PLATAFORMA COREOGRÁFICA INTERNACIONAL – DESTAQUE ISRAEL |
INTERNATIONAL PLATFORM FOR CHOREOGRAPHERS – FOCUS ON ISRAEL
21 Set. / Sep. | 5ª-feira / Thursday | 21H30 / 9:30PM
Local / Venue: Auditório Fernando Lopes-Graça
Duração total / Total duration: Aprox. 90’
Classificação etária / Ages: Maiores de 6 / 6 and above
Preço/Price: 7€ | 3,5€ para jovens e seniores / for youth and senior citizens
Informações / Information: +351 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
Bilhetes e reservas / Tickets and reservations: +351 212 724 922 | auditorio@cma.m-almada.pt
60,000 GRA(HA)M – Dana Ruttenberg / L4-L5 Productions |ISRAEL|

©Yair Meyuhas
Coreografia: Dana Ruttenberg
Performance: Dana Ruttenberg e Shmuel Halfon
Apoio Artistico: Melanie Berson, Yael Venezia
Vídeo: Realização do vídeo: Oren Shkedy com texto de “A Dancer’s World” de Martha Graham
“E depois, chega um momento em que ela olha para ti no espelho e tu percebes que ela está a olhar para ti e a reconhecer-te como ela própria. É através de ti que o seu amor, a sua esperança, o seu medo, o seu terror se expressam.” (Martha Graham, in A Dancer’s World)
Através do ato de recolher, reeditar e executar uma vasta gama de “lifts” das obras de Martha Graham, tentamos seguir uma dinâmica arcaica, arquivística e arquitetónica inter-géneros. Ao entrar “no labirinto de Martha”, questiono a minha capacidade e necessidade de me apoiar, de ser agarrada, de dar peso, e a relação inesperada entre o mítico e o pessoal.
A obra foi estreada no Festival IntimaDance, no Teatro Tmu-na, em Telavive.
Dana Ruttenberg, bailarina nascida em Israel, é coreógrafa e curadora. É licenciada em Dança pela Universidade de Columbia e tem um mestrado em Dança pela Universidade de Hollins. Como diretora artística do seu grupo de dança sediado em Nova Iorque entre 2000-2003, The Red Hill Project, criou trabalhos que foram apresentados em vários locais nos EUA e no Canadá.
Desde o seu regresso a Israel, tornou-se uma das principais vozes da dança contemporânea do país, criando e apresentando trabalhos, bem como iniciando e reformulando enquadramentos e formas de pensar/criar/apresentar a dança. Ruttenberg dedica-se a expandir as fronteiras da dança como forma de arte através de explorações artísticas multidisciplinares, interativas e inovadoras. É a fundadora e directora artística do Project 48 Dance, agora no seu 11º ano. Juntamente com o realizador Oren Shkedy, cria filmes de dança e videoarte aclamados internacionalmente. É codiretora artística do Curtain Up Festival.
Ruttenberg faz parte do corpo docente do The Kibbutz Seminar, do Dance Workshop Gaaton e do Hakvutza. É a vencedora do Prémio do Ministro da Cultura e do Prémio Rosenblum para Jovens Artistas Promissores.
Duração: 24′
ACCOUNTING – Edya Stern |ISRAEL|

@Dan Ben Ari
Coreografia: Edya Stern
Performance: Dorin cohen nissan, Shirili Itiel, Amit perez, Rotem Arieli
Edição Musical: Hed Gilboa
Figurino: Liat Ben Shoshan
Video: Yakir Meir Peretz
Fotografia: Dan Ben Ari
Um agradecimento especial a todos os que se moveram de corpo e alma e que partilharam o seu talento e profissionalismo com o processo, e ao meu querido companheiro pelo seu contributo profissional e pessoal.
Este quarteto coloca questões sobre a capacidade de dar, sacrificar e apoiar os outros, bem como sobre os interesses mais profundos que motivam estes comportamentos.
Será que as pessoas evoluem em termos de carácter, cultura e valores, da mesma forma que a “seleção natural” de Darwin? Será que continuamos apenas com aquilo que melhor serve a nossa sobrevivência, sem reconhecer os traços que idolatramos?
Existe uma semelhança entre dependência e simbiose? Se não formos dependentes, estaremos então obrigados a competir ou a lutar?
Os contornos do “eu” são desenhados pelas circunstâncias da vida em relação com o nosso ambiente. Segundo Freud, as nossas necessidades biológicas básicas são canalizadas para normas socialmente aceitáveis, e os nossos impulsos violentos e sexuais exprimem-se de forma a permitir-nos formar a nossa identidade enquanto vivemos ao lado de outros seres humanos. Será que hoje somos obrigados a defender os limites do nosso “eu”, em vez dos nossos corpos, contra um ambiente que ameaça consumir-nos?
Edya Stern é uma bailarina israelita, coreógrafa e professora de dança qualificada e experiente. Vive em Tel Aviv e é mãe de gémeos.
Edya é estudante de mestrado em História e Filosofia da Ciência e das Ideias na Universidade de Tel Aviv.
Atualmente, Edya está a trabalhar num novo dueto de dança, inspirado no filósofo Henri Bergson.A peça aspira a ser uma imagem da unidade, da continuidade e de tudo o que não precisa de ser analisado ou manipulado pelo nosso intelecto.
O seu último trabalho, “Accounting”, é um quarteto de dança que pretende levantar questões sobre a capacidade de dar, sacrificar e apoiar os outros, bem como os interesses mais profundos que motivam estes comportamentos. (Teatro Inbal, Fresco Dance & Art Hub, ambos em Telavive, Museu de Arte Judaica em Jerusalém, Museu Ein Harod e Quinzena de Dança de Almada, Portugal.
Um outro projeto de Edya “Shihi Enoshi” (traduzido livremente como “Uma sexta-feira humana”) é um encontro artístico anual de vários artistas com o público, com o mínimo ou nenhum amortecedor.
Em 2021, após um ano e meio de encerramento do coronavírus, Edya criou VACUUM – (o seu segundo filme de dança) sobre o impacto da crise pandémica da covid-19 no estado mental dos artistas de palco e o profundo impacto da ausência de arte de palco na sociedade. (participou e foi nomeado para prémios em vários festivais mundiais).
Entre outros projectos como bailarina, Edya dançou “Woman” de Yaniv Hoffman e Sally Anne Friedland Dance Company.
Duração: 26′
THOUGHTS ABOUT LEAVING – Ravid Abarbanel Dance & Projects |ISRAEL|

©Efrat Mazor
Coreografia: Ravid Abarbanel
Performance: Dikla Rejevsky, Yuval Finkelstein
Gestão de ensaios: Alex Shmurak
Design de Som: Guy Sherf
Figurino: Inbal Ben Zaken
Iluminação: Amir Castro
“You have to know how to leave
And still remain like a tree:
like a root left in the ground,
A landscape fades when we stand still.”
In “Fading Landscapes” de Hilda Domin
A viagem começa com o acordo de partir juntos e sozinhos. Em constante movimento entre a partida e o regresso.
Ravid Abarbanel é bailarina, coreógrafa e professora e vive em Israel. Formou-se no Programa de Dança Profissional Maslool, na Universidade de Artes Codarts, em Roterdão, e é licenciada em Dança pela Academia de Música e Dança de Jerusalém. Entre as suas obras, destacam-se Underneath, ALIZA, WildHome, HomeLima, Home NC, Uprooted, Thoughts about leaving e Freeze IT. Ravid recebeu o Prémio de Melhor Intérprete no Masdanza Dance Festival 2022 e uma bolsa de estudos completa para o DanceWEB e o American Dance Festival, o 3º Prémio de Coreografia no Concurso Internacional de Teatro de Dança em Estugarda e o Prémio de Melhor Intérprete no Barnes Crossing SoloDue, Colónia, Alemanha. Recebeu o prémio “Ehud Manor” para apoiar o seu processo em curso – HOME.
Juntou-se à Associação Israelita de Coreógrafos Independentes desde 2019.
Desenvolveu Meet the floor e Happy Body: aulas de improvisação e trabalho de chão que ensina por todo o mundo.
Duração: 25′
Apoio: Conselho Mifal HaPais para a Cultura e as Artes e Ministério da Cultura de Israel.
Produzida com o apoio da Lotaria para a Cultura e a Arte.
THERE WERE TIMES – Yasmin Gariv & Itamar Galina |ISRAEL|

©Natasha Shakhnes
Coreografia e Performance: Yasmin Gariv e Itamar Galina
Música: Música tema de Up – Married life, “I’m Old Fashioned” de Chet Baker, “Smile” de Madeleine Peyroux
Intérpretação musical: Shahar Galina
Videografia: Yael Kabiri
“There Were Times”, de Yasmin Gariv e Itamar Galina, é um dueto acompanhado por saxofone ao vivo e dois vídeos que realçam a história retratada em palco. Esta criação cativante proporciona uma experiência íntima, relacionável e universal, evocando emoções de nostalgia, a passagem do tempo, memórias queridas e histórias de amor duradouras. Enquanto celebramos um mundo de juventude, a peça explora um domínio pungente – a relação entre um casal de idosos, oferecendo um ponto de vista único e muitas vezes ignorado. No meio da grandeza da vibração da juventude, ilumina-se suavemente a força profunda que se encontra no abraço puro da intimidade. As personagens em palco reflectem o seu eu futuro, a sua própria identidade ou fantasias intrincadas do que está para vir. Esta viagem emocional atravessa uma série de sentimentos, lançando luz sobre as profundezas ocultas da ligação humana.
Yasmin Gariv é de Mevaseret Zion, Israel. Tem 22 anos de idade. Atualmente, é bailarina da companhia de dança Ivona, e coreógrafa. Anteriormente, foi bailarina da Companhia de Teatro de Dança de Jerusalém. Participou no programa de formação “Sadna- Dance Workshop Ga’aton” sob a direção artística de Einav Levi e Yaniv Avraham em 2018-2020. Concluiu o ensino secundário na Academia de Música e Dança de Jerusalém.
Fundou e produziu o festival “Tami” – Festival de artistas anfitriões na JDT Company, e o festival “Vertigo Jerusalem Hosts” (com Ofek Mualem). O trabalho de Yasmin tem sido visto em festivais e teatros como: 10/20 festival (pelo município de Jerusalém), Bazak festival, Habait Theater, Jerusalem dance Theater, Inbal Theater e mais.
Itamar Galina nasceu em 1994 em Modi’in, Israel. Atualmente trabalha como bailarino e criador freelancer, dançando em projetos em Tel Aviv e criando peças originais. Estudou no Mitzpe Ramon Movement Program em 2017-2018 e no Dance Workshop Ga’aton em 2018-2020 sob a direção artística de Einav Levi e Yaniv Avraham. Anteriormente, foi bailarino da jovem companhia KCDC em Israel. O trabalho de Itamar foi visto em festivais e teatros, tais como: 10/20 festival (pelo município de Jerusalém), festival Bazak (primeiro prémio para melhor peça curta, 2022), Habait Theater, Jerusalem dance Theater, Inbal Theater e muito mais.
Duração: 20′
Patrocínio: Machol Shalem Dance House
Estas apresentações na Quinzena de Dança de Almada são possíveis graças ao apoio da Embaixada de Israel em Portugal.

A ordem de apresentação do programa foi atualizada a 21/09/2023.
ACCOUNTING – Edya Stern |ISRAEL|
Choreography: Edya Stern
Performance: Dorin cohen nissan, Shirili Itiel, Amit perez, Rotem Arieli
Musical editing: Hed Gilboa
Costumes: Liat Ben Shoshan
Video: Yakir Meir Peretz
Special thanks to all movers in body and soul that shared their talent and professionalism with the process, and to my dear partner for his professional and personal contribution.
This quartet asks questions on the ability to give, sacrifice, and support others, as well as on the deeper interests that motivate these behaviors.
Do people evolve character, culture and values, in the same way as Darwin’s ‘natural selection’? Do we carry on only that which best serves our survival without acknowledging what traits we idolize? Is there a semblance between dependency and symbiosis? If we are not dependent, are we then bound to be in competition or struggle?
The outline of the ‘self’ is drawn by life circumstances while relating to our environment. According to Freud, our basic biological needs are channeled to socially acceptable norms, and our violent and sexual urges become expressed in ways that enable us to form our identity while living alongside other human beings. Are we required today to defend the boundaries of our ‘self’ instead of our bodies against an environment that threatens to consume us?
Edya Stern is an Israeli dancer, choreographer, and qualified, experienced dance teacher. She is based in Tel Aviv and a mother to twins. Edya is Master’s student for History and Philosophy of Science and Ideas at Tel Aviv University.
These days Edya is working on a new dance duet, inspired by the philosopher Henri Bergson. The piece aspires to be an image for unity, continuity, and all that does not need to be analyzed or manipulated by our intellect.
Her last work “Accounting” has been presented in Inbal Theater, Fresco Dance & Art Hub, both in Tel Aviv, the Jewish Museum of art in Jerusalem, and Ein Harod Museum.
In 2021, after a year and a half of the corona shutdown, Edya created “Vacuum” (her second dance film, nominated for prizes in various festivals worldwide), about the impact of the covid-19 pandemic. Among other projects as a dancer, Edya danced “Woman” by Yaniv Hoffman and Sally Anne Friedland Dance Company.
https://www.facebook.com/edya.stern.5/
https://www.instagram.com/edyoosh/
Trailer – https://youtu.be/QqfA50C_sXw
Duration: 26’
THERE WERE TIMES – Yasmin Gariv and Itamar Galina |ISRAEL|
Choreography and Performance: Yasmin Gariv and Itamar Galina
Music: Up theme song de Married life; “I’m Old Fashioned” de Chet Baker; “Smile” de Madeleine Peyroux
Musician: Shahar Galina
Video Artist: Yael Kabiri
“There Were Times” by Yasmin Gariv and Itamar Galina is a duet accompanied by live saxophone music and two videos that enhance the story portrayed on stage. This captivating creation provides an intimate, relatable, and universal experience, evoking emotions of nostalgia, the passage of time, cherished memories, and enduring love stories. While we celebrate a world of youth, the piece explores a poignant realm—the relationship between an elderly couple, offering a unique and often overlooked viewpoint. Amidst the grandeur of youth’s vibrance, it gently illuminates the profound strength found within the pure embrace of intimacy. The characters on stage reflect your future self, your own identity, or intricate fantasies of what lies ahead. This emotional journey traverses a range of feelings, shedding light on the hidden depths of human connection.
Yasmin Gariv is from Mevaseret Zion, Israel, 22 years old. Currently a dancer with Ivona dance company, and choreographer. Formerly a dancer with the Jerusalem Dance Theater Company. She trained in “Sadna- Dance Workshop Ga’aton” training program under the artistic direction of Einav Levi and Yaniv Avraham in 2018-2020. Graduated from the Jerusalem Academy of Music and Dance high school.
Founded and produced “Tami” festival- hosting artists Festival in JDT Company,
and “Vertigo Jerusalem Hosts” festival (with Ofek Mualem), Yasmin work has been seen in festivals and theaters such as: 10/20 festival (by the Jerusalem municipality), Bazak festival, Habait Theater, Jerusalem dance Theater, Inbal Theater and more.
Itamar Galina was born in 1994 in Modi’in, Israel. Currently working as a freelance dancer and creator, dancing in projects in Tel Aviv and creating original pieces. Studied at Mitzpe Ramon Movement Program in 2017-2018 and the Dance Workshop Ga’aton in 2018-2020 under the artistic direction of Einav Levi and Yaniv Avraham. Formerly a dancer with the KCDC young company in Israel. Itamar’s work has been seen in festivals and theaters such as: 10/20 festival (by the Jerusalem municipality), Bazak festival (first prize as the best short piece, 2022), Habait Theater, Jerusalem dance Theater, Inbal Theater and more.
Duration: 20’
Sponsor: Machol Shalem Dance House
60,000 GRA(HA)M – L4-L5 Productions |ISRAEL|
Choreography: Dana Ruttenberg
Performance: Dana Ruttenberg and Shmuel Halfon
Artistic advisors: Melanie Berson, Yael Venezia
Video Direction: Oren Shkedy, with text from “A Dancer’s World” by Martha Graham
“and then, there comes a moment when she looks at you in the mirror and you realize that she is looking at you and recognizing you as herself. it is through you her love, her hope, her fear, her terror is to be expressed.” (Martha Graham, in A Dancer’s World)
Through the act of collecting, re-editing and performing a wide range of lifts from Martha Graham’s works, we attempt to follow an archaic, archival, architectural inter-gender dynamic. In going “into Martha’s maze” I question my ability and need to lean, to be held, to give weight, and the unexpected relationship between the mythical and the personal.
The work premiered at IntimaDance Festival, Tmu-na Theater, Tel Aviv.
Israeli born dancer, Dana Ruttenberg, choreographer and curator. She holds a B.A. in Dance from Columbia University and an MFA in Dance from Hollins University. As artistic director of her NY based dance troupe between 2000-2003, The Red Hill Project, she has created works that were showcased at various venues across the US and Canada.
Since her return to Israel, she has become one of the leading voices of contemporary dance in Israel, creating and presenting work as well as initiating and re-shaping frameworks and formats for thinking/creating/presenting dance. Ruttenberg is dedicated to expanding the boundaries of dance as an art form through multi-disciplinary, interactive and innovative artistic explorations. She is the founder and artistic director of Project 48 Dance, now in its 11th year. Together with director Oren Shkedy she creates internationally acclaimed dance films and video ar. She is the co-Artistic Director of Curtain Up Festival.
Ruttenberg serves on faculty The Kibbutz Seminar, Dance Workshop Gaaton and Hakvutza. She is the winner of the Minister of Culture Award and the Rosenblum Award for Promising Young Artist.
www.instagram.com/drdgdance/
www.facebook.com/danaruttenberg
www.drdg.co.il
www.screensart.com
Duration: 24’
THOUGHTS ABOUT LEAVING – Ravid Abarbanel Dance & Projects |ISRAEL|
Choreography: Ravid Abarbanel
Performance: Dikla Rejevsky, Yuval Finkelstein
Rehearsal management: Alex Shmurak
Sound Design: Guy Sherf
Costumes Design: Inbal Ben Zaken
Lighting: Amir Castro
“You have to know how to leave
And still remain like a tree:
like a root left in the ground,
A landscape fades when we stand still.”
From Fading Landscapes, by Hilda Domin
The journey begins with agreeing to leave together and alone. In constant motion between departure and return.
Ravid Abarbanel is a dancer, choreographer and teacher based in Israel.
She graduated from The Maslool Professional Dance Program, Codarts University of the Arts in Rotterdam and holds a B-Dance degree from the Jerusalem Academy of Music and Dance.
Among her works, Underneath, ALIZA, WildHome, HomeLima, Home NC, Uprooted, Thoughts about leaving and Freeze IT.
Ravid was reworded the Best Performer Prize in Masdanza Dance Festival 2022 and a full scholarship to the DanceWEB and American Dance Festival, the 3rd Prize for choreography at the International Dance Theatre Competition in Stuttgart and The Best performer prize at the Barnes Crossing SoloDue, Cologne, Germany. Also, she received ‘Ehud Manor’ Prize for supporting her ongoing process – HOME.
Ravid joined The Israeli Association for Independent Choreographers since 2019 and she developed Meet the floor and Happy Body: Improvisational and floor work based classes she teaches worldwide.
Duration: 25′
https://www.facebook.com/ravidabarbaneldance
https://www.instagram.com/ravidabarbanel/?hl=en
Trailer – https://www.ravidabarbanel.com/leavingteaser
Sponsor: Mifal HaPais Council for the Culture and Arts and the Israeli Ministry of Culture
Produced with the assistance of the Lottery for Culture and Art.
Those presentations in Quinzena de Dança de Almada are possible thanks to the support of the Embassy of Israel in Portugal.

The programme presentation order was updated on 21/09/2023.