PROGRAMA

A Companhia de Dança de Almada está a comemorar este ano o seu 10.º aniversário. Dez anos em movimento, apesar de todas as dificuldades que se apresentam a quem pretende, acima de tudo, produzir um trabalho em que a qualidade técnica e artística dos espetáculos corresponda à grande paixão pela Dança Contemporânea sentida pela direcção, bailarinos e colaboradores desta companhia.
A VIII Quinzena da Dança de Almada, Festival Internacional de Dança Contemporânea, vem dar continuidade a um projeto que, desde há vários anos, tem vindo a ser desenvolvido por esta Companhia, procurando animar a comunidade da dança e o público em geral, a quem este festival é destinado. Dedicado à divulgação e promoção da dança contemporânea, o festival deste ano afirma-se na sua vocação de internacionalização, com o convite a uma companhia francesa cujo trabalho se reveste de particular interesse e contemporaneidade, o Ballet Actuel e, sobretudo, através da realização da Segunda Plataforma Coreográfica Internacional, para a qual foram selecionados coreógrafos, provindos de 21 países. Esta plataforma permitirá ao grande público assistir a uma panorâmica muito diversificada, representativa da dança que presentemente se apresenta nos cinco cantos do mundo. Mas ela representa também um esforço de animação da comunidade internacional da dança, através da criação da oportunidade de contactos e intercâmbio de experiências entre criadores e bailarinos de diferentes nacionalidades. Tal como aconteceu no ano passado, espera-se a presença entre nós de cerca de 150 participantes, com interesses comuns na prática e criação coreográficas.
Em paralelo com a plataforma coreográfica, uma grande diversidade de atividades será promovida: workshops, encontros com os coreógrafos e uma exposição referente aos dez anos de existência da Companhia de Dança de Almada.
Como habitualmente, a atenção a públicos diversificados não será descurada, sendo incluídos espetáculos particularmente destinados ao público infantil e a Associações Culturais do Concelho.
Enfim, pretende-se que a nova Quinzena da Dança de Almada, volte a representar a oportunidade de assistirmos a bons e variados espetáculos de dança, sendo também um importante ponto de encontro e intercâmbio para todos os criadores e bailarinos participantes.