PROGRAMA

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

LOCAIS E RESERVAS

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Novo ano, nova edição da Quinzena de Dança de Almada. Um festival internacional que se renova a cada ano que passa, assinalando a entrada coreográfica na temporada do outono.

Com um espírito sempre aberto a novos desafios, inauguramos este ano uma política de homenagem a profissionais de grande valor que marcaram a história recente da dança portuguesa. A Quinzena de Dança de Almada desde há vários anos tem, de certo modo, valorizado sobretudo o papel do coreógrafo.

Este ano, iniciamos um novo ciclo em que procuraremos chamar a atenção para outros protagonistas do espetáculo de dança.

Para iniciar este novo percurso começamos por apresentar ao público um bailarino/coreógrafo que comemora 30 anos de percurso profissional, com um trajeto repleto de êxitos, em Portugal e no estrangeiro. Daremos realce na nossa programação a uma personalidade da dança que se destacou como bailarino e continua ainda hoje a ser um importante criador e intérprete da dança portuguesa.

No âmbito desta iniciativa está a ser preparada uma exposição documental e um espetáculo comemorativo que algumas obras de Benvindo Fonseca, que serão interpretadas pela Companhia de Dança de Almada, com a qual Benvindo Fonseca mais do que uma vez tem colaborado.

No que respeita as restantes atividades do festival, serão marcadas por vários workshops e aulas abertas, com o fim de divulgar a prática da dança. Desde os mais jovens, até à população sénior, convidada a participar e a apresentar publicamente o seu trabalho.

A companhia convidada deste ano, trará até nós um novo espetáculo infantil, e levará a dança a várias escolas do concelho.

Em termos logísticos o festival centra-se de novo no espaço do Forum Municipal Romeu Correia, em Almada, quer no auditório, quer em espaços adjacentes para apresentações informais.

Ponto alto da programação será a Plataforma Coreográfica Internacional, com a presença de 12 companhias selecionadas de diversos países de quatro continentes. Oportunidade para conhecer obras de grande valor criativo e de contactar com artistas de várias origens.

Convida-se também o público para participar em debates organizados após alguns dos espetáculos apresentados. Pretende-se assim proporcionar espaços para a partilha do pensar e da reflexão sobre a Dança Contemporânea.

Bem-hajam todos os que nos acompanham nestas jornadas!