A dança contemporânea continua em evolução. Por todo o mundo, focos de influência contaminam e deixam-se contaminar por diferentes formas artísticas, nos mais diversos meios culturais. A dança contemporânea não é mais uma forma de expressão artística restrita e culturalmente bem delimitada. Os confrontos de diferentes gerações e conceitos sobre a dança e suas funções, perante o desenvolvimento global da nossa sociedade, não podem mais ser ignorados, pela importância que apresentam. Através da procura de identidades e novas relações entre o globalismo e o regionalismo contemporâneos, coreógrafos e bailarinos apresentam visões pessoais sobre o Homem, suas formas de ser e de estar, sobre a sociedade e sobre o mundo.
A Quinzena de Dança de Almada procura ser o reflexo do dinamismo existente actualmente na dança contemporânea a nível mundial. Para alem de espectáculos com companhias internacionais convidadas, cujo trabalho representa, já de si, uma mostra da variedade, qualidade e criatividade nesta área, a Plataforma Coreográfica Internacional representa um esforço da organização para poder oferecer ao público uma importante mostra de autores contemporâneos na área da dança. Esta Plataforma é já um ponto de encontro a nível internacional, tendo o êxito obtido em anos anteriores despoletado o aparecimento réplicas deste festival em outros pontos do país.
É com entusiasmo que apresentamos esta nova edição da Quinzena em que apostamos fortemente em coreógrafos independentes e na utilização de espaços cénicos diversificados.
Esperemos que o entusiasmo do público corresponda ao empenho da organização na concretização deste festival.