Duração: 15′

http://www.gennaromaione.com/

PAUSA

7 ≈ 8 (excerto) – Aura |PORTUGAL / REINO UNIDO|

©Connor Newson

​​Conceção e Interpretação: Aura
Direção de Cena: Hugo Veiga
Desenho de Luz: Nao Nagai
Som: Sarah-Holly Sayeed
Cenografia: Daisy Blower, Joe Fairweather-Hole, Molly Syrett, Joaquim Vieira da Fonseca
Figurino: Berthe Fortin, Amelia Cullen
Audiovisuais: Patrick Furness
Apoio à Dramaturgia: Graeme Miller, Anna Furse, Mischa Twitchin
Contribuições: Connor Newson (Adam Creative Media), Farideh Didehvar, Jenny Hegarty, Konstantina Tsagianni, Lena Hetzel

Agradecimentos Especiais: Erick Clark (NHMF Laboratory)
Produzido na: Goldsmiths, University of London
Com o Apoio de: Shuttle (Câmara Municipal do Porto)
Em Memória de: Raimund Hoghe

“7 ≈ 8” é o nascimento e emanação da AURA, explorando as sete quase oito camadas áuricas como um processo interno de cura.

A performance é uma experiência imersiva e etérea, um ecossistema habitado pela artista e pelo público, onde duas paisagens corporificadas intersetadas se desdobram no espaço-tempo, mapeando a sua identidade e circunscrevendo a sua transição.

Aura (1997. Porto) é uma artista transdisciplinar com foco em produções de contracultura e de contrassexo através de métodos transformativos.
A sua prática tecno-xamânica funde as artes visuais, a performance, o teatro e a dança de modo a criar ambientes transformadores e realidades imersivas.
Integrou o espetáculo “Momentos of Young People” (2018-2020) pelo coreógrafo Raimund Hoghe, com apresentações no Festival Montpellier Danse e no Teatro Municipal do Porto. Participou na performance “Acqua Sfocata” (2017) pelo compositor Alessandro Bosetti, exibida no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Apresentou múltiplos espetáculos e exposições em Portugal, Polónia, França, Itália e Reino Unido.
AURA habita o liminal, portanto é universal.

Duração: 20′

https://www.auradafonseca.com


A STRATI – Beatrice Panero and Dario Rigaglia |ITALY|

Choreography and Performance: Beatrice Panero and Dario Rigaglia
Music composer: Samuel Poma

Presented in partnership with SoloDuo Festival

This piece won the Best Duo award from the SoloDuo Festival NRW + friends (2021), based on the following statement by the Jury: “‘A strati’ by Beatrice Panero and Dario Rigaglia begins with a very crystallized scenographic idea. It introduces a diagonal line of white light on the floor that seems to be a border that attracts and repels the two dancers like waves rolling up to and away from the seashore. The choreography convinces further with a clear and somewhat minimal use of direction and repetition. The connection between the two dancers is tender and their performativity has a natural looking clarity.“

A collaboration born spontaneously between the two performers and choreographers. Through the impact they discover how to evolve, completing the two faces of the materials in contact, towards a new dimension. Since the beginning of the creation they have tried to develop directional linear movements in space in a minimal way, then evolving the research towards the discovery of sensations differently interpretable given by the impact of the two bodies in contact.
The scenographic idea is crystallized thanks to the use of white led lights, which invite the observer to enter an abstract and futuristic atmosphere.

Beatrice Panero was born in Turin in 1991, and started dancing at the age of seven. She graduated from the Leon Battista Alberti State Art School of Florence and she danced until 2009 in the Junior Dance Company of the Toscana Ballet. In 2012 she graduated at the Codarts Hogeschool voor de Kunsten in Rotterdam.
She has participated in numerous dance seminars, including the Gaga Summer Intensive 2014 with the Batsheva Dance Company in Tel Aviv. At the Spoleto International Dance Competition she was awarded with the 1st prize for the contemporary category.
In 2013 she started choreographing her own works and in 2015 she received the 3rd prize at the Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart Choreographic Competition with her piece “TZID”. In 2018 she was invited to the 32nd International Choreography Competition in Hanover. In 2019 she was guest choreographer at Theater Ulm in Germany with the production of “Faces of Love”. She was recently invited by the American The Future Dance Festival to perform at The Joyce Theater in New York and by the International Dance Festival in Mexico City, August 2022.
From 2012 to 2022 she is engaged as a professional dancer in several permanent theaters in Germany and Switzerland.
Beatrice also works as a teacher of Contemporary Dance.
She currently teaches Profitraining at Tanz Büro Basel, Ballett Hagen and Dance Company Landesbühne Sachsen in Radebeul.
She collaborates with Dario Rigaglia in the realization of artistic residencies, participation at international Dance and Choreography Festivals: her goal is to create a choreographic collective called Thousand Tales, in order to offer new opportunities for cultural and social exchange as evolution of the Dance world.

Dario Rigaglia was born in Catania in 1995, and started dancing Caribbean Dances at the age of nine for the pure desire to move to the rhythm of music, and then subsequently approached hip hop, Ballet and contemporary Dance. Thanks to a scholarship won for an academic year at the D.A.F., he continued dance studies in Rome, with a subsequent internship at the Agora Coaching Project in Reggio Emilia, Italy. In 2016 he received his first employment contract with Les Ballets C. de la B.
In 2017 he received the renowned “Danza & Danza” Award with the nomination as best italian dancer abroad. He continued as a professional dancer working with several international companies including Emanuele Soavi Dance Company, Compagnia Zappalà and Ballett Hagen.
He started exploring the world of choreography by creating “the power of Slowness” which received a review from the hangarfest, digital interface award in 2021. He also works as a teacher.
Currently he is working on the creation of a new choreographic solo at Theater Hagen and collaborates with Beatrice Panero in artistic residencies, participating in international Dance and Choreography festivals.

Duration: 10’

https://beatricepaneruz.com/

https://dariorigaglia.wixsite.com/website-info


ELEVATOR – M Studio |ROMANIA|

Choreography: Ferenc Fehér
Performance: Balázs Judith, Deák Zoltán, Veres Nagy Attila
Music: Fehér Ferenc

The elevator is a narrow space where people get on and off, going up and down without getting in touch with each other. The elevator is always on the move. But if suddenly it gets stuck on the way, anything can happen.

Ferenc Fehér is an independent and defining figure in the Hungarian dance theatre scene, his works being appreciated worldwide at international dance and theatre festivals. His unmistakable aesthetics and suggestive style originates from the combination of freestyle dance, animal-like and martial arts movements. The art of choreographer Fehér Ferenc Fehér is characterised by a distinct style: he is the only one in Hungary whose contemporary performances of movement theatre are created on international stages in 90% of the cases.
From 2013 he is a recurrent choreographer at Studio M.

“An intense physical presence, his profound desire of self-definition originates from a mysterious instinctively. You can’t help but look at this body in constant movement.” (Balkon, 2002, 07/08)

Duration: 20′


DANÇA PARA CAMILLE – Cia. Fragmento de Dança |BRAZIL|

Choreography: Vanessa Macedo
Performance: Maitê Molnar and Vanessa Macedo
Music: Gustavo Domingues
Light Design: Sandro Borelli
Production: Luciana Venancio (Movicena Produções)

“Dance for Camille” took the life and work of frenchwoman Camille Claudel as a source of inspiration. This sculptor, of extraordinary talent, challenged her society, at the time, essentially male. The last 30 years of her life were spent in an asylum and it took a long time to have her work recognized. This dance is for Camille and for all women who have lived, and still live, the pain of silence.
On stage, the performativity of the feminine. Bodies alone, accompanied by their doubles. Front and back. Light and shadow. And everything in between.

Note: This piece was selected for this Platform in 2020 but, due to the difficulties caused by the pandemic, it can only be presented now, maintaining all its relevance.

Born in Natal, Brazil, Vanessa Macedo is director and dancer of Cia Fragmento de Dança, in São Paulo, and one of the managers of Kasulo Espaço de Cultura e Arte. She develops research on dance dramaturgy, testimony in the arts, and representations of the feminine. Master in Arts from UNICAMP, PhD in Performing Arts from ECA-USP and Post-Doctorate from the same institution. In 2021 she was one of the artistic-pedagogical coordinators of the Centro de Referência da Dança de São Paulo. She is the creator of the projects Terça Aberta at the Kasulo and Mulheres em Cena.

Duration: 20′

https://www.ciafragmentodedanca.com.br/


REQUIEM FOR YOU – CPRB – Contemporary Project |ITALY|

Choreography: Gennaro Maione
Performance: CPRB Young Company
Music: Special A – Arnaud Rebotini, Gesaffelstein-Pursuit, M83- Starwaves

“Requiem for you” is a dedication to any human being. A jump into the world of humanity, a place where human relationships origin and intersect under any circumstance. This is the creation of a coral dance, in which the body and the person with its qualities are placed in the foreground. The movement, together with the emotional memory, is the matrix of body change in every place and time. It is stronger than words: a symbolical feature of our everyday life, that is itself an element of power and unicity, as well as a source of inspiration for the choreographic creation, divided between physicality and spirituality, mobility and plasticity, doubts and certainties.

Gennaro Maione is an Italian dancer and choreographer, born in Naples in 1989. He got trained as ballet and contemporary dancer at “Ballet Teatro Scuola Rossella Rossi” in Naples and he attends seminars, lectures and workshops in Berlin at the contemporary dance schools Tanzfabrik and Dock 11 and in Brussels at DCJ contemporary dance school, Thor company, Pina Bausch company.
He works as a dancer in Italy with Dance Company Körper, Collettivo Nada, Balletto di Napoli, Mp3 project, Dignità autonome di prostituzione, AZ dance works, Napoli Teatro Festival. He works abroad with PVC Tanz (Freiburg), Karine Saporta company (Paris), Labo DSN company (Liège), RBS company (Arles).
In 2012 he begins his career as a choreographer presenting in Italy, Germany, Belgium, USA, Mexico, Spain, and Bulgary. He has been a co-worker, choreographer and performer of Palco 11zero8. Since 2014 he has been ideator of GMW (Gennaro Maione works), created with the intent to propose projects and new ideas with a real artistic identity.
He has been a choreographer and teacher for many different dance companies. He’s been accepted as a member of the International dance council of CID UNESCO.

Duration: 15′

http://www.gennaromaione.com/

PAUSE

7 ≈ 8 (excerpt) – Aura |PORTUGAL / UNITED KINGDOM|

Conception and Performance: Aura
Stage Direction: Hugo Veiga
Light Design: Nao Nagai
Sound: Sarah-Holly Sayeed
Scenography: Daisy Blower, Joe Fairweather-Hole, Molly Syrett, Joaquim Vieira da Fonseca
Costume: Berthe Fortin, Amelia Cullen
Audiovisuals: Patrick Furness
Dramaturgy Support: Graeme Miller, Anna Furse, Mischa Twitchin
Contributions: Connor Newson (Adam Creative Media), Farideh Didehvar, Jenny Hegarty, Konstantina Tsagianni, Lena Hetzel

Special Thanks: Erick Clark (NHMF Laboratory)
Produced in: Goldsmiths, University of London
With the Support: Shuttle (Câmara Municipal do Porto)
In Memory of: Raimund Hoghe

“7 ≈ 8” is the birth and emanation of the AURA, exploring the seven almost eight auric layers as an internal healing process.

Aura (1997. Porto) is a transdisciplinary artist focusing on counterculture and countersex productions through transformative methods.
Her techno-xamanic practice fuses visual arts, performance, theatre and dance in order to create transformative environments and immersive realities.
She was part of the performance “Moments of Young People” (2018-2020) by choreographer Raimund Hoghe, with performances at the Montpellier Danse Festival and at the Teatro Municipal do Porto. She participated in the performance “Acqua Sfocata” (2017) by composer Alessandro Bosetti, exhibited at Serralves Museum of Contemporary Art. She has presented multiple shows and exhibitions in Portugal, Poland, France, Italy and the UK.
AURA inhabits the liminal, so she is universal.

Duration: 20′

https://www.auradafonseca.com