PLATAFORMA COREOGRÁFICA INTERNACIONAL | INTERNATIONAL PLATFORM FOR CHOREOGRAPHERS

6 Out./Oct. | Quinta-feira/ Thursday | 21:00/9PM

Local/Venue: Auditório Fernando Lopes-Graça

Duração total/Total duration: Aprox. 70’
Classificação etária/Ages: Maiores de 6/ 6 and above
Preço/Price: 6€ | 3€ para jovens e seniores/for youth and senior citizens

Informações/Information: +351 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
Reservas/Tickets and reservations: +351 212 724 922 | auditorio@cma.m-almada.pt

SHOW ME A WONDROUS MOMENT, EVEN IN A FLASH – Dana Naim Hafouta |ISRAEL|

©Yoanna Blikman

Coreografia: Dana Naim Hafouta
Interpretação: Hilla Regev and Bar Bisker

Esta apresentação foi apoiada pela Embaixada de Israel em Portugal.

Uma peça para dois bailarinos e três computadores portáteis que explora a descontinuidade da existência, que se encarna em flashes físicos, mentais e tecnológicos: a existência em constante interrupção. Pode-se estar presente em flashes interiores? Será que se pode interagir? Numa relação entrecruzada com computadores portáteis, as bailarinas testam a sua capacidade de estar presentes,  em flashes de corpo e mente.

Dana Naim Hafouta, é uma bailarina israelita, coreógrafa emergente e professora de dança. Dana cresceu e estudou profissionalmente em Jerusalém. Nas suas peças, Dana lida com a tensão que existe entre o mundo interior, o estado de espírito pessoal e o mundo exterior. Inspira-se muito na forma como as referências pessoais, culturais e sociais são forjadas, e explora a forma como elas moldam a linguagem corporal e a expressão física. Crescer na Jerusalém multicultural, foi um forte motor na formação deste ponto de vista.

Dana adquiriu a sua formação profissional no programa de dança e coreografia BA e MA da Academia de Música e Dança de Jerusalém. As suas peças têm sido apresentadas em vários locais em Israel e no estrangeiro: SzoloDuo (2021); Intimadance (2019); New Shoes 4bid gallery (2016) e muitas mais. O seu processo artístico está a ser apoiado pelo ministério da cultura israelita e pelo município de Telavive. Como bailarina profissional, Dana trabalhou com a companhia JDT, de Jerusalém, onde trabalhou com coreógrafos israelitas e de todo o mundo, tais como: Liat Waysbort (NL); Eyal Dadon (IL), Francesca Harper (NY), e outros. Como artista de dança freelancer, trabalha actualmente com a coreógrafa Annabelle Dvir nas peças, e trabalhou com as coreógrafas Sahar Azimi, Maya Brinner, Sharon Kashi, e o grupo de dança Shekatek.

Duração: 20′

https://www.danahafouta.com/

Apoio/Support:


LAYERS (excerto) – Zsófia Safranka-Peti  |HUNGRIA|

©Zorán Varga

Coreografia e Performance: Zsófia Safranka-Peti
Técnico e Fotógrafo: Zorán Varga
Música: Ábris Gryllus

Todas as pessoas chegam a um momento em que sabem que a mudança está próxima. A vida está a entrar noutra fase. A última pele será arrancada, a sensação vai tornar-se uma dor na garganta, sente-se o estouro a acontecer em breve. A contagem regressiva começa, a mudança começa.
Folha em branco. Velhos hábitos, tradições estão a ser transformadas. A mente e o pensamento também vão para um nível mais alto. Os pontos de vista mudam. O indivíduo ganha espaço, como se chegasse a casa. A pessoa reina e vive novamente. Recupera o velho amigo: o poder.

Zsófia Safranka-Peti estudou ballet clássico e dança contemporânea na Győr School of Dance and Fine Arts antes de se formar na Academia de Dança Húngara com um diploma de BA (2016) e outro de MA (2018).
Como bailarina, trabalhou com várias companhias húngaras e coreógrafos internacionais como Zoltán Fodor Company, Badora Company, Feledi Project, PR-Evolution, Góbi Dance Company, Tellabor, Kézér Ballée, JC Movement Production de Jill Crovisier, MAZE de Emese Nagy.
Atuou na América do Norte e do Sul, Austrália, África e em vários palcos de países europeus.
Zsófia quis aprender diferentes estilos e técnicas (gaga, hip hop, ballet clássico, dança contemporânea, danças urbanas, swing, sapateado…etc.), participou em numerosos intensivos internacionais como Eastman Summer Intensive (2018), Share Intensive (2018), RESET 2021 por Wayne Mcgregor (2021), IID Rotterdam SI (2021) Gaga HomeLab (2021), Hasadna Summer Wave (2022), workshops e aulas com mestres incríveis em todo o mundo como Emma Evelein, Remy Tilburg, Xanthe van Opstal, Billy Barry, Nitzan Ressler, Weinberger Tom, Noa Zuk, Guy Shomroni, Rachael Osborne, Célia Amade, Jiri Pokorny, Ian Robinson, Elvis Val, Michael Langenecker, James Pett, Ellias Lazaridis, Oscar Ramos.
Competiu no Concurso de Coreografia Holandesa (1º lugar), Festival Internacional de Dança SoloDuo (prémio do público), Ljubljana Dancemeeting (3º lugar e prémio especial), Valentina Kozlova International Ballet Competition New York.
Zsófia abriu também as suas asas. Os seus últimos três trabalhos a solo foram convidados para 13. Concurso de Dança a solo de Gdansk, Festival Cuerpo Al Descubierto, Festival FIDCDMX Cidade do México, Grande Prémio de Ballet Viena, IDTC Itália + bolsa na Escola de Dança Contemporânea de Copenhaga, 26. Festival Solo-Tanz-Theatre Stuttgart (1º prémio de Coreografia), Festival Corpo Mobile de Roma (Prémio de Melhor Bailarino) e Concurso de Dança de Bruxelas.
Em 2022, Zsófia recebeu a bolsa de Fülöp Viktor para continuar os seus trabalhos, colaboração e educação a nível internacional. Ela está sempre à procura de oportunidades e ligações internacionais, estabelecendo laços entre bailarinos, criadores, animadores para se motivarem e se inspirarem mutuamente no campo da dança e na vida em geral.

Duração: 18′

https://safizsofi.wixsite.com/works


NATURE – Lotem Regev |ISRAEL|

©Orna Kalgrad

Coreografia: Lotem Regev
Interpretação: Sándor Petrovics e Lotem Regev
Música: Mattheus Van Rossum, Thomas Walschot e Rare Silk
Desenho de Luz: Uri Morag
Figurinos: Noah Sanch and Lotem Regev

Originalmente criado para o Festival Curtain-Up no Suzanne Dellal Center, Tel-Aviv, e apoiado pelo Ministério da Cultura e Desporto de Israel.
Esta apresentação foi apoiada pela Embaixada de Israel em Portugal.

Um grande plano para a natureza humana.
Experiências emocionais traduzidas em movimento.
Uma dança de harmonia elusiva,
No ponto de encontro entre dois homens

Lotem Regev é coreógrafo e diretor de movimento independente israelo-húngaro. Antigo bailarino da Companhia de Dança Contemporânea Kibbutz, do Ensemble Batsheva e do GöteborgdOperans Dankompani. Antigo diretor do Programa Internacional de Formação da Companhia de Dança Contemporânea do Kibbutz. Atualmente conselheiro artístico na Fresco Dance Company.

Desde 2014, o trabalho de Lotem tem sido encomendado e apresentado em teatros, museus, galerias, academias e festivais de todo o mundo, tais como Suzane Dellal Center em Tel-Aviv, Hessisches Staatstheater Wiesbaden, Tretyakov Gallery em Moscovo, Machol Shalem Dance House em Jerusalém, Dance Out Festival em Roma e a Universidade das Artes de Amesterdão.

Duração: 17′

Apoio/Support:


ES-FORMA/PRIMAL INSTINCT – Continuity Fluid Performers |ITÁLIA|

©Colombo Labate_PH

Coreografia: Angela Tiesi
Interpretação: Maria Pizzo, Chiara Ardito, Ilaria Rima e Gabriella Sarubbo
Música: Giovanni Sollima

ES como a origem da personalidade, a primeira abordagem a nós próprios … antes de nos submetermos às condições impostas a partir do exterior, recuando e abrandando… Impossível mostrarmo-nos aos outros pelo que somos, porque nem mesmo nós próprios o conseguimos compreender. A escolha entre o que é bom e o que é mau e a alma de cada um de nós orientada pelo equilíbrio que estas duas forças alcançam. Mais difícil de ser do que parecer, num mundo externo que nos condiciona numa espécie de armadilha em que não nos podemos expressar…

Angela Tiesi, nascida em Cosença, Itália, em 1970, começou desde cedo a estudar dança clássica no Estúdio de Dança Mirella Castriota, onde treinou com professores e coreógrafos de renome internacional. Concluiu o Curso Profissional para Bailarinos promovido pela Comunidade Europeia para a Região da Calábria e fez formação profissional para professores e coreógrafos na Dance Art Faculty Roma.
Trabalhou como primeira bailarina nos espetáculos: “Mistérios”, “Canzoni in Suite” dirigido por Tuccio Rigano, “Homenagem a Vittorio De Sica”, “Balés de Autor” dirigido por Vinicio Mainini; Participação nas temporadas de ópera e concertos do Teatro A. Rendano de Cosenza em “Baile de Máscaras”, “Rigoletto”, “Andrea Chenier”, “Madama Butterfly”, “Dancing I met an Angel” dirigido por Max Scaglione; Numerosos shows com a Skanderbeg Company.
Na televisão, participou em transmissões da RAI e Mediaset.
Em 2012 criou “CONTINUITY FLUID PERFORMERS”, fortemente presente com performances ao vivo, em palcos naturais e espaços de performance inusitados como centros históricos, museus, oficinas, galerias de arte, e fábricas.
Como coreógrafa tem participado e recebido prémios e reconhecimentos em vários festivais e concursos internacionais. Colaborou com a artista Virginia Zanetti em “Os Pilares da Terra” com performance ao vivo nas BoCs Art – Residenze Artistiche Cosenza. Atualmente trabalha como artista freelancer como professora, coreógrafa e diretora artística, para estágios e comissões.

Duração: 14′


SHOW ME A WONDROUS MOMENT, EVEN IN A FLASH – Dana Naim Hafouta |ISRAEL|

Choreography: Dana Naim Hafouta
Performance:
Hilla Regev and Bar Bisker

This presentation was supported by the Israeli Embassy in Portugal.

A piece for two dancers and three laptops, which explores the discontinuity of existence, discontinuity that is embodied in physical, mental and technological flashes and their constant cut: the existence as an endless interruption. Can one be present within the inner flashes? Can one interact? In an interlaced relationship with laptops the two dancers on stage test their ability to be present while flashing in body and mind.

Dana Naim Hafouta, is an Israeli dancer, emerging choreographer and dance teacher. Dana grew up and was professionally trained in Jerusalem. In her pieces, Dana deals with the tension that exists between the inner world, personal state of mind and the outer world. Dana takes great inspiration from the manner in which personal, cultural and social references are forged, and explores how they shape body language and physical expression. Growing up in the multy-cultural Jerusalem, was a strong engine in shaping this point of view.

Dana acquired her professional training at the Jerusalem Academy of music and dance at the B.A and M.A program of dance and choreography, in which she graduated with honors. Her pieces have been performed in various venues in Israel and abroad: SzoloDuo (2021); Intimadance (2019); New Shoes 4bid gallery (2016) and many more. Her artistic process is being supported by the Israeli Ministry of Culture and the TLV municipality. As a professional dancer, Dana worked with JDT company, based in Jerusalem, where she worked with both Israeli and world wide choreographers, such as: Liat Waysbort (NL); Eyal Dadon (IL), Francesca Harper (NY), and others. As a freelance dance artist, Dana is currently working with the choreographer Annabelle Dvir in the pieces “Seven Inch of Slam” and “It’s Pretty For You to LIE”, and has worked with the choreographers Sahar Azimi, Maya Brinner, Sharon Kashi, and Shekatek dance group.

Duration: 20’

https://www.danahafouta.com/


LAYERS (excerpt) – Zsófia Safranka-Peti  |HUNGARY|

Choreography and Performance: Zsófia Safranka-Peti
Technician and Photographer:
Zorán Varga
Music:
Ábris Gryllus

Every person gets to a point when they know change is coming. Life is entering another stage. The last skin will be pulled off, the feeling will become a sore throat, feel the bursting happening soon for sure. The countdown starts, the change starts.
Clean sheet. Old habits, traditions are being transformed. Mind, thinking also goes to a higher level. Points of view change. The individual gains space as if they arrived home. The person reigns and lives again. Gets back the really old friend: power.

Zsófia Safranka-Peti studied classical ballet and contemporary dance at the Győr School of Dance and Fine Arts before graduating at the Hungarian Dance Academy with a BA (2016) and MA (2018) degree.
As a dancer she worked with several hungarian companies and international choreographers such as Zoltán Fodor Company, Badora Company, Feledi Project, PR-Evolution, Góbi Dance Company, Tellabor, Kézér Ballée, JC Movement Production by Jill Crovisier, MAZE by Emese Nagy.
She performed in North and South America, Australia, Africa and several European countries’ stages.
Zsófia is eager to learn different styles and techniques (gaga, hip hop, classical ballet, contemporary dance, urban dances, swing, tap dance…etc.), participated in numerous international intensives like Eastman Summer Intensive (2018), Share Intensive (2018), RESET 2021 by Wayne Mcgregor (2021), IID Rotterdam SI (2021) Gaga HomeLab (2021), Hasadna Summer Wave (2022), workshops and classes with amazing masters all over the world like Emma Evelein, Remy Tilburg, Xanthe van Opstal, Billy Barry, Nitzan Ressler, Weinberger Tom, Noa Zuk, Guy Shomroni, Rachael Osborne, Célia Amade, Jiri Pokorny, Ian Robinson, Elvis Val, Michael Langenecker, James Pett, Ellias Lazaridis, Oscar Ramos.
She competed at the Netherlands Choreography Competition (I. place), SoloDuo International Dance Festival (audience award), Ljubljana Dancemeeting (III. place and special prize), Valentina Kozlova International Ballet Competition New York.
Zsófia also spread her wings. Her last three solo works were invited to 13. Gdansk Solo Dance Contest, Festival Cuerpo Al Descubierto, FIDCDMX Festival Mexico City, Ballet Grand Prix Vienna, IDTC Italy + scholarship at Copenhagen Contemporary Dance School, 26. Solo-Tanz-Theatre Festival Stuttgart (I. prize Choreography), Corpo Mobile Festival Rome (Best Dancer Award) and Brussels Dance Contest.
In 2022 Zsófia got the Fülöp Viktor scholarship to continue her works, collaboration and education internationally.
Zsófia is always searching for international opportunities and connections, making bonds between dancers, creators, movers to motivate and inspire each other in dancefield and life in general.

Duration: 18′

https://safizsofi.wixsite.com/works


NATURE – Lotem Regev |ISRAEL|

Choreography: Lotem Regev
Performance:
Sándor Petrovics and Lotem Regev
Music:
Mattheus Van Rossum, Thomas Walschot and Rare Silk
Lighting Design:
Uri Morag
Costumes:
Noah Sanch and Lotem Regev

Originally created for Curtain-Up Festival at Suzanne Dellal Center, Tel-Aviv, and supported by the Israeli Ministry of Culture and Sports.
This presentation was supported by the Embassy of Israel in Portugal.

A close-up to human nature.
Emotional experiences translated to movement.
A dance of elusive harmony,
In the meeting point between two man.

Lotem Regev is an Israeli/Hungarian independant choreographer and movement director. Former dancer at Kibbutz Contemporary Dance Company, the Batsheva Ensemble and GöteborgdOperans Dankompani. Former professional director at Kibbutz Contemporary Dance Company’s International Training Program. Currently artistic advisor at Fresco Dance Company.
Since 2014, Lotem’s work has been commissioned and presented in theaters, museums, galleries, academies and festivals around the world, such as Suzane Dellal Center in Tel-Aviv, Hessisches Staatstheater Wiesbaden, Tretyakov Gallery in Moscow, Machol Shalem Dance House in Jerusalem, Dance Out Festival in Rome and the Amsterdam University of the Arts.

Duration: 17′


ES-FORMA/PRIMAL INSTINCT – Continuity Fluid Performers |TALY|

Choreography: Angela Tiesi
Performance:
Maria Pizzo, Chiara Ardito, Ilaria Rima and Gabriella Sarubbo
Music:
Giovanni Sollima

ES as the origin of personality, the first approach to ourselves… first of all, before submitting to the conditions imposed from the outside by holding back and slowing down… Impossible to show oneself to others for what one is, because not even we ourselves can understand it. The choice between what is good and what is bad and the soul of each of us is governed by the balance that these two forces reach. More difficult to be than to appear, in an external world that conditions us in a sort of trap in which we cannot express ourselves…

Angela Tiesi, born in Cosenza, Italy, in 1970, started from an early age with the study of classical dance at Mirella Castriota’s Dance Studio, where she trained with internationally renowned teachers and choreographers. She completed the Professional Course for Dancers promoted by the European Community for the Calabria Region and professional updating for teachers and choreographers at Dance Art Faculty Rome.
She worked as prima ballerina in the shows: “Mysteries”, “Canzoni in Suite” directed by Tuccio Rigano, “Homage to Vittorio De Sica”, “Author Ballets” directed by Vinicio Mainini. Participation in the opera and concert seasons of the Theater A. Rendano of Cosenza in “Masked Ball”, “Rigoletto”, “Andrea Chenier”, “Madama Butterfly”, “Dancing I met an Angel” directed by Max Scaglione; Numerous shows with the Skanderbeg Company.
In television, she participated in broadcasts by RAI and Mediaset.
In 2012 she gave birth to “CONTINUITY FLUID PERFORMERS”, strongly present in the area with live performances, in natural stages, unusual performance spaces such as historic centers, museums, workshops, art galleries, factories.
As a choreographer she has participated and been awarded prizes and recognition in several international festivals and competitions.
She collaborated with artist Virginia Zanetti in “The Pillars of the Earth” with live performance at the BoCs Art – Cosenza artistic residences.
Currently she works as a freelance artist as teacher, choreographer, and artistic director, for internships and commissions.