PLATAFORMA COREOGRÁFICA INTERNACIONAl | INTERNATIONAL PLATFORM FOR CHOREOGRAPHERS

22 Set. / Sep. | 6ª-feira / Friday | 18H00 / 6PM

Local / Venue: Auditório Osvaldo Azinheira – Academia Almadense

Duração total / Total duration: Aprox. 60’
Classificação etária / Ages: Maiores de 6 / 6 and above
Preço / Price: 7€ | 3,5€ para jovens e seniores / for youth and senior citizens

Informações / Information: +351 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
Bilhetes e reservas / Tickets and reservations: +351 212 583 175 | exterior.producao@cdanca-almada.pt

LE REGARD QUE JE GARDE POUR MOI – Irène Kalbusch / Compagnie Irène K. |BÉLGICA|

@Rolf K Wegst

Coreografia: Irène Kalbusch
Produção: Compagnie Irène K.
Interpretação: Gold Mayanga, Ilke Teerlinck
Música: Shana Mpunga

Ela dança. Olha para ela. Ela dança.
O seu pequeno mundo gira, sozinho.
Olha para ela. Ela dança.
Alguém dança com ela.
Dançam juntos.
Trata-se do lugar de cada um no grupo.
O seu interior muda, abre-se a todos pensamentos, sentimentos e contradições.
Através da abertura, a sua realidade muda, percebe o seu lugar de forma diferente, pensa de forma diferente, sente de forma diferente.

Depois de uma formação em dança clássica, Irène Kalbusch formou-se em dança contemporânea com Suzanne Hayman-Chaffey e permaneceu em Nova Iorque na escola de Merce Cunningham. Começou a frequentar cursos e workshops em Nova Iorque, Paris, Arles (França) e Colónia (Alemanha). Em 1977, fundou a Compagnie IRENE K. As suas coreografias não querem ser narrativas. Os espaços abrem-se em todas as direções, criando sempre novas constelações. O ser humano – os seus desejos, os seus medos, as suas visões – está na base deste trabalho. Desde o início, Irène Kalbusch tem trabalhado com bailarinos profissionais de várias nacionalidades. A Companhia adotou um estilo próprio ligado ao teatro-dança contemporânea, próximo do “Tanztheater”. Desde 1977, Irène Kalbusch cria uma coreografia por ano.

Trailer – https://vimeo.com/850468424

Duração: 18′

Apoio:


ESTUDOS SOBRE UM CORPO – Inês Coimbra |PORTUGAL|


Conceito e Direção Coreográfica: Inês Coimbra
Criação e Performance: Inês Barros, Inês Coimbra e Íris Fonseca
Coreografia: Inês Coimbra
Música: “Spells”, de Nils Frahm

“Estudos sobre um corpo” debruça-se sobre o entendimento do corpo e do corpo como objeto artístico. Tendo como inspiração a obra de René Magritte “Ceci ne’est pas un pipe”, onde se afirma que a imagem de um cachimbo não é o objeto em si, a ideia é transposta para o palco em que o corpo é o objeto em si e, em simultâneo, o objeto artístico. Três corpos são a unidade e o coletivo, criando imagens de corpos e não corpos, procurando a verdade do que é um corpo enquanto objeto artístico.

Inês Coimbra é mestre em Ensino em Dança (2022) e licenciada em Dança (2019) pela Escola Superior de Dança, de Lisboa. Iniciou o percurso na dança aos 6 anos, com Dança Clássica, e em 2010 ingressou no Curso Vocacional da Escola da Companhia de Dança de Almada, Ca.DA Escola, o qual concluiu em 2018. No âmbito da licenciatura ingressou no programa Erasmus+ na University of Chichester; participou no projeto “Compota à solta”, com Paula Pinto (2018), e no projeto “A Filha do Tambor-Mor”, no Teatro São Luiz (2019). Iniciou o percurso profissional no mesmo ano, com estágio na Companhia de Dança de Almada, no qual trabalhou com o coreógrafo Bruno Duarte nas peças “Fobos”, “Inverno” e “Scena”. Atualmente, leciona Técnica de Dança Contemporânea e Expressão Criativa na Ca.DA Escola e Dança Clássica no Estúdio de Dança YMCA em Setúbal.

Duração: 20′


MANIAC – Opinion Public Dance Company |BÉLGICA|

©Charlotte Sampermans

Coreografia: Sidonie Fossé e Victor Launay
Interpretação: Larissa Dorella & Victor Launay
Produção: Companhia de Dança Opinião Pública

A preocupação com a ordem e a gestão meticulosa de cada ato e gesto pode ser virtuosa, mas o que dizer da mania, senão que ela assombra cada um de nós como uma tentação irresistível. Tantos gestos, tantas ideias fixas que nos tranquilizam e enquadram, constituindo o que acreditamos ser: múltiplos “eus” que criam confusão sobre a nossa própria identidade… Uma luta interior, uma obsessão por gestos precisos de um duo de género deliberadamente neutro. Harmonia, delicadeza, oposição: Que faceta terá a última palavra?

Sidonie Fossé nasceu em França em 1986. Foi durante a sua formação em dança clássica e contemporânea no CNR de Rouen e no CNSM de Paris que despertou o seu gosto pela prática coreográfica. Entrou no Atelier Ecole Rudra-Béjart e Maurice Béjart convidou-a a integrar a sua companhia, o Ballet Béjart Lausanne.
Enriquecida com esta experiência, partiu à descoberta de outros estilos de dança que a levaram a co-fundar a companhia Opinion Public em Bruxelas, em 2010. Coreografou So’far e ganhou 2 prémios na Tanzplatform Bern 2023: o Prémio do Público e o Prémio de Produção, que lhe dará a oportunidade de criar uma coreografia no Ballet de Buhnen Bern em maio de 2024.
Em 2023, criou a peça “Empty Room” com a companhia Opinion Public e co-coreografou “Symphonie Imaginaire”, dançada pelos Grands Ballets Canadiens de Montreal.
Assumiu recentemente a direção artística da companhia Opinion Public, que espera desenvolver na sua abordagem artística.

Victor Launay estudou em várias escolas em França e na Suíça. Trabalhou depois para várias companhias na Europa. É assistente de ” …Cupidon s’en fout ” com o Ballet de l’Opéra National du Rhin e participa no coletivo coreográfico Opinion Public para múltiplas criações. Ao mesmo tempo, criou a companhia “Les Vikings” em 2014, com o dueto “Etreinte”. No ano seguinte, produziu “l’Aveuglement” que ganhou o primeiro prémio no Certamen de Burgos & New-York e o prémio especial de Biarritz no Concours des Synodales. Ao mesmo tempo, a companhia criou “Bajo Los Arboles” para o Balleto di Siena em Itália (2015) e “Historia de un segundo” para Dantzaz em Espanha (2016). Colabora também na criação de um espetáculo de marionetas “L’enfant perdu”, em França, com a companhia Via Verde.
Em 2017, ganhou o primeiro prémio no Concurso de Berna e, no ano seguinte, criou “Einstein” para o Konzert Theater Bern. Paralelamente, dá aulas em várias companhias e cursos de formação pré-profissional na Europa e em escolas de dança.

Duração: 17′

Apoios de Théâtre Royal du Parc, Firm Artlab, B.A.M.P, Académie Yantra, La Roseraie, La Passerelle, Théâtre Marni, RTBF/Auvio.


LE REGARD QUE JE GARDE POUR MOI – Compagnie Irène K. |BELGIUM|

Choreography: Irène Kalbusch
Production: Compagnie Irène K.
Performance: Gold Mayanga, Ilke Teerlinck
Music: Shana Mpunga

She dances. Look at her. She dances.
Her little world spins, alone.
Look at her. She dances.
One dances with her.
They dance together.
It’s about each person’s place in the group.
Your inside turns, you open up to all your thoughts, feelings and contradictions
Through the opening, your reality shifts, you perceive your place differently,
you think differently, you feel differently.

After a classic dance education, Irène Kalbusch trained Contemporary Dance with Suzanne Hayman-Chaffey and stayed in New-York at the school of Merce Cunningham. She started to take courses and workshops in New-York, Paris, Arles (France) and Cologne (Germany). In 1977, she founded the Compagnie IRENE K. Her choreographies don’t want to be narrative. The spaces open in all directions, always creating new constellations. The human being – his desires, his fears, his visions – underlies this work. From the very beginning, Irène Kalbusch has been working with professional dancers of many different nationalities. The Company has adopted an own style that can be attributed to contemporary dance theatre close to the “Tanztheater”.  She has created one choreography per year since 1977.

Trailer – https://vimeo.com/850468424

Duration: 18’

Support:


ESTUDOS SOBRE UM CORPO – Inês Coimbra |PORTUGAL|

Concept and Choreographic Direction: Inês Coimbra
Creation and Performance: Inês Barros, Inês Coimbra and Íris Fonseca
Choreography: Inês Coimbra
Music: “Spells”, by Nils Frahm

“Estudos sobre um Corpo” (Studies on a Body) focuses on the understanding of the body and the body as an artistic object. Inspired by René Magritte’s work “Ceci ne’est pas un pipe”, which states that the image of a pipe is not the object itself, the idea is transposed to the stage where the body is the object itself and, at the same time, the artistic object. Three bodies are the unit and the collective, creating images of bodies and non-bodies, searching for the truth of what a body is as an artistic object.

Inês Coimbra holds a master’s degree in Dance Teaching (2022) and a degree in Dance (2019) from Escola Superior de Dança, Lisbon. She started her dance career at the age of 6, with Classical Dance, and in 2010 she joined the Vocational Course at the School of Companhia de Dança de Almada, Ca.DA Escola, which she completed in 2018. As part of her degree, she joined the Erasmus+ programme at the University of Chichester. She participated in the project “Compota à solta”, with Paula Pinto (2018), and in the project “A Filha do Tambor-Mor”, at Teatro São Luiz (2019). She began her professional career in the same year, with an internship at Companhia de Dança de Almada, in which she worked with choreographer Bruno Duarte on the pieces “Fobos”, “Inverno” and “Scena”. Currently, she teaches Contemporary Dance Technique and Creative Expression at Ca.DA School and Classical Dance at the YMCA Dance Studio in Setúbal.

Duration: 20’


MANIAC – Opinion Public Dance Company |BELGIUM|

Choreography: Sidonie Fossé and Victor Launay
Performance: Larissa Dorella & Victor Launay
Production: Opinion Public Dance Company

The worry of order and the meticulous management of each deed and gesture may be virtuous, but what about the mania, if not that it haunts each of us like an irresistible temptation. So many gestures, so many fixed ideas that reassure and frame us, constituting what we believe to be: multiple “I’s” which create confusion about our own identity … An interior struggle, an obsession with precise gestures by a deliberately neutral-gender duo. Harmony, gentleness, opposition: Which facet will have the last word?

Sidonie Fossé was born in France in 1986. It was during her training in classical and contemporary dance at the CNR of Rouen and the CNSM of Paris that her taste for the choreographic practice awaked. She entered the Atelier Ecole Rudra-Béjart and Maurice Béjart asked her to join his company, the Ballet Béjart Lausanne.
Enriched with this experience, she went on to discover other dance styles that led her to co-found the company Opinion Public in Brussels in 2010. She choreographed “So’far” and won 2 prizes at the Tanzplatform Bern 2023: the Audience Prize and the Production Prize, which gave her the opportunity to create a choreography at the Ballet de Buhnen Bern in May 2024.
In 2023, she created the piece “Empty Room” with the company Opinion Public and co-choreographed the piece “Symphonie Imaginaire” danced by the Grands Ballets Canadiens of Montreal.
She recently took over the artistic direction of the company Opinion Public, which she hopes to develop in its artistic approach.

Victor Launay studied in several schools in France and Switzerland. He then worked for several companies in Europe. He is assistant for ” …Cupidon s’en fout ” with the Ballet de l’Opéra National du Rhin and participated in the choreographic collective Opinion Public for multiple creations. At the same time, he created the company “Les Vikings” in 2014, with the duet “Etreinte”. The following year, he produced ” l’Aveuglement”, which won the first prize at the Certamen de Burgos & New-York and the special prize of Biarritz at the Concours des Synodales. At the same time, the company created “Bajo Los Arboles” for the Balleto di Siena in Italy (2015) and “Historia de un segundo” for Dantzaz in Spain (2016). He also collaborated in the creation of a puppet show “L’enfant perdu”, in France, with the company Via Verde.
In 2017, he won the first prize at the Bern Competition and the following year he created “Einstein” for the Konzert Theater Bern . At the same time, he teaches in various companies and pre-professional training courses in Europe.

https://www.facebook.com/cieopinionpublic/ https://www.instagram.com/cie.opinionpublic/?hl=fr
Trailer – https://vimeo.com/722691602

Duration: 17’

Sponsors: Théâtre Royal du Parc, Firm Artlab, B.A.M.P, Académie Yantra, La Roseraie, La Passerelle, Théâtre Marni, RTBF/Auvio.