PLATAFORMA COREOGRÁFICA INTERNACIONAL | INTERNATIONAL PLATFORM FOR CHOREOGRAPHERS
23 Set. / Sep. | Sábado / Saturday | 18H00 / 6PM
Local / Venue: Auditório Osvaldo Azinheira – Academia Almadense
Duração total / Total duration: Aprox. 80’
Classificação etária / Ages: Maiores de 6 / 6 and above
Preço / Price: 7€ | 3,5€ para jovens e seniores / for youth and senior citizens
Informações / Information: +351 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
Bilhetes e reservas / Tickets and reservations: +351 212 583 175 | exterior.producao@cdanca-almada.pt
AND YET SO FAMILIAR – Carolina Wilkinson e Kenji van Nieuwenhuizen |PORTUGAL / HOLANDA|
@Carolina Wilkinson
Coreografia: Carolina Wilkinson e Kenji van Nieuwenhuizen
Interpretação: Carolina Wilkinson e Mariana Dias
Música: “Aum” de Gustavo Santaollalla, Shepard Tone e “Pulses & Places” de Andrea Belfi & MachineFabriek
Espaço liminar, um espaço de transição e vazio.
Um quarto antes cheio de vida, agora abandonado, sem propósito. Uma estrada vazia, uma casa abandonada, uma cidade deserta.
O que acontece quando entramos nestes espaços liminares ao longo da nossa vida? Como podemos entender estes momentos de transição com espaços de liberdade e possibilidades? Ou permanecerão estes espaços sempre vazios?
Um dueto que explora estes momentos nas relações e na vida, o espaço entre duas pessoas e o espaço vazio à sua volta. Duas pessoas moldam-se, fundindo-se numa única, através de entrosamentos e acrobacias, voltando a separar-se.
Carolina Wilkinson (Portugal) iniciou a sua educação de dança na Ca.da Escola em 2005 com 4 anos, onde estudou até aos 19 anos, tendo completado o Curso Vocacional. Neste período participou em diversos workshops e projetos com Benvindo Fonseca, Bruno Duarte, Melita Bezjac…
Em 2020 mudou-se para os Países Baixos onde começou o curso superior de Dança Contemporânea na Fontys Hogeschool voor de Kunsten. Nos Países Baixos trabalhou com os coreógrafos de dança e circo Marta & Kim no Festival Circolo e apresentou os seus trabalhos, juntamente com Kenji em sítios como Korzo Theatre, Het National Theatre, Museum Depont, entre outros.
Este ano irá trabalhar com a coreógrafa Danielle Huyghe.
Kenji van Nieuwenhuizen (Países Baixos) iniciou o seu percurso em dança aos 12 anos com breakdance. Após completar o programa “Crosstown”, onde trabalhou com coreógrafos como Amos Ben-Tal, Shailesh Bahoran e Ivan Perez no Teatro Korzo, iniciou o curso superior “Dance in Education” na escola Codarts Rotterdam. Devido a uma lesão no terceiro ano, decidiu trocar o curso que frequentava pelo curso de Dança Contemporânea na Fontys Hogeschool voor de Kunsten. Para além do seu trabalho próprio e cocriação com Carolina, trabalhou também em projetos para NDT & Korzo, Festival Circolo, Nederlands Dans Dagen, MUDA Africa (Tanzânia), e em 2023/24, vai estagiar na Conny Janssen Danst, em Roterdão.
https://www.facebook.com/carolina.wilkinson/
https://www.facebook.com/kenji.vannieuwenhuizen
Duração: 16′
Apoios de Passerelle (Platform Voor Jonge Dans) e AlmaDança.
TAKE A SEAT – Neil Höhener |SUÍÇA|
@Muriel Rieben
Coreografia e Interpretação: Neil Höhener
Música: Interview, de Catonic Schizophrenic; Kyrie, de Alberto Iglesias (la mala educación, Banda Sonora); The End of the World, de Julie London (Lyricst: Arthur Kent, Sylvia Dee)
Edição Áudio: MAVAREL
Entre numa fascinante jornada de auto-exploração neste solo cativante. Utilizando uma máscara de aparência humana para transcender as fronteiras convencionais de género, o coreógrafo mergulhou na narrativa abstrata do personagem. Através de movimentos fluidos e evocativos, atravessa uma gama de estados emocionais e mentais, mergulhando profundamente nas complexidades da experiência humana. Com foco no subtexto de movimento e expressão, o público é convidado a testemunhar a honestidade crua e a capacidade de identificação dessa persona de género neutro. À medida que a história se desenrola, torna-se uma reflexão pungente sobre a tendência da sociedade de usar diferentes máscaras para várias situações em nossas vidas. Esta peça poderosa e instigante serve como um lembrete da nossa jornada comum, incitando-nos a retirar as nossas próprias máscaras e abraçar o nosso “eu” autêntico que se encontra por baixo.
Neil Höhener é suíço/mexicano. Em 2019, licenciou-se em Dança Contemporânea na Universidade de Artes de Zurique. Nos últimos anos, trabalhou com companhias em toda a Europa, como a Nunzio Impellizzeri Dance Company (CHE) Skopje Dance Theater (MKD) Club Guy e Roni, Poetic Disasters Club (NLD) Cie Marchepied (CHE) DAGADA dance company (DEU) Cie La Ronde (CHE).Egri Bianco Danza (ITA) Cie Le Lokart (CHE) Marcel Leemann Physical Dance Theater (CHE). Esteve em palco com Dantzaz/Proyecto Larrua / Zürcher Theater Spektakel, Boris Charmatz / Choreographers in Residence, Winston Arnon, Angela Demattè / MAZE dance company, Emese Nagy.
Em 2019, apresenta o seu solo “White Room” no Tanzhaus Zürich / Dance Fest Skopje. Durante a temporada 2022/23, o seu trabalho a solo “take a seat” foi convidado para o Internationales Solo Tanz Theater Festival Stuttgart / InciDance Fribourg / Tanzfest Winterthur / DanzaTTack Festival, Tenerife.
Duração: 13′
Apoio de Kulturstiftung des Kantons Thurgau.
SIMPOSIO – Compagnia Bellanda |ITÁLIA|
@Emanuele Chirivino
Coreografia: Giovanni Leonarduzzi e Lia Claudia Latini
Produção e Conceito: Compagnia Bellanda
Apresentado em parceria com o Festival Internacional de Dança de Colónia SoloDuo Festival NRW + friends
Esta peça ganhou o prémio de Melhor Duo do SoloDuo Festival NRW + friends (2023), com base na seguinte declaração do Júri: “Assistimos a uma ligação profunda entre dois intérpretes: a concentração e a dedicação cativam a atenção do público. Os coreógrafos desenvolvem a sua assinatura de movimento recorrendo ao breakdance e à dança contemporânea de uma forma profunda mas livre. Dotados de uma grande capacidade técnica e de uma confiança na co-criação, envolvem-nos num trabalho implacável e altamente expressivo. A energia e a emoção são fascinantes”.
Desde a história de Platão até aos nossos dias, uma tensão contínua em busca do corpo total, único, completo. Desde os “hermafroditas” narrados no discurso de Aristófanes, figuras sobrenaturais, em termos de força e de forma, até ao corpo dividido que temos, a tentativa de reunificação, a tensão para a completude, a relação que nunca é completamente “satisfeita” porque já não é possível voltar a ser um “corpo único”, um desejo perene de reunião, um desejo que anima e move os corpos. Dois corpos, somados, criam um corpo maior.
Bellanda nasceu em 2012 da vontade de Giovanni Leonarduzzi, aka Gava, de procurar uma evolução pessoal do breakdance. Desenvolve-se através de uma profunda busca de movimento e linguagem que transporta das raízes urbanas para uma escrita coreográfica da dança contemporânea. Em 2017, Giovanni Leonarduzzi e Claudia Latini decidem continuar juntos na busca de uma linguagem que descobre um ponto de encontro entre a técnica de breakdance e a técnica contemporânea até encontrarem aquilo a que chamam de “FloorFlirting”. O projeto Bellanda encontra assim um desenvolvimento concreto no nascimento da Compagnia Bellanda Associazione Ets, que é a primeira companhia com uma matriz e base urbana (breaking) a ser reconhecida, em Itália, como Organização de Produção de Dança pelo Ministério da Cultura.
Duração: 17′
MATOMARI NO NAI – Catarina Casqueiro & Tiago Coelho |PORTUGAL|
Coreografia e Interpretação: Catarina Casqueiro e Tiago Coelho
Música: Artur Guimarães
Cinematografia: João Bernardo Sousa
Duas mentes circulam pelo espaço comum de uma ideia – um pas de deux existencial, abstrato e imaterial. São dois e apenas um só, uma sinapse entre dois neurónios, uma conexão da carne e do espirito, do mecânico e do transcendente, duas partes de um todo, um início e um fim. “Matomari No Mai” propõe ilustrar a simbiose entre dois seres e a partilha da existência, traduzidos no movimento dos corpos que vão dançando como quem fala, numa linguagem física própria, que privilegia o corpo e a organicidade do movimento, dissecando a sua relação com o outro e com a vida através da relação com o espaço sonoro – um projeto de engenharia artística cujas fundações são alicerçadas neste memorial descritivo em dança, que é o motor comum a todas as suas criações: a ilusão de ótica.
Catarina Casqueiro e Tiago Coelho formam uma dupla de criação de dança contemporânea desde 2018. Nos últimos anos, apresentaram criações próprias em várias salas de espetáculo nacionais e internacionais, nomeadamente: Quinzena de Dança de Almada; 10Sentidos Festival (Valência, Espanha); 34th and 35th International Choreography Competition (Hanôver, Alemanha); Paralelo Fest (Ponta Delgada, Açores) e SoloDuo (Colónia, Alemanha), onde ganharam o Prémio do Público. Em 2021, foram convidados pela Companhia de Dança de Almada a criar o espetáculo de encerramento da Quinzena de Dança de Almada, onde estrearam “Deux Same”, a sua mais recente criação.
A convite do “Choreography competition 2022 Jerusalem”, apresentaram ainda em 2022, a primeira peça que coreografaram, “Matiik” e em 2023 estiverem na Alemanha a convite do festival Soloduo onde estrearam a sua mais recente criação “ThisMightGetWeird”.
Duração: 9′
TUTTO NEL SEGNO DI LEI – AT FIRST GLANCE – Equilibrio Dinamico Dance Company |ITÁLIA|
@Stefano Sasso
Coreografia e Conceito: Roberta Ferrara
Interpretação: Antonello Amati & Giulia Bertoni
Produção: Equilibrio Dinamico Dance Company
Pode um olhar alterar completamente o curso de toda uma vida? Pode um encontro ser capaz de mudar toda uma existência?
Este ano, a Itália e o mundo inteiro preparam-se para comemorar os setecentos anos da morte de Dante Alighieri. O Poeta Supremo, universalmente conhecido pelo contributo que deu à língua italiana e pela grandeza da língua italiana e pela grandeza do seu poema mais famoso: A Divina Comédia.
Roberta Ferrara, inspirada na obra “Vita Nova”, aproxima-se desta intensidade assombrosa interiorizando-a e transmitindo-a através da sua linguagem. Uma coreografia feita de olhares, subidas, descidas, perseguições, braços estendidos num abraço que nunca se completa, uma busca nunca satisfeita mas cheia daquela ânsia que “move o sol e as outras estrelas”, que move os corpos e ainda mais, atingindo o Além que não se pode falar, mas apenas sentir, e juntos vibrar.
Equilibrio Dinamico Dance Company foi fundada em Bari, em 2011, pela sua atual directora artística, Roberta Ferrara. Desde o início, Roberta Ferrara procurou construir uma companhia de repertório internacional, chamando vários coreógrafos para criar novas obras. Jiří Pokorný, Igor Kirov, Matthias Kass, Clément Bugnon, Marco Blázquez, Riccardo Buscarini e Aida Vanieri são apenas alguns dos coreógrafos que criaram o cahier de danse da companhia.
Em 2021, a companhia celebrou o seu décimo aniversário e foi reconhecida pelo Ministério da Cultura italiano como Companhia de Produção de Dança Sub35, a única na Apúlia.Equilibrio Dinamico apresenta-se todos os anos em temporadas e festivais na Europa, América e Ásia. Além disso, Equilibrio Dinamico realiza projectos educativos colaterais e projetos de promoção em colaboração com o Teatro Pubblico Pugliese.
Roberta Ferrara, nascida em 1988, fundou em 2011 a Equilibrio Dinamico Dance Company. Directora artística e coreógrafa da companhia e do programa de formação Ensemble em Itália e directora artística associada desde 2020 do Odyssey Dance Theatre, Singapura. Licenciada em Literatura Moderna/Cultura Teatral, com uma tese experimental sobre o valor do movimento instintivo como dom terapêutico para bailarinos e não bailarinos, presente em conferências e em instituições de formação internacionais.O seu trabalho pessoal é dedicado a uma poética sempre ligada ao homem e ao seu universo interior. Convidada para várias instituições de dança de renome, incluindo o Theater Basel (CH), Teatrul de Balet Sibiu (RO), English National Ballet School (UK), Delattre Dance Company (DE), Northern School of Contemporary Dance (UK), Copenhagen Dance Festival (DNK), Conservatorio Professional de Danza, Lugo (ES), Korea Ballet House (KR), Staatstheater Augsburg (DE), Conservatorio Internacional Annarella Sanchez (PT) e Eko Dance Project (IT). As suas obras têm sido premiadas e programadas em festivais e teatros na Europa, América e Ásia.
https://www.instagram.com/equilibrio.dinamico/
https://www.facebook.com/equilibriodinamicodancecompany/
Trailer – https://youtu.be/rATubmBpyQY
Duração: 10′
Apoio do Ministério da Cultura Italiano.
AND YET SO FAMILIAR – Carolina Wilkinson e Kenji van Nieuwenhuizen |PORTUGAL/NETHERLANDS|
Choreography: Carolina Wilkinson e Kenji van Nieuwenhuizen
Performance: Carolina Wilkinson e Mariana Dias
Music: “Aum”- Gustavo Santaollalla, Shepard Tone e “Pulses & Places” – Andrea Belfi & MachineFabriek
Liminal space, a place of transition and emptiness.
A room once filled with life, now abandoned with no purpose. An empty road, an abandoned house, a deserted city.
What happens when you enter these liminal spaces throughout your life? How can we see transitional moments as a place of freedom and possibilities, or will they always remain empty?
A duet that explores the transitional moments in relationships and life, the space between two people and the empty space around them. Two people shape themselves through partnering and acrobatics into one organism and back to separate people.
Carolina Wilkinson (Portugal) started her education in Ca.da Escola in 2005, where she studied until she was 19. During this education, she took part in various workshops and projects with choreographers like Benvindo Fonseca, Bruno Duarte, Melita Bezjac…
In 2020 she moved to The Netherlands to study Bachelor of Contemporary Dance at Fontys Hogeschool voor de Kunsten.
In the Netherlands she has worked with the dance/circus makers Marta & Kim for Festival Circolo and has presented her work, alongside Kenji, at places such as Korzo Theatre, Het National
Theatre, Museum Depont, amongst others.
This year she will work with choreographer Danielle Huyghe.
Kenji van Nieuwenhuizen (The Netherlands) started dancing at 12 years old with breakdance.
After finishing the “Crosstown” program in Korzo Theatre, where he worked with choreographers such as Amos Ben-Tal, Shailesh Bahoran and Ivan Perez, he started the bachelor of “Dance in Education” at Codarts Rotterdam. Due to a knee injury in his third year, he decided to switch to the Bachelor of Contemporary Dance at Fontys Hogeschool voor de Kunsten.
Besides his own work and co creation with Carolina, he has worked in projects for NDT & Korzo,
Festival Circolo, Nederlands Dans Dagen, MUDA Africa (Tanzania).
This year, he will start his internship at Conny Janssen Danst in Rotterdam.
https://www.facebook.com/carolina.wilkinson/
https://www.facebook.com/kenji.vannieuwenhuizen/
Duration: 16’
Support: Passerelle (Platform Voor Jonge Dans) and AlmaDança.
TAKE A SEAT – Neil Höhener |SWITZERLAND|
Choreography and Performance: Neil Höhener
Music: Interview, Catonic Schizophrenic; Kyrie, Alberto Iglesias (la mala educación, Banda Sonora); The End of the World, Julie London (Lyricst: Arthur Kent, Sylvia Dee)
Audio Editing: MAVAREL
Step into a mesmerizing journey of self-exploration in this captivating solo performance. Utilizing a human-looking mask to transcend conventional gender boundaries, the choreographer delved into the abstract narrative of the character. Through fluid and evocative movement, it traverses a range of emotional and mental states, delving deep into the complexities of the human experience. With a keen focus on the subtext of movement and expression, the audience is invited to witness the raw honesty and relatability of this gender-neutral persona. As the story unfolds, it becomes a poignant reflection on society’s inclination to don different masks for various situations in our lives. This powerful and thought-provoking dance theater piece serves as a compelling reminder of our shared journey, urging us to peel away our own masks and embrace the authentic selves that lie beneath.
Neil Höhener is Swiss/Mexican. In 2019 he graduated from the BA Contemporary Dance at Zurich University of the Arts. In the past years worked with companies across Europe such as Nunzio Impellizzeri Dance Company (CHE) Skopje Dance Theater (MKD) Club Guy and Roni, Poetic Disasters Club (NLD) Cie Marchepied (CHE) DAGADA dance company (DEU) Cie La Ronde (CHE). Egri Bianco Danza (ITA) Cie Le Lokart (CHE) Marcel Leemann Physical Dance Theater (CHE) He was on stage with Dantzaz/Proyecto Larrua / Zürcher Theater Spektakel, Boris Charmatz / Choreographers in Residence, Winston Arnon, Angela Demattè / MAZE dance company, Emese Nagy.
In 2019 he present his solo “White Room“ at the Tanzhaus Zürich / Dance Fest Skopje. During the season 2022/23 his solo ”take a seat” was invited at the Internationales Solo Tanz Theater Festival Stuttgart / InciDance Fribourg / Tanzfest Winterthur / DanzaTTack Festival, Tenerife.
Duration: 13’
Sponsors: Kulturstiftung des Kantons Thurgau
SIMPOSIO – Compagnia Bellanda |ITALY|
Choreography: Giovanni Leonarduzzi and Lia Claudia Latini
Production and Concept: Compagnia Bellanda
Presented in partnership with International Dance Festival Cologne SoloDuo Festival NRW + friends
This piece won the Best Duo award from the SoloDuo Festival NRW + friends (2023), based on the following statement by the Jury: “We witness a profound connection between two performers: the concentration and dedication captivate the audience’s attention. The choreographers evolve their movement signature by drawing on breakdance and contemporary dance in a profound yet free way. Equipped with a high level of technical ability and trust in co-creation, they involve us in a work that is ruthless and highly expressive. The energy and emotion are spellbinding.”
From Plato’s story to the present day, a continuous tension in search of the total, unique, complete body. From the “hermaphrodites” narrated in Aristophanes’ speech, supernatural figures, in terms of strength and shape, to the divided body that we have.The attempt at reunification, the tension towards completeness, the relationship that is never completely “satisfied” because it is now impossible to go back to being a “single body”. A perennial desire for reunion, a desire that animates and moves bodies. Two bodies, added together, create a larger one
Bellanda was born in 2012 from the will of Giovanni Leonarduzzi, aka Gava, to seek a personal evolution of breakdance. It develops through a profound search for movement and language that pushes from urban roots towards a choreutic writing of contemporary dance. In 2017 Giovanni Leonarduzzi and Claudia Latini decide to continue together in the search for a language that discovers a meeting point between the breakdance technique and the contemporary technique until they enter the search for partnering, which they call “FloorFlirting”. The Bellanda project thus finds a concrete development in the birth of Compagnia Bellanda Associazione Ets, the first company with an urban (breaking) matrix and base to be recognized, in Italy, as a Dance Production Organization by the Ministry of Culture.
Duration: 12’
MATOMARI NO NAI – Catarina Casqueiro and Tiago Coelho |PORTUGAL|
Choreography and performance: Catarina Casqueiro and Tiago Coelho
Musician: Artur Guimarães
Cinematography: João Bernardo Sousa
Two minds circulate in the common space of an idea – an existential, abstract and immaterial pas de deux. They are two and only one, a synapse between two neurons, a connection of flesh and spirit, of the mechanical and the transcendent, two parts of a whole, a beginning and an end. “Matomari No Mai” proposes to illustrate the symbiosis between two beings and the sharing of existence, translated into the movement of bodies that dance like those who speak, in a physical language of their own, which favours the body and the organicity of movement, dissecting its relationship with the other and with life through the relationship with the sound space – an artistic engineering project whose foundations are based on this descriptive memorial in dance, which is the common engine of all their creations: optical illusion.
Catarina Casqueiro and Tiago Coelho have been a contemporary dance creation duo since 2018. In recent years, they have presented their own creations in several national and international venues, namely: Quinzena de Dança de Almada; 10Sentidos Festival (Valencia, Spain); 34th and 35th International Choreography Competition (Hanover, Germany); Paralelo Fest (Ponta Delgada, Azores) and SoloDuo (Cologne, Germany), where they won the Audience Award. In 2021, they were invited by Almada Dance Company to create the closing show of Quinzena de Dança de Almada, where they premiered “Deux Same”, their most recent creation.
At the invitation of the “Choreography competition 2022 Jerusalem”, they also presented in 2022, the first piece they choreographed, “Matiik” and in 2023 they were in Germany at the invitation of the Soloduo festival where they premiered their most recent creation “ThisMightGetWeird”.
https://www.instagram.com/catarinaclodecasqueiro/
https://www.instagram.com/tiagomcoelho/
Trailer – https://youtube.com/shorts/yeDjVkuKjzE?feature=share
Duration: 9’
TUTTO NEL SEGNO DI LEI – AT FIRST GLANCE – Equilibrio Dinamico Dance Company |ITALY|
Choreography and Concept: Roberta Ferrara
Performance: Antonello Amati & Giulia Bertoni
Production: Equilibrio Dinamico Dance Company
Can a glance completely alter the course of an entire life? Can an encounter be able to change an entire existence?
This year, Italy and the whole world are preparing to commemorate the seven hundred years since the death of Dante Alighieri. The Supreme Poet, universally known for the contribution he gave to the Italian language and for the greatness of his most famous poem: The Divine Comedy. He is also the poet whose literary works deal with all human feelings and affairs, among these, love.
Roberta Ferrara, inspired by the work “Vita Nova”, approaches this staggering intensity by internalizing it and transmitting it through her language. A choreography made of looks, rises, falls,chases, arms extended in an embrace never completed, a search never satisfied but full of that yearning that “moves the sun and the other stars”, that moves bodies and even more, reaching the Beyond which one cannot speak, but only feel, and together vibrate.
Equilibrio Dinamico Dance Company was founded in 2011 by its current artistic director Roberta Ferrara and is based in Bari. From the beginning, Roberta Ferrara strived to build an international repertoire company, calling on several choreographers to create new works. Jiří Pokorný, Igor Kirov, Matthias Kass, Clément Bugnon, Marco Blázquez, Riccardo Buscarini, and Aida Vanieri are just some of the choreographers that created the company’s cahier de danse.
In 2021 the company celebrated its ten-year anniversary and was recognized by the Italian Ministry of Culture as an Under35 Dance Production Company, the only one in Apulia. Every year, Equilibrio Dinamico performs in seasons and festivals in Europe, America, and Asia. Moreover, Equilibrio Dinamico carries out collateral educational projects and audience promotion projects in collaboration with Teatro Pubblico Pugliese.
Roberta Ferrara, born in 1988, founded in 2011 Equilibrio Dinamico Dance Company. Artistic director and choreographer of the company and training program Ensemble in Italy and associate artistic director since 2020 for Odyssey Dance Theatre, Singapore. She graduated in Modern Literature/theatrical culture, with an experimental thesis on the value of the instinctive movement as a therapeutic gift for dancers and non dancers, present in conferences and in international training institutions. Her personal work is dedicated to a poetics always connected to her inner universe. Guest for several renowned dance realities including Theater Basel (CH), Teatrul de Balet Sibiu (RO), English National Ballet School (UK), Delattre Dance Company (DE), Northern School of Contemporary Dance (UK), Copenhagen Dance Festival (DNK) Conservatorio Professional de Danza, Lugo (ES), Korea Ballet House (KR), Staatstheater Augsburg (DE), Conservatorio Internacional Annarella Sanchez (PT) Eko Dance Project (IT). Her works have been awarded and programmed in festivals and theaters across Europe, America and Asia.
Duration: 10’
Support: Italian Ministry of Culture